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Anônimo(a)

Rotina em um navio mercante?

O mar sempre exerceu um fascínio muito grande nas pessoas, e comigo não é diferente.
Eu a principio sempre estive em contato com o litoral brasileiro e muitas vezes eu fico a me perguntar uma serie de indagações a respeito da vida de profissionais da marinha mercante.
Se possível eu gostaria que algum colega me informasse como é a rotina de marinheiros da marinha mercante, qual a carga horária, as funções exercidas e principalmente o que eles fazem nos horários de folga dentro da embarcação.

Muito obrigado a todos

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3 Respostas

  1. Não sei qual é a sua idade e nem o seu grau de escolaridade para assimilar esta questão porem, vamos dar uma pincelada no assunto.
    Um navio é como uma casa que se movimenta e tem vida independente; Desta forma, há uma tripulação que ocupa suas atividades dentro de suas funções específicas. Os navios que normalmente atraca em nossos portos seja nacional ou estrangeiros, têem uma tripulação que varia entre 35 e 40 homens. O comandante e seu imediato,1o e 2o piloto, 1o e 2o oficial de máquinas, eletricista,maquinistas,cozinheiros.enfermeiro,mestre,marinheiros de convés e marinheiros de máquinas. A rotina é como em qualquer empresa inicia as 07:00 Hs e termina as 17:00 Hs com uma hora de almoço. Em situações de emergência em que o profissional seja chamado para atender fora da sua hora normal de trabalho, é computado pro-labore extra que será recebido por ocasião do pagto. Em algumas empresas de navegação, o pagto ocorre semanalmente e em outras, quinzenalmente ou obedecendo as escalas em que o navio tiver que fazer.Nos navios mais modernos, como os off shore ou os super petroleiros da Fronape, graneleiros da Vale do Rio Doce, os convezes dispõem de áreas de lazer para a tripulação jogar bola ou fazer um cooper (Tudo isso se o mar estiver de almirante) e ainda como lazer, dispõem de academia a bordo, salão de descanso com TV frigo bar, DVD disponível com filmes para entretenimento da tripulação. Estes adicionais se fazem necessário levando em consideração que um gtaneiro que carrega minério de ferro em Vitória do Espírito Santo para Yôkoama(Japão) , leva em média 22 a 25 dias de travessia e retorna pelo golfo persico para carregar petróleo crú no Kwait leva em torno de 22 dias de volta totalisando 45 a50 dias só empurrando águas sem contar 2 dias de descarga de ferro e 3 dias para carregar petróleo dependendo do terminal logo uma viagem desse porte leva em média 60 dias o que deixa o ambiente sempre um tanto monótono pela rotina diária; Há camarote individual e duplo para os oficiais e a guarnição salão de refeições e estas sempre de bôa qualidade ; O salário compensa os sacrifícios visto que depois de algumas viagens pega-se uma folga podendo levar a esposa no caso do tripulante ser casado enfim, algumas compensações que vale a pena em meio a tanto desemprêgo, não há quem não esteja satisfeito quando embarcado numa linha de longo curso.

  2. a rotina é estressante. cada tipo de navio tem sua rotina propria. a frota mercante brasileira atualmente é muito antiga e ultrapassada em tecnologia e muitos dos navio condenados a navegar em aguas estrangeiras por terem tecnologia ultrapassada como é o caso da TRANSPETRO. Os navios da DOCENAVE antiga VALE DO RIO DOCE NAVEGAÇÃO (estatal) tinham navios de grandes portes como a TRANSPETRO. como navios granelerios e petroleiros tinham ou tem muito espaço para bons camarotes com banheiros individuais para cada tripulante e realmente as esposas podiam viajar com os referidos maridos. os camarotes dos oficiais possuiam geladeira, tv, video. Alem dos salões dos oficias e da guarnição. a viagem para o Japão ainda é em torno de 45 dias e podiam voltar passando pelo golfo ou fazendo uma volta completa no planeta. em media uma viagem redonda ia de 3 a 5 meses de viagem. os navios de carga como do LLOYDE, FROTA OCEANICA, NETUMAR e outras empresas eram menores e com menos espaço mas com o mesmo conforto ou até melhor. navios mais velozes e as viagens eram mais curtas. hoje a frota brasileira esta se renovando com a construção de novos navios em todos os estaleiros e o gigantismo do estaleiro de SUAPE, em Pernambuco. mas já possuimos navios com alta tecnologia pertencente a empresas brasileiras construidas na EUROPA. como na empresa ALIANÇA E A MERCOSUL LINE. são navios eletronicos e automaticos com um numero reduzido de tripulantes mas os camarates continuam com conforto e amplos. são em torno de 22 tripulantes nos navios eletronicos e tem navios somente com 10 tripulantes navegando em nossas aguas territoriais. atualmente são os poucos oficiais que possuem o conhecimento dos navios eletronicos e automaticos mas futuramente muitos teram acesso a esta tecnologia. os navios eletronicos exige mais conhecimento de eletronica, do idioma ingles, computação (reparo e manutenção). os motores são sensacionais com novas tecnologias comparada aos navios antigos. infelizmente não posso relatar tudo pois é um assunto de segurança. a marinha mercante virou um assunto de segurança atualmente. hoje temos muito contato com os mercantes de outras nações e posso garantir que os bons oficiais brasileiros não devem nada a nenhum oficial estrangeiro assim como a guarnição. com os navios antigos também era a mesma coisa apesar de muitas propagandas negativas feitas pelas empresas armadoras brasileiras para obterem recursos governamentais difamando os oficiais brasileiros e promovendo os oficiais estrangeiros. nos navios eletronicos os eletricistas são oficiais estrangeiros porque os nossos eletricistas possuem curso tecnico e não universitario. e vemos que eles não são superiores em seus conhecimentos. estamos todos no mesmo nivel. falo sobre os bons profissionais. a rotina no navio mercante é trabalho mais trabalho. atualmente nos navios eletronicos somente fica um oficial de quarto durante a noite pois a praça de maquinas é fechada pois tudo funciona com o computador. durante o dia toda a tripululação está em seus afazeres incluisive o pessoal de maquinas. manutenção e reparos. o salario tem que ser compativel pois voce perde uma vida em cima de navio fazendo o transporte de mercadorias que faz engradecer a nação e o seu povo. com o retorno do tripulante para casa ele tem o prazer de ter um status merecido com o seu poder de compra. mas atualmente com a politica economica muito foi perdido mas mesmo assim continuamos com o poder de compra mas com mais sacrificio.

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