Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Será que o plantio de árvores é crucial quando se trata de “salvar o planeta do aquecimento global”?

Todos sabemos que esse tipo de preservação é de extrema importância, mas gostaria de saber, através da diversidade de opiniões, se o plantio é, digamos, uma “solução”.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Imagine como elas poderiam ajudar para não ocorrerem tantas enchentes, das quais matam e deixam muitas pessoas sem casas! Junto com toda essa água absorvida, muitos nutrientes de matérias orgânicas (como as fezes dos animais) são absorvidos pelas raízes e transformados através da fotossíntese, em alimento para toda a planta. Por sua vez, folhas, frutos, madeira e raízes servirão de alimento para diversos seres vivos. Os animais por sua vez, irão defecar o que comeram, e as folhas e frutos que não serviram de alimento caem no solo. Folhas, frutos e fezes de volta ao solo, e todo o ciclo recomeça.
    A camada de folhas que se formam a baixo das árvores, servem de berço para as sementes, e para proteger o solo dos pingos da chuva. Cada pingo de chuva que cai diretamente no solo, causa erosão. A erosão do solo pode ser prejudicial em vários casos:

    Em rios: A erosão leva terra e areia para o leito (fundo) do rio, fazendo com que o rio fique mais raso, com menor capacidade de guardar água, causando a falta de água nos meses de pouca chuva, além da morte dos peixes.

    Para o Solo: A erosão leva embora as sementes que poderiam germinar e recompor a vegetação natural. Ou seja, solo desprotegido tende a continuar desprotegido.

    Para os animais: A erosão pode levar embora ninhos de animais que os fazem no chão, e tampar os de diversos outros animais, matando os filhotes que estão dentro. Além do mais, sem vegetação e frutos para alimenta-los, eles vão embora ou morrem de fome.

    Para os lençóis freáticos: Os solos sem vegetação, por não terem raízes e minhocas para deixa-lo fofo, não tem uma boa absorção de água. Além do mais, como não há barreiras para a água, ela vai embora rapidamente, não dando tempo para a água da chuva penetrar no solo. Com isso os lençóis freáticos secam, acabando assim com muitos rios e conseqüentemente com nossa água potável.

    A copa das árvores também protege o solo da chuva direta, sem contar que suas raízes seguram firmemente o solo. As raízes de árvores que estão nas beira de rios, aparecem as vezes dentro do rio, parecendo cílios. Essas raízes além evitarem a erosão, servem de casa para muitos animais. Por causa destes cílios, a mata próxima aos rios é conhecida pelo nome de Mata Ciliar.

    Uma árvore pode transpirar por suas folhas, até 60 litros de água por dia. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar, e quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva. Portanto, as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar! Além do mais, este vapor ajuda a equilibrar o clima da região. Isso é facilmente percebido em parques e floretas que tem seu clima mais fresco.
    Outro ponto que podemos notar até mesmo em parques no meio de grandes cidades, é o silêncio! As árvores formam uma parede que impede a propagação dos ruídos. Cercas vivas estão sendo muito utilizadas hoje em dia para criar ambientes mais silenciosos e aconchegantes (além de bonitos).

  2. Flavinha, essa é uma pergunta interessante, mas muito delicada.
    Eu planto árvores todo ano, sou a favor da prática do plantio, reflorestamento e recuperação de áreas degradadas, por motivos óbvios.
    No entanto, a prática das queimadas vem aumentando assustadoramente em nosso país.
    Os governantes fecham os olhos porque por trás de tudo isso estão os intere$$es do agronegócio,
    ou seja, desmatar grandes áreas para a criação de gado e plantação de soja, que é usada na alimentação do rebanho bovino. Com isso, a floresta amazônica será devastada, com conseqüências ambientais desastrosas, por causa dessa prática inconseqüente que visa o lucro sem pensar no amanhã, bem característica do sistema capitalista em que vivemos.
    Por isso, quando você pergunta se é o plantio de árvores que vai salvar o planeta do aquecimento global, é com tristeza que respondo que não, porque a dimensão das áreas devastadas será sempre muito maior do que as áreas reflorestadas ou recuperadas, além de ocorrer a perda da fauna e da flora nativas da área desmatada.
    Então, ficam as frases para refletirmos:

    Os homens, perdem a saúde para ganhar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. (…) e vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido»
    (Dalai Lama)

    Desrespeitaram o meio ambiente para viver melhor e hoje estão pregando que temos que recuperá-lo pelo mesmo motivo.
    (M.K.)

Perguntas Relacionadas