Se no caso, erra-se a marcha o que acontece ? estraga a marcha ? ou implica em algo ?
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Como assim? qdo “arranha”? faz akele CRRREEEEE??
se for isso, sim, vai desgastando excessivamente as engrenagens dessa marcha, mas, demora MTO para kebrar, engrenagens de cambio são de aço MTO bom.
quando arranha apenas desgasta o disco da embreagem ..mas se tiver em alta velocidade e arranhar estora a caixa e a embreagem….
mas se vc estiver parado e arranhar apenas desgasta o disco…
por isso que se vc trocar de marcha e não apertar a embriagem ele da um soco e apaga ou só da aquele barulhão…
espero ajudalo…
É fácil resolver isso, não erre, treine a passagem de marcha com o carro desligado e não esqueça de pisar a embreagem.
As marchas devem ser passadas de forma a aproveitar o melhor torque e potencia do motor, quando se erra voce acaba tendo um maior consumo de combustivel, e quando raspa no engate e faz este barulho ja citado acima ocorre o desgaste nos aneis sincronizadores, estes aneis servem para que o engate seja sempre suave e preciso e um desgaste excessivo nos sincronizadores causará dificuldade para engatar as marchas.
Não tem nada haver com embreagem como foi citado.
espero ter esclarecido.