Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Sobre a culinário japonesa!!?

A comida japonesa “konnyaku” é feita com soda cáustica, não faz mal comer isso? e se comer em excesso, o que pode acontecer?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. O kon’nyaku, seja ele comercial ou caseiro, deve ser bem lavado para eliminar traços de soda e é cozido antes do consumo.

  2. O kon’nyaku, ou konhaku, é um alimento da culinária japonesa produzido a partir da batata konjac (Amorphophallus konjac) que é nativa do leste asiático.

    Sua aparência é gelatinosa e translúcida, sendo comercializada em mercearias de produtos japoneses na forma de bloco paralepipédico, ou, então, em fios semelhantes ao macarrão vermicelli. Também se encontra konnyaku em pó para preparação doméstica.
    É um dos ingredientes indispensáveis para o preparo do nishime e, na forma de vermicelli (quando recebe o nome de shirataki), entra como um dos ingredientes do sukiyaki e do gyudon.

    O konjac é nativo do leste asiático, nas regiões quentes de clima tropical e subtropical do Japão, China e Coréia.
    O herbário asiático o conhece como língua do diabo e serviria para o tratamento de câncer ou do diabetes.
    A planta é cultivada na Indonésia e Japão como legume. Possui um rizoma que pode pesar de 3 a 4 kg.
    No Brasil, o konjac é produzido em pequena escala, quase exclusivamente para a comunidade de origem japonesa, que o usa para fins culinários (é muito apreciado o Sashimi de kon’nyaku e saladas com o produto).

    O teor nutritivo do kon’nyaku é praticamente nulo, mas contém minerais. Suas fibras não são digeridas pelo organismo, passando direto pelo aparelho digestivo. Por ser pouco calórico é considerado dietético, mas sendo pouco nutritivo, deve-se evitar comer excessivamente.
    O suplemento dietético conhecido como glucomannan é similar ao kon’nyaku, que também serve para limpar os intestinos e evitar a absorção de gordura pelo organismo, mas o glucomannan pode ser obtido também do chifre do amorphophallus konjac.

    O kon’nyaku pode ser preparado domesticamente a partir do cozimento da batata kon’nyaku, mas pode-se partir também do kon’nyaku comercial em pó para chegar ao kon’nyaku mediante coagulação com soda cáustica ou cal para fins culinários.
    O kon’nyaku, seja ele comercial ou caseiro, deve ser bem lavado para eliminar traços de soda e é cozido antes do consumo.

    Propriedades benéficas do konnyaku

    O konnyaku, além de ser um alimento de baixo teor calórico, é rico em fibra alimentar e cálcio. O tubérculo possui 68 mg/100 g de cálcio; e o industrializado, 43 mg/100 g. O cálcio contido no konnyaku é de fácil absorção pelo organismo. Além destes benefícios, ele possui de 7 a 15 vezes mais ceramidas em comparação a outros vegetais, e o seu consumo regular pode manter a pele hidratada. As fibras de glucomannan existentes no konnyaku-imo são consideradas benéficas no controle da taxa de colesterol, triglicerídeos e ácidos graxos livres, normalizando os níveis de açúcar no sangue. Atuando como fibra na dieta alimentar, o konnyaku tem a capacidade de aumentar a viscosidade dos alimentos, formando uma massa macia e, em contato com o líquido gástrico, proporciona a sensação de satisfação e ainda auxilia na absorção de gorduras, reduzindo, assim, a taxa de colesterol. Foi comprovado também que as fibras de glucomannan são benéficas na prevenção da diabete, pois têm a capacidade de regularizar a insulina.

Perguntas Relacionadas