Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Se uma pessoa aparecer em uma universidade tipo USP com teorias inovadoras seria ignorada?

Suponhamos que uma certa pessoa, um cientista desconhecido, tivesse criado teorias revolucionarias como reformulações das lei de Newton, relatividade e outras e juntos com estas a Teoria do Tudo, em uma universidade de física, matematica ou astronomia, dizendo que gostaria de publicá-las em um jornal ou revista cientifica enfim o que poderia acontecer?

1-Seria ignorado? Chamado de louco e mandaria desaparecer da face da terra?
2-Certificariam se está tudo certo, e se estiverem realmente certos o calculos publicariam eles a exemplo de Einstein?
3-Certificariam se está tudo certo, depois de comprovado plagiariam as ideias?

Se vc fosse o criador de ideias revolucionarias, o que faria?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. Para publicar uma teoria ela deve ser testada a exaustao. Se vc faz parte da comunidade academica e desenvolve uma teoria, um caminho é fazer algum projeto, como uma iniciação cientifica, onde terá apoio para testar e comprovar sua teoria. Se não, se vc é um auto didata e desenvolveu isso sozinho deve se associar a algum cientista para que desenvolvam a pesquisa.
    Teorias revolucionarias aparecem todos os dias, mas é muito raro terem algum fundamento. Quando alguma teoria interessante surge, infelizmente é bastante comum o plagio. Alguem que participa de algum processo da pesquisa pode ver as falhas na sua teoria, corrigi-las e publica- las. Tenho um amigo que passou por isso

  2. Sua pergunta soa estranha. Não sei se você quer saber o que ocorre se algum leigo chega em uma universidade com uma teoria ou se um pesquisador da universidade elabora uma teoria revolucionária.

    Caso seja o segundo sentido, para ter uma idéia publicada em algum periódico, não é necessário ser ligado a qualquer instituição. Basta submetê-la a um jornal ou uma revista (existem vários em diversas áreas) científicos e esperar que os revisores, que testam os trabalhos de forma anônima (como na correção de uma prova de vestibular), a aprovem. Assim, um cientista inovador não precisa de aval de seus colegas para publicar, mas é provável que ele discutisse a idéia com alguns colegas para atestar de que está certo, como é praxe dentro da comunidade científica. Uma boa idéia não surge de uma vez. Ela é resultado do refinamento de muitas outras idéias frustradas e o melhor caminho para abandonar uma teoria sem futuro é discutí-la com um terceiro. Por isso, uma parte importante do trabalho de um pesquisador envolve apresentar seus projetos em congressos para que sejam criticados pelos seus pares.

    Agora, caso seja o primeiro sentido…
    Já disse Newton que ele viu longe por estar sobre ombros de gigantes. Uma pessoa só adquire capacidade de revolucionar uma área se ela tiver um enorme e profundo conhecimento sobre ela e sobre como os outros cientistas a abordam. Acredite, não existem gênios solitários e isolados que, por uma epifania, desvendam grandes segredos sem precisar contar com o conhecimento previamente estabelecido (nem que seja como contra-exemplo!). Assim, uma pessoa capaz de desenvolver importantes teorias com certeza seria familiarizado com o processo de publicação e não tentaria recorrer a uma universidade, que é um erro que só um completo leigo cometeria.

    Se uma pessoa aparece num universidade tentando divulgar sua idéia para algum pesquisador (acredite, não são raras!), o resultado só dependeria da forma de abordagem e da índole/humor do pesquisador. Provavelmente essa pessoa seria ignorada… A segunda e a terceira opção são completamente improváveis. O melhor que poderia acontecer seria a pessoa com a idéia revolucionária encontrar um pesquisador extremamente paciente. Este iria ouvir, mostrar porque a tal idéia revolucionária não tem sentido dentro da ciência (pois, como dito anteriormente, se uma pessoa escolhe essa forma de abordagem, com certeza ela não tem idéia do que está falando), se fosse alguém muito amigável, ainda iria dar uma aula para tal pessoa deixar de cometer os erros que cometeu ao elaborar a teoria.

    Agora, qual o método ERRADO de ter suas idéias testadas e reconhecidas, se for o caso? A forma número um ultimamente é criando um site… Não são raros os exemplos atuais:
    -http://www.afraudedoseculo.com.br/
    -http://www.showdalua.com/einsterro1509.html
    -http://www.timecube.com/

  3. Depende da abordagem que essa pessoa fará. Se ela tiver uma sólida demonstração teórica que se encaixe bem nas observações práticas e dados já coletados anteriormente, alguém poderá prestar atenção.
    Mas se ele chegar dizendo que está tudo errado e que ele tem a solução, acho que vão bater a porta na cara.

    Hoje em dia é muito difñícil um pesquisador solitário e desconhecido conseguir fazer alguam coisa original e inovadora. É preciso interagir e trocar ideias com seus pares para fermentar ideias.

    Para se certificar que você não vá bater com a cara na porta, leia esta página:

    http://insti.physics.sunysb.edu/~siegel/quack.html

    .

  4. provavelmente alguma pessoa ou ignoraria ou roubaria a ideia.. isso nao depende da usp depende de qm vai analisar

Perguntas Relacionadas