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  • 0
Anônimo(a)

Será que estou forçando a caixa de marcha?

Peesoal é o seguinte:
Eu moro numa cidade cheia de ladeiras. E nessas ladeiras são cheias de lombadas. Daí quando eu estou em 3ª marcha por exemplo e chego perto das lombadas eu reduzo para a 1ª, mas não tiro o pé da embreagem. Quando chego da lombada eu reduzo a velocidade e quando o carro tá bem devagar aí sim eu solto a embreagem. Isso força a caixa de marcha do carro???? Qual o procedimento correto então???

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9 Answers

  1. O certo seria você reduzir a marcha para 2ª, pois até aonde eu sei as marchas 1ª e RÉ só podem/poderiam ser engatadas enquanto o carro estiver parado. E não preocupa que a 2ª sobe, tenho 1 gol 1.0 ja velho e falhando e sobe ladeiras em 2ª sem problemas

  2. Assim se a marcha entra corretamente sem arranhar que dizer que tu não forçou a caixa, apenas deixe o carro reduzir mais para engrenar a 1° marcha!

  3. Vc é doido kara!!! se seu carro fosse um carro com tração trazeira, vc já tinha quebrado o pinhão e coroa, lombada passa com a segunda marcha, quando vc pisa na embreagem seu carro está solto como se estivesse em ponto morto, se colocar na 1ª marcha vc dá tranco no carro, se continuar vai quebrar o anel sincronizador.

  4. forçar a caixa não mas vc vai estragar essa sua embreagem.faça assim suba num terceira depois reduza para segunda e se as lombadas São muito altas reduza para primeira mas solte logo a embreagem, com um primeira marcha vc pode quase parar o carro sem pisar na embreagem.
    abç.

  5. Está faltando prática de direção. Ninguém sabe em que marcha vai subir uma ladeira, antecipadamente. Só o carro sabe. As marchas são trocadas quando a rotação do motor “cai”. Para isso, os manuais dizem “momento de torque máximo a X RPM” ou “momento de fôrça a x RPM”. É este o momento da troca de marchas; para cima ou para baixo. Abrs..

  6. Mateus, relaxa…
    Aposto que você está preocupado porque alguém viu você fazendo isso e então começou a falar um monte…

    Dependendo do terreno eu reduzo de 5ª pra 2ª ou 1ª. Exatamente como você faz: segurando a embreagem, pra nãs raspa-la em alta velocidade.

    Se você engatasse e logo saisse em 1ª marcha o carro sofreria um forte tranco e isso forçaria a caixa de marchas.
    No seu caso, você fica segurando a embreagem até que o carro atinja uma velocidade razoavelmente compativel com aquela marcha, Então não tem problema nenhum!

    A única coisa que você não deve fazer é engatar com muita velocidade/força a alavanca de câmbio
    -Vc já deve ter reparado que ao pular muitas marchas o câmbio fica pesado… Se ele ficar muito pesado, é porque você não está respeitando o tempo necessario para que o câmbio sincronize os engates(3ª//1ª).

    Ok? Fica na paz!

  7. Cara lamento te dizer mais ta forçando sim, pois a primeira é marcha de arracada então so engate a primeira na hora de sair, no seu caso use a 2ª marcha.

  8. Prepare o bolso.
    Condução inadequada que vai lhe custar o conjunto todo de fricção e um conserto de cambio.
    Auto escola resolve

  9. Se o carro está em velocidade compatível não existe nenhum problema, se você não está dando trancos e nem fazendo seu motor funcionar fora de giro não existe nenhum problema nisso.

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