Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Sobre erva cidreira, 10 pontos?

Olá, Tenho umas perguntas sobre erva cidreira lá vai elas. Lembrando que vale 10 pontos.

Qual é a Herança dela?
Onde é encontrada?
Para que é Ultilizada?
Quais remedios possuem ela em sua composição?
E se quiserem coloquem algumas Curiosidades (ajuda a ganhar os 10 pontos)

VLW

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

5 Respostas

  1. Erva-cidreira (Melissa officinalis), é uma planta perene herbácea da família da menta e da hortelã (Lamiaceae), nativa da Europa meridional. O seu sabor e aroma característicos, frutado, de limão, principalmente nas folhas, deriva do seu óleo essencial do grupo dos terpenos (principalmente monoterpenos: carvacrol, p-cimeno, citral – geraniol e nerol – cânfora, etc). É também designada de citronela e melissa.

    As folhas são maiores e mais claras que as da hortelã, ovadas a romboidais ou oblongas e com a margem crenada.

    Floresce no final do Verão. As flores são de pequenas dimensões, de cor esbranquiçada ou róseas e atraem especialmente as abelhas, como se indica já no nome do seu género botânico (Melissa provém do grego e significa “abelha”). Nas regiões temperadas, os caules secam durante o Inverno, voltando a reverdecer na primavera. Os frutos são aquénios oblongos, de cor parda e lisos.

    É uma planta muito utilizada na medicina tradicional, como erva aromática e em aromaterapia. É utilizada como antiespasmódica, antinevrálgica e como calmante. Acredita-se que ajude a conciliar o sono.

    A Melissa officinalis é largamente confundida com a popularmente chamada erva cidreira de folha (Lippia alba), que possui flores lilases e amareladas em logos galhos quebradiços, mas que não possui as mesmas propriedades medicinais que a Melissa officinalis.

  2. Nome popular
    ERVA-CIDREIRA

    Nome científico
    Melissa officinalis L.

    Família
    Lamiaceae

    Sinonímia popular
    Melissa

    Sinonímia científica
    M. altíssima Sibth e Sm, M. cordifolia Pers; M. foliosa Opiz, M. graveolens Host, M. hirsuta Hornens, M. occidentalis Rafins, M. romana Mill

    Propriedades terapêuticas
    Rejuvenescedora, calmante, revitalizante, antidepressivo, antialérgico, carminativo, hipotensor, nervino, sudorífero, tônico geral, antiespasmódico, bálsamo cardíaco, antidisentérico, antivômitos.

    Princípios ativos
    Citronelol, geraniol, linalol, citral, neral, ácido fenol carboxílico, ácido citronélico, acetato geranílico cariofileno e taninos

    Indicações terapêuticas
    Regular menstruação, cólicas, tem efeito tônico no útero e, às vezes, pode ajudar em casos de esterilidade, insônia nervosa, problemas gastrintestinais funcionais, herpes simplex, lava feridas, combate mau hálito, revigora em banhos.

    Informações Complementares
    Descrição

    Melissa officinalis é o nome clássico que vem do fato de ter flores amarelas que atraem abelhas (melissa, em grego), mas é conhecida ainda como erva-cidreira.

    Também é conhecida como lemon balm, abreviação de bálsamo e variação do hebraico Bal-Smin, chefe dos óleos.

    Princípios ativos (continuação)

    Suas folhas emitem um odor agradável, semelhante ao do limão, quando machucadas e elas contém, pelo menos, 0,05% de óleo volátil de evaporação média, composto por citronelol, geraniol, linalol (são álcoois), citral, neral (os três dão de 50 a 75% do óleo); e ainda ácido fenol carboxílico (4% do rosmarínico), ácido citronélico, acetato geranílico cariofileno e taninos.

    O famoso óleo de melissa é obtido por destilação por vaporização de ervas colhidas no início da floração.
    Uso medicinal
    É considerada uma panacéia com propriedades rejuvenescedoras, tal a gama de suas ações. Paracelso a considerava “o elixir da vida”. Parece ter efeito calmante e revitalizante sobre a mente.

    É um calmante, antidepressivo, antialérgico (embora possa irritar peles sensíveis), digestivo, revigorante, carminativo, hipotensor, nervino, sudorífero, tônico geral, antiespasmódico, bálsamo cardíaco, antidisentérico, antivômitos.

    Tem grande afinidade para o organismo feminino, onde, além de regular as menstruações, tranqüiliza e relaxa em casos de cólicas, tem efeito tônico no útero e, às vezes, pode ajudar em casos de esterilidade.

    No único estudo experimental até agora realizado sobre possíveis efeitos sedativos, este óleo foi administrado de 3 a 100mg/kg e, embora alguns efeitos se conseguiram (Wagner e Sprinkmeyer, 1973) a ausência de respostas dependentes de dose sugere que os efeitos não foram específicos.

    A Comissão Alemã, em 1984, citou a “insônia nervosa e problemas gastrintestinais funcionais” como curáveis com preparados de melissa.

    May e Willuhn, em 1978, mostraram que as folhas tinham propriedades virostáticas potentes e Vogt et al., em 1991, fez um creme de folhas e aplicou em pacientes com herpes simplex e teve sucesso.

    Externamente, lava feridas, combate mau hálito e revigora em banhos (Castro, 1985).

    Dosagem indicada
    Recomendam-se doses de 1,5 a 4,5 g da droga vegetal (no caso folhas) seca; infuso ou decocto a 3% e toma-se de 50 a 200 cm3/dia; extrato fluido de 1 a 6 cm3/dia; ou xarope de 50 a 200ml/dia.

    Outros usos
    Repele insetos.

    Efeito colateral
    Embora seja antialérgica, pode irritar peles sensíveis.

    JESUS TE AMA!!

  3. Erva-Cidreira
    Cymbopogon citratus Stapf., Cymbopogon flexuosus Stapf.
    Planta aromática perene, de clima tropical da família Gramineae, conhecida popularmente como erva-cidreira, contém em suas folhas cerca de 0,3% de óleo essencial, cujo componente principal é o citral, com 70 a 80%. Na medicina popular, utiliza-se o chá das folhas como calmante. O citral é empregado em perfumaria e indústria de alimentos, e como matéria-prima para síntese de iononas, uma das quais, a beta-ionona, é ponto de partida para a síntese da vitamina A sintética.

    Cultivares
    As próprias espécies botânicas.

    Época de plantio: setembro a dezembro (época chuvosa).

    Espaçamento
    1,0 a 1,2 m x 0,5 a 0,6 m.

    Mudas necessárias
    13.000 a 20.000/ha.

    Controle da erosão
    Cultura em nível. O capim-limão pode ser usado em faixas de retenção ou para consolidação de terraços.

    Calagem e adubação
    Corrigir a acidez do solo elevando o índice de saturação por bases a 40%. Aplicar no plantio 10 kg/ha de N e, dependendo da análise de solo, 30 a 60 kg/ha de P2O5 e 30 a 60 kg/ha de K2O. Decorridos 30 dias do plantio, aplicar 60 kg/ha de N em cobertura. Repetir a aplicação de N e K2O após cada cone. Aproveitar a massa destilada e curtida para incorporá-la ao solo.

    Outros tratos culturais
    Capinas
    Controle de pragas e doenças: eventualmente, controle biológico das cigarrinhas das gramíneas. Têm sido reportado em algumas propriedades a ocorrência de plantas doenças com suspeita de infestação por Fusarium, embora ainda em pequenas áreas.

    Colheita
    3 cortes/ano. A espécie C. flexuosus deverá ser colhida antes do florescimento. Quando cultivado com sistema de irrigação o número de cortes por ano aumenta sensivelmente, podendo ser feito a cada 40 dias nos meses mais quentes do ano.

    Produtividade normal
    80 a 120 kg/ha por ano de óleo essencial.

    Rotação
    Leguminosas ou outra espécie não gramínea.

    Observação
    Renovar a cultura após 3 ou 4 anos.

  4. ……..|¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨I…
    ……..|……….2 Pontos……..|||”|””\__
    ……..|__________________|||_|___|)< ........!(@)'(@)""""**!(@)(@)****!(@)

Perguntas Relacionadas