Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Sobre a meningite, 10 pts.?

MENINGITE:

Agente causador:

Principais caracteristicas:

Prevenção:

Tratamento:

Transmissão e Contagio:

Não precisa responder todas, mas quem responder mais leva os 10 pontos.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. Agente causador: através de bactérias, vírus ou fungos

    Principais caracteristicas: é uma inflamação das membranas que cobrem o cérebro e a medula espinal. A doença é sempre uma infecção gravíssima.

    Prevenção: A vacinação é a melhor defesa contra as três causas mais comuns da meningite bacteriana.

    Tratamento: Para uma maior eficiência, o tratamento deve ser específico para o agente etiológico envolvido. No caso de meningites virais não há tratamento específico, mas essas tendem a ser infecções menos graves e auto-limitadas. Para as infecções bacterianas o tratamento deve ser o mais rápido possível, pois a doença pode levar a morte ou a seqüelas neurológicas graves. Na impossibilidade de se conhecer o agente etiológico, o tratamento empírico deve ser feito com uma cefalosporina de terceira geração mais vancomicina.

    Transmissão e Contagio: A transmissão se dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio. Como crianças de até 6 anos de idade ainda não têm seus sistemas imunológicos completamente consolidados, são elas as mais vulneráveis. Idosos e imunodeprimidos também fazem parte do grupo de maior suscetibilidade.

    bjusss ;D

  2. Agente causador:Vários tipos diferentes de vírus e bactérias podem causar meningite. Entre as bactérias Neisseria meningitidis, Haemophilus influenzae, Streptococcus pneumoniae e entre os vírus um grupo chamados enterovírus constitui a causa mais comum de
    meningite viral.

    Principais caracteristicas:Febre alta, fortes dores de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço, moleza, irritação, fraqueza e manchas vermelhas na pele – são de início semelhantes a picadas de mosquitos, mas rapidamente aumentam de número e de tamanho, sendo indício de que há uma grande quantidade de bactérias circulando pelo sangue – são alguns dos seus sintomas.

    Prevenção:Evitar o uso de talheres e copos utilizados por outras pessoas ou mal lavados e ambientes abafados são formas de se diminuir as chances de adquirir a doença. Manter o sistema imunológico fortalecido e seguir corretamente as orientações médicas, caso tenha tido contato com alguém acometido pela doença são, também, medidas importantes.

    Tratamento:Em caso de meningite viral, o tratamento é o mesmo feito para as viroses em geral; caso seja meningite bacteriana, o uso de antibióticos específicos para a espécie, administrados via endovenosa, será imprescindível.

    Transmissão e Contagio: A transmissão se dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio. Como crianças de até 6 anos de idade ainda não têm seus sistemas imunológicos completamente consolidados, são elas as mais vulneráveis. Idosos e imunodeprimidos também fazem parte do grupo de maior suscetibilidade.

    Espero ter ajudado e me avalie positivamente

  3. MENINGITE:A meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges – membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal.
    AGENTE CAUSADOR:Ela pode ser causada,por vírus bactérias e pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos, mas é causada principalmente,pela Neisseria meningitidis.
    PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:Ela é altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica a mais séria,e pode causar inflamação nas meninges e, também, infecção generalizada (meningococcemia). O ser humano é o único hospedeiro natural desta bactéria cujas sequelas podem ser variadas: desde dificuldades no aprendizado até paralisia cerebral, passando por problemas como surdez.
    PREVENÇÃO:Evitar o uso de talheres e copos utilizados por outras pessoas ou mal lavados e ambientes abafados são formas de se diminuir as chances de adquirir a doença. Manter o sistema imunológico fortalecido e seguir corretamente as orientações médicas, caso tenha tido contato com alguém acometido pela doença são, também, medidas importantes.
    TRATAMENTO:Geralmente a incidência da doença é maior em países em desenvolvimento, especialmente em áreas com grandes aglomerados populacionais. Tal constatação pode ser justificada pela precariedade dos serviços de saúde e condições de higiene e pela facilidade maior de propagação em locais fechados ou aglomerados. Por este último motivo é que, geralmente, a doença é mais manifestada no inverno – quando tendemos a buscar refúgios em locais mais fechados para fugirmos do frio.
    Para a meningite, as vacinas mais utilizadas são a bivalente, a tetravalente e a monovalente, em menores de 2 anos. Entretanto, não existe ainda vacina para alguns sorotipos da doença.
    TRANSMISSÃO:A transmissão se dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio. Como crianças de até 6 anos de idade ainda não têm seus sistemas imunológicos completamente consolidados, são elas as mais vulneráveis. Idosos e imunodeprimidos também fazem parte do grupo de maior suscetibilidade.

    OBRIGADA,

  4. As meningites se caracterizam por infecção e inflamação da meninge, a membrana que envolve a medula espinhal até o cérebro. A pessoa infectada então passa a ter rigidez de nuca, dores de cabeça e no corpo, febre de 38 graus, nauseas, vômitos em jato.
    Não existe um mas sim diversos agentes causadores. Entre eles os virus, as bactérias, os fungos e alguns protezoários. A transmissão das meningites virais e bacterianas se dá através de perdigotos que são residuos respiratórios suspensos no ar. Geralmente a transmissão se dá por via aérea (respiratória), em ambientes fechados de pouca ventilação como os quartos de asilos, creches, quartéis, e nas favelas. A doença passa de pessoa a pessoa.
    As meningites virais podem ser causadas por virus respiratórios como o virus do sarampo, da gripe, da herpes zoster, etc. Nesses casos as meningites apresentam o Liquor cefalorraquidiano limpido com baixa quantidade de células sanguineas, os sintomas são leves e de cura mais fácil. Mas em crianças com baixo estado nutritivo e baixa resistencia imunológica o caso pode levar a morte.
    As meningites bacterianas podem ser causadas por qualquer espécie de bactérias, com destaque para os meningococos, os pneumococos, os estafilococos, hemófilos, o bacilo da tuberculose, as bacterias coliformes. Nas meningites bacterianas o líquor cefalorraquidiano é muito purulento e por vezes sanguinolento, com alta quantidade de células sanguíneas. O paciente fica cheio de púrpuras pelo corpo. As meningites bacterianas podem ser curadas com ampicilina ou cefalosporinas ou outros antibioticos.
    As meningites fúngicas podem ser causadas pelo Criptococos. também são purulentas, e o tratamento se faz com antibiótico anti-fúngico.
    A encefalite por protozoário (ou meningite encefálica) mais comum é causada pelo Toxoplasma
    gondii.
    Como voce vê, são inumeros os agentes das meningites e portanto não há uma vacina para cada tipo de meningite. As meningites virais são mais fáceis de ocorrer em crianças que ainda não receberam as vacinas virais de uso comum na infância, contra sarampo, coqueluche, catapora, rubéola.
    As meningites meningocócicas são prevenidas com vacinas anti-meningocócicas dos tipo A, B e C.
    O meningococo tipo A é mais comum na África e na Ásia, enquanto que os meningococos B e C são comuns na Europa, nas Américas e na Oceania. Existem vacinas anti-A, anti-B e anti-C (os meningococos correspondentes.
    Maiores detalhes veja no meu livro AS MENINGITES MENINGOCÓCICAS NO MUNDO (Autor H, Requejo)

Perguntas Relacionadas