Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Sobre ginástica artística?

2 perguntas :
1 – Quais os requisitos para entrar num ginásio e começar a praticar ginástica artística/olímpica????
2 – As ginastas têm menstruação???

Por favor me ajudem tenho 15 anos ainda há chance de entrar nesse mundo. É um sonho maior que minha própria vida

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. 1. O que é? A Ginástica Olímpica é um esporte olímpico com normas oficiais de competição, conhecido internacionalmente como Ginástica Artística (o nome está sendo trocado em função de atualmente existirem outras ginásticas que se tornaram olímpicas também, como, por exemplo a Ginástica Rítmica. No Brasil ainda conservamos o nome original da modalidade). Engloba um conjunto de exercícios corporais sistematizados, em diversos aparelhos, realizados em série. Nestes exercícios são exploradas praticamente todas as qualidades físicas do ginasta, mas principalmente a força, a agilidade, a flexibilidade e o equilíbrio. Trata-se, portanto, de um esporte que margeia a arte. Utiliza, fundamentalmente, o desenvolvimento da coordenação motora, o uso do intelecto na criatividade, expressão corporal e suas implicações sociais, a disciplina e organização, elementos indispensáveis à formação e educação da criança e do adolescente. A nível competitivo é exigido do ginasta muita disciplina e força de vontade, concentração e prática mental dos movimentos, uma necessidade muito grande de repetição e auto-domínio do corpo para que tenha um bom desempenho. A idéia básica da Ginástica Olímpica e o seu aparecimento são baseados nas formas naturais de desenvolvimento do homem, entretanto, a sofisticação tecnológica e o alto desenvolvimento técnico dos movimentos em nossos dias parece interceder nesta fórmula natural, para torná-la muito mais artificial. Trata-se, portanto, de uma atividade predominantemente anaeróbica, com técnica apurada, que produz um efeito de imensa beleza, com movimentos precisos e seguros, que pode ser considerada como uma arte, idéia que deu origem ao termo “Ginástica Artística”.
    . Idade ideal para iniciar a prática da ginástica artística: A melhor idade para iniciar é em torno dos 5 ou 6 anos de idade, onde, de maneira recreativa, já serão desenvolvidas as habilidades básicas que são exigidas pelo esporte, preparação física, além da criança familiarizar-se com o ambiente, os aparelhos e o treinamento. É por volta dos 7 anos que se inicia um trabalho mais voltado para o desenvolvimento da técnica. Crianças de até 12 anos são aceitas em turmas de iniciação, tendo plenas condições de desenvolver-se no esporte.

    9. Benefícios para os praticantes: Com a prática da ginástica olímpica a criança terá estímulo para desenvolvimento de qualidades físicas e psicomotoras tais como: força, flexibilidade, agilidade, velocidade, coordenação motora, equilíbrio, noções de espaço e tempo, lateralidade, percepção e sentido cinestésico. No aspecto afetivo-social os ganhos são visíveis, principalmente no que diz respeito à socialização, aumento da auto-estima e desenvolvimento de traços de personalidade tais como: organização, ação, disciplina, responsabilidade, coragem, solidariedade. Características cognitivas também se observam, tais como a capacidade de análise e desenvolvimento da memória.

    10. Tipos de treinamentos: O treinamento da ginástica artística pode ser voltado para a educação, para a recreação, ou para a competição. O primeiro tipo visa o desenvolvimento principalmente das habilidades psicomotoras da criança, bem como a sua socialização. Pode ser desenvolvido nas aulas de educação física escolar ou em escolinhas de esportes, com no mínimo duas aulas por semana, utilizando-se principalmente da ginástica de solo e saltos sobre o plinto, como também algumas vivências em aparelhos oficiais ou adaptados. O treinamento voltado para a recreação explora mais as situações inabituais divertidas, traduzidas principalmente em movimentos em duplas e pequenos grupos envolvendo rotações do corpo e saltos, fazendo uso dos movimentos básicos da ginástica de solo. É a prática da ginástica por prazer, que pode ser observada em atividades circenses ou na ginástica geral. Já o treinamento que visa a competição fundamenta-se em uma forte preparação física, que dará condições ao ginasta de progredir na técnica. Este treinamento deve começar com a criança bem pequena, sendo de grande importância que se mantenha várias horas de prática por sessão, com uma freqüência de 5 a 6 dias de treino na semana, e controle de todas as variáveis do treinamento. Para este treinamento é necessário que a criança passe por uma seleção, que será baseada inicialmente no biotipo, e depois em características psicológicas e pessoais de cada ginasta, para que se adapte ao treinamento intensivo e às competições.

    rave

Perguntas Relacionadas