Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

SOBRE A PERGUNTA: Um bichano pode conversar com seu dono (a) através de gestos, gemidos e miados ou eu que to?

ficando louco? **

Estava salvando a resposta, mas enquanto isso o amigo Márcio já estava escolhendo sua finalização. Então estou colocando aqui o que escrevi, pois creio que pode ser útil de alguma forma como informação. Abraços.
*******
Oi Márcio.

Todos os animais têm sua própria linguagem e eles se comunicam e se entendem muito bem, uns com os outros. O nosso problema é não conseguirmos entendê-los em sua forma natural de comunicação. Daí vem o dizer vulgar de que “animais não falam!”. Não falam no padrão humano!

Mas isso graças ao bom Deus já vem mudando faz um tempo. A ciência tem avançado em suas percepções e métodos e já tem compreendido que eles se comunicam. Repare na forma de comunicação das abelhas, por exemplo, que usam a vibração das asas e de algo que chamamos de dança (para nós parece isso, a nossa dificuldade de entender os outros faz com que os assemelhemos a nós), a marcação em forma de oito ou a inclinação de seu corpo. Tudo para mostrar se a área mais próxima com flores está muito perto ou distante, em que direção. Pesquise a respeito.

Lembro que certa pessoa dos Estados Unidos aprendeu a linguagem dos cavalos, ao reparar que eles se comunicavam por vários métodos. Começou a analisar o movimento de suas caudas, o eriçar de suas crinas, a posição das orelhas, a forma da respiração e do relinchar, a distância que mantinha das pessoas e a posição em que se colocava diante delas. Com todas essas informações e outras mais, passou a desenvolver um método de adestramento de cavalos muito diferente do tradicional, através de um diálogo entre animal e ser humano, onde ele “falava e respondia” ao cavalo (por maneiras de se portar sem ferocidade, e com gentileza de acordo com a reação do cavalo) de forma a dar-lhe confiança de que não o queria mal. O adestramento se fazia de forma pacífica e sem sofrimento para o cavalo, e se tornou bem mais rápido e simples.

A inteligência e a comunicação de muitos outros bichos já foi catalogada, como de aves e primatas, mas as dos golfinhos tem um adicional de sensibilidade. Também no estrangeiro certa vez algumas pessoas levaram crianças para nadar no mar onde haviam golfinhos para que elas interagissem com eles tendo um dia feliz. Entre essas crianças havia uma em especial com deficiência na saúde, algo grave que não me lembro agora o que era. Os adultos ficaram impressionados com os golfinhos, pois eles deixaram rapidamente as outras crianças e foram todos até esta com problemas, ficando com as cabeças submersas e em direção ao ponto crítico da saúde da criança. Os adultos as trouxeram mais vezes e essa cena se repetiu. Dentro de algumas vezes a criança apresentou significativa, inesperada e incompreendida melhora. Pesquisadores foram junto e perceberam que os golfinhos aplicavam ondas de sonar no ferimento da criança. De alguma forma eles haviam percebido que ela era diferente das outras, souberam onde estava o problema e ajudaram com os próprios recursos. Me diga aí você? A natureza não é linda????? Não é amorosa???? E os golfinhos se comunicaram entre si unindo-se num mesmo gesto de fraternidade. E da forma deles se comunicaram com as pessoas e as ajudaram com algo que elas não poderiam fazer pela criança.

Ah, agora mais uma coisinha, só para constar… Passou (acho que no Fantástico) na tv por volta de uma década atrás, que a ciência descobriu que peixes sentem dor. A notícia se seguiu a um documentário sobre a prática culinária agressiva e desumana de uma corte real se não me engano francesa, a séculos atrás, que não gostaria de descrever aqui, em relação a como preparavam e serviam o peixe. Fico muito grata à ciência por finalmente conseguir entender algo (e diagnosticar sua existência…. puf puf…) tão importante como a sensibilidade de outro ser que não humano. Agora te pergunto, por acaso os peixes não sentiam dor antes da ciência afirmar isso? Ou passaram a sentir dor a partir do dia que a ciência divulgou que sentiam? Já deu para perceber que pesca esportiva é uma tragédia para nós humanos, e principalmente para os peixes. Quem aí de nós gostaria de ser furado na pele e erguido com o próprio peso, parado de respirar enquanto isso tudo acontece e quase morto ser jogado de volta com dor, sem saber por que tudo isso aconteceu, sem entender por que fizeram isso já que a gente não fez nada???

Coisas assim nos fazem rever nossos pontos de vista sobre a ciência, e sobre quem somos nós. Sobre o que achamos que somos nós e o que achamos que são os outros, pessoas ou animais. O nosso ponto de vista ainda é muito pequeno e nós pouco damos do nosso melhor aos outros. Fazemos diferença e pensamos quatro vezes se alguém merece nossa atenção ou não… Os animais são mais humanos que nós nesse ponto. Por que não saberiam conversar também?

Com carinho, de quem agradece por tudo que já aprendeu com os animais.
P.S. Adoro bichanos.
Feliz Natal. Muita luz a todos do YR.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

8 Respostas

  1. eles conversam atraves de miados e gemidos sim tenho 6 gatos e uma delas nao mia normal ela faz gemidos como se fossem miados mas nao totalmente e quanto mais conversamos com ela mai gemidos ela faz

  2. minha garta parece falar comigo em mais de um idioma de gato….
    ela mia alto, baixinho, ronrona, e faz um barulhinho tipo enrolando a lingua…qd ela faz issoé qd ela ta feliz.
    qd ela ta estressadona ela mia bem altão.
    e ad eu brigo com ela, ela corre pra debaixo da cama e fica miando baixinho como se tivesse se explicando….
    outro dia sem querer eu pisei nela….nossa me xingou umas horas ….

    eu amo ela demais.

  3. Vejamos …
    Eu concordo com tudo que diz, e alem de gemidos, miados e gestos, eu vejo os meus bixanos conversarem muito comigo pelo olhar.
    Pelo seus olhares percebo se estao com fome, estao triste, felizes, brabinhos …
    Pois bem, acredito que os gatinhos tem variadas formas de linguagem, basta nois humanos prestar atenção !
    Feliz natal ale;x

  4. Existe sim um tipo de comunicação
    gestual, olhares, miados, cherminho
    que os gatos fazer e tal. Assim como
    o teu tom de voz quando fala com
    eles. A ciência que se f*da.

  5. sim eles conversam por miados e gemidos e gestos carinhosos tambem
    tenho um gato e converso com ele sempre

  6. Claro
    tenho gatos e quando eu chamo eles com nomes carinhosos ele miam deitam no chao para vc cossar a barriga deles
    eles sao muito carinhos e eles amam carinho
    nunca negue um carinho com seu gato
    pq ele pode ser o seu melhor e mais fiel amigo
    Feliz natal

Perguntas Relacionadas