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PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Sena foi melhor que Shumi ?

Bacana ! fiz uma pergunta no YR em outros países a pergunta foi a seguinte ( Senna ou Shumi ? ) todos responderam que Senna foi melhor , te um que disse que um dia Shumi vai admitir que Senna é o melhor.
e Você que acha dessa ” moral ” do Senna fora do Brasil ?

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10 Respostas

  1. Começando pelo caráter, sem sombra de dúvidas, Senna sempre, sem falso ufanismo, porque antes de sua “era”, foi o Prost, que pilotava feito um relógio, o melhor piloto. O cara era de uma precisão única, porém nunca vi nem Prost nem o Kid Vigarista, digo, o Schumacher, levar um carro por mais de 20 voltas, só com a sexta marcha e ainda assim ganhar a corrida.

    Nunca vi o alemão encarar um carro ruim e dali tirar coelho da cartola. Senna só não ganhou aquela história corrida de Mônaco, debaicho do maior temporal, com um Tolleman, porque o Jean Marie Ballestre orientou a direção da prova a interrompê-la, quando ele estava a ponto de ultrapassar o Prost. Quando o Senna ganhou seu último título o seu carro era BEM inferior às Willians e ainda assim o seu talento superou a diferença e conquistou o tri.

    Se levarmos em conta que o Schumi tirou o Damon Hill da corrida na última prova do campeonato de 94 (com o carro que seria do Senna), mais o campeonato que ele, Hill, ganhou com o mesmo carro e que fatalmente seriam do Senna não fosse seu trágico acidente, ele somaria cinco títulos e vai saber mais o que (poles, vitórias, etc, etc). Certamente ele conseguiria um sexto ou até um sétimo título (veja abaixo porque).

    Schumacher só alcançou o que alcançou porque afora o fato dele ter tido um excelente carro, quando ninguém estava conseguindo construir nada realmente competitivo, ele foi tremendamente protegido por sua equipe, em especial pelo Mutley, digo, Jean Todt (medalha, medalha, medalha . . .).

    Um exemplo disso foi em 99, quando ele quebrou as pernas e ficou afastado por seis corridas, seu companheiro de equipe, Eddie Irvine, poderia ter trazido o primeiro título para a Ferrari, depois de “trocentos” anos e num bendito pit stop na Austria, “esqueceram” de levar os pneus para o pit lane. Esse “errinho” custou a corrida e o campeonato, só porque não seria o alemão a quebrar o jejum.

    Senna NUNCA precisou do chefe de equipe dando ordens para que seu companheiro de equipe o deixasse passar à sua frente. Ao contrário, nos primeiros anos de Mc Laren teve como companheiro e maior rival o Prost, que já citei acima como excelente piloto. As disputas eram acirradas, tendo inclusive um título sendo roubado do Senna no tapetão a favor do próprio Prost, por interferencia direta de Jean Marie Ballestre, à época presidente da FIA (aí já seriam seis títulos).

    Aí, então, repito a pergunta: quem é o melhor, Senna ou Schumi?

    Independente do pouco confronto direto, das diferenças tecnologicas (na época de Senna o câmbio era manual, não tinha controle de tração e outras coisinhas mais), da aerodinâmica injusta, que prejudica ultrapassagens e todas as diferenças, ainda é e será sempre Senna o melhor.

  2. Considerando as condições em que ambos correram:

    Senna utilizou-se de menos tecnologia, menos desempenho dos carros (lembra da Lótus?), menor potência dos motores, e fazia valer principalmente a experiência e o conhecimento para pilotar (ver Interlagos 1991 – finaliza apenas com a 6ª marcha), extrema habilidade para pilotar em pistas molhadas.

    Schumacher – exímio piloto, arrojado e levou vantagem com a tecnologia (início na F1 em 1991), primeira vez campeão em 1994, ano da morte de Senna, sendo favorecido por não ter “concorrentes” à altura, não recordo de relatos do schumi finalizar alguma corrida com alguma adversidade.

    Pode-se concluir, que devido as condições em que cada um correu, bem como adversários e adversidades, prevalecendo apenas a qualidade do piloto, que Senna foi melhor piloto que Schumacher, independente do número de títulos.

  3. Não desmerecendo Schumacher eo que conquistou na F1.Senna era um fora de serie não tem definição para o que eu vi ele fazer durante seus dez anos de F1, A impressão que eu tinha é que quando ele entrava no cockpit de seu carro e abaixava a viseira de seu capacete ele se fundia ao carro e virava uma coisa só.Basta para você ter uma idéia seus adversários juntos e estamos falando de gente como Prost, Mansell, Piquet,tem juntos 8 títulos mundiais 87 vitórias , e enfrentavam Senna em combates que as vezes tínhamos a impressão que as rodas iam se tocar nas retas ,Senna venceu grande parte deles mais foi espremido varias vezes pelo adversários , Mas o que me dá a certeza da MORAL de Senna e o respeito que estes pilotos que um dia estavam disputando curvas com ele , foram os depoimentos que se seguiram após sua morte, e se podia notar que no caso de Prost e Mansell eles se sentiam orgulhosos das disputas com Senna independente dos resultados, por que eles estavam disputando com um fora de série. Sinceramente , não vi a mesma coisa ao acompanhar a carreira de Michael, ele merece respeito por ter tirado a Ferrari de um jejum de títulos de mais de 20 anos e além de tudo ela passasse a ser vista com respeito como há muito tempo a Ferrari não era vista mas ele não empolga por sua pilotagem com Senna empolgava.Se voce tem dúvidas veja no youtube Senna x Mansel , está no link abaixo depois,NO outro link veja o que mansell fez com duas estrelas da Formula um .Me diga se algum dia viu Schumacher em um disputa como essa.É por isso que mesmo após quase 20 anos de sua morte o cara ainda continua com moral.Se possivel veja tambem no youtube,os desempenhos de Mansell,Prost e Piquet excelentes pilotos.

    Mansell no top gear da BBC

  4. Não vou ler a resposta de outros leitores para não influenciar minha resposta.
    Sabendo o que sei hoje das safadezas que terão sido as vitórios de shumi, não tenho duvida de que Senna foi de facto melhor piloto que Shumi.
    Se fizermos uma retrospectiva dos títulos de Shumi vamos encontrar alguma situações polémicas,assim como a associação ao seu ex-patrão na Beneton, cuja verdadeira faceta se revelou com o escandalo conhecido por Singapura Gate..
    Poucos são os titulos de campeão de Shumi que não foram alvo de alguma contestação.
    Já Senna foi mais leal pese o factode ter vivido momentos complicados com Pros na Mclaren.
    Hoje Pros faz revelações fantásticas sobre o caracter de Senna ( e não acredito que seja com algum peso de consciencia, mas sim reconhecimento de um grande adverssário). No fundo deveiam ser grandes amigos e nós não sabiamos.
    SENNA foi de facto melhor piloto que Shumi

  5. Número de corridas: 250
    Número de vitórias: 91 (36,4%)
    Total de pontos: 1369 (média de 5,476 por GP)
    Pódios: 154 (61,6%)
    Schumacher é o único piloto a ter terminado uma temporada inteira no pódio, em 2002. (17 pódios)
    Pódios seguidos: 19 (2001-2002)
    Pole positions: 68 (27,2%)
    Corridas seguidas com pontos: 24 (2001-2003)
    22 vezes fez a pole, venceu a corrida e fez a melhor volta
    Vitória largando da pole position: 40 (58,8%)
    Vitórias no mesmo grande prémio: 8 (França)
    Temporadas seguidas com vitória: 15
    Melhores voltas: 76 (30,4%)
    Pontos na mesma temporada: 148 (2004) – de 180 possíveis, ou seja, 82,2%
    Vitórias na mesma temporada: 13 (2004) – em 18 GPs, ou seja, 72,2% de vitórias
    Vitórias seguidas numa temporada: 7 (2004)
    Segundos lugares: 43
    Voltas na liderança: 4741
    247,585 km/h maior média de velocidade em uma corrida
    Maior período como campeão: quatro anos, 11 meses e 17 dias (8 de Outubro de 2000 a 25 de Setembro de 2005)
    Maior pontuação de um vice-campeão: 121 (2006)
    Título mais rápido: 2002 (foi campeão em Julho com seis corridas de antecedência)
    Título com maior vantagem de pontos: 77 (2002)
    Schumacher e o brasileiro Rubens Barrichello também têm o recorde de dobradinhas na história da Fórmula 1: 24 (2000-2005)
    Títulos mundiais: 7 (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004)
    Fortuna avaliada (2006): 600 milhões de euros

    SCHUMACHER SEM SOMBRAS DE DUVIDA..PELO MENOS PRA MIM..SEM ESSA DE FALAR DE TECNOLOGIA..SEM ESSA DE CRACTER DENTRO DA PISTA…PROST JOGOU SENNA PRA FORA E VICE VERSA..É FORMULA 1!!!! IMAGINE FUTEBOL SEM FALTA…É CORRIDA SEM BATIDA!!!

    SCHUMACHER PODE NÃO TER GANHO NA SEXTA MARCHA..MAS ALGUEM LEMBRA DA DESPEDIDA DELE??

    VAMOS RELEMBRAR ELE DESISTE DO TREINO E DE PROPOSITO LARGA EM ULTIMO!!! CHEGA EM TERCEIRO PORQUE SEU PNEU ESTOURA…SEI QUE MINHA RESPOSTA NÃO SERÁ ESCOLHIDA..PORQUE BRASILEIRO SÓ É PATRIOTA NO ESPORTE…OS NUMEROS FALAM PELO ALEMÃO…INEGAVEL MAIOR CORREDOR DA HISTORIA…ESSA DE QUE O SENNA MORREU CEDO ( CHOREI MUITO ) MAS VAMOS COMPARAR…GARRINCHA SAIU CEDO DO FUTEBOL..E QUEM É O MELHOR JOGADOR DO MUNDO PELO POVÃO???

  6. Senna ainda é muito respeitado no exterior, ele foi um exemplo de caráter e humildade para os esportistas da corrida.

  7. Com certeza, Senna foi tri campeão( mais o título que tiraram deel em 1989) na épóca em que os pilotos eram mais importantes que os carros, Schumy foi 7 vezes, sendo cino na época em que os carros quase se dirigiam sozinhos. Uma boa visão disso, é o ano de 2010 em que ele não demonstrou muita coisa. Pra mim os titulos reais dele foram aqueles que ele ganhou na decada de 90

  8. Lí com bastante atenção todas as respostas e o pessoal está “tinindo”. Conhecem a F-! e a história dos pilotos e carros, mas TODOS, vão me desculpar. Não consigo fazer este tipo de comparações. pois são bastante “hipocôndrias” assim por dizer. Uma “doença” que afeta a todos os fans do esporte.
    Sou vacinado (após anos de dilemas inconclusivos).
    Quem foi melhor: Pelé ou Garrinha. E Maradona?
    Maria Ester Bueno ou Martina Navatrilova?
    Frank Sinatra ou Bono?
    Poderia extender a pergunta e incluir Alberto Ascari, Tázio Nuvolari, Pintacuda, Jim Clak, Jacques Velleneuve (o pai), e diria que Fangio foi o melhor de todos, inclusive Senna e Schummy.
    Penta campeão num tempo que o profissionalismo era incipiente, e o BRAÇO” era que mandava.
    Não existiam as famosas e dominantes “equipes de ponta” com orçamento bilionários.
    Todas as marcas eram niveladas, inclusive pilotos particulares que compravam carros e participavam. O Mike Hawthorn, ganhou assim 2 corridas,(creio) antes da Ferrari contratá-lo
    Prestem bastante atenção nos “santo-antônios”. Era a cabeça do piloto, vestida com uma “touca”. Segurança dos carros e circuitos? Nenhuma em relação a da F-1 moderna. Só aboliram os montes de feno como “segurança” de saídas de pista, quando se não me engano Piers Courage, sai numa curva, e foi no monte de feno. A gasolina vazou do tanque e em contato com a descarga incendiou carro e piloto, com os montes de feno para “ajudar” na pira que se formou.
    E o número de pilotos mortos? A cada GP era raro não ter uma acidente grave.
    Não quero me alongar mais na minha resposta, são muitos os “vituoses”, mas como diria Fangio em duas frases marcantes:
    “Para vencer não é ser o mais rápido, e sim o mais consistente a corrida inteira”
    “Ví tantos bons pilotos morrerem por não respeitar os limites”
    PARABÉNS para todos os “respondentes”
    ========================================================
    Em tempo: A volta de Senna em Interlagos na 6 marcha, é pura “cascata”. O pessoal (engenheiros e mecânicos da época quando perguntados, disfarçam e dão um sorriso), porque em 5 ou 6 o motor “apagaria”, pelo baixo regime de RPM nas curvas de baixa, e retomada. Acredito num 3 e no máximo 4 marcha, pois a faixa de torque não cairia muito e teria uma velocidade razoável para terminar a prova

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