Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Sobre maquinista de trem – alguém sabe?

Como eram os cursos para maquinistas de trens ferroviários antigamente e hoje é mais fácil ser maquista/operador de trens ? São os mesmos aplicados para ser um condutor de veículo ?

NB > não é sobre trens de metro – ok!

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. Silvia – 1º ) não é mesmo aplicado aos condutores de veículos automotores – 2º) atualmente existe um curso chamado TCT – Técnicas de Condução de Trens, e composto de duas etapas, uma teórica, com 40 horas e outra prática operacional em simuladores, também com 40 horas. Os candidatos que estão nesse curso já são maquinistas e têm mais familiaridade com as instruções e os instrumentos do trem. Nesse estágio o maquinista já lida bem melhor com avarias da locomotiva e com problemas como a perda de aderência, entre outras variáveis. O TCT e feito periodicamente e sempre que ocorrer um acidente eles voltam ao simulador para colaborarem com as investigações.O terceiro módulo, igualmente de 80 horas e o TPO (Técnica de Performance Operacional). É sintonia fina, o objetivo e chegar a requintes de performance, economia e segurança. Também focado em reparação de pequenas falhas e avarias.Nas aulas nos simuladores os candidatos, em grupos de dois, revezam-se nas tarefas. O aluno que está sendo testado conduz a “locomotiva”

    Requisitos

    Os interessados na carreira de maquinista devem ter o segundo grau completo e estar quites com o Serviço Militar. Não há idade limite máxima para admissão, mas a carreira exige uma boa saúde, devido à atividade intensa e ao estresse. Terão preferência para fazer o curso candidatos com curso técnico de mecânica e informática. Outro item desejável é a carteira de motorista. Além de terem noções de trânsito os candidatos a maquinista não podem ser daltônicos, mas a exigência de carteira já elimina muita gente.Os candidatos devem submeter-se a uma espécie de vestibular com provas de informática, português e matemática. Os aprovados serão submetidos a uma bateria de testes médicos e psicológicos para avaliar suas condições de saúde. O psicotécnico da empresa (rigoroso) é feito pelo mesmo grupo que o aplica e interpreta para selecionar candidatos à Marinha Brasileira. Os aprovados nos exames começam um curso e treinamento de três meses sobre mecânica geral de locomotivas, setor elétrico e pneumático de locomotiva, sinalização e via permanente (trilhos], pátios, terminais, regulamento operacional e Sistema de Gestão Integrada.Durante o curso os candidatos recebem uma pequena ajuda de custo. Após a conclusão final do curso recebem um Certificado de Maquinistas e Condutor de Veículos Ferroviários.

    Antigamente os Maquinistas passavam por um período de Estágio Remunerado e normalmente na função de Ajudante de Maquinista ou Foguista ( na época da Maria Fumaça ) por até um ano – iniciava como Manobrador de Pátios e depois passava para trens de Carga e finalmente trens de Passageiros ( maquinista de viagem ). Durante os estágios recebia todas as instruções de rotas, segurança, sinalizações, mecânica , leis , atendimento de urgência , além de ter o curso ginasial completo. Recebiam das empresas um Certificado de Capacitação para ser Maquinista ou Ajudante de trem ferroviário.

    Normalmente são as próprias empresas de transportes ferroviários é quem ministram os Cursos de Maquinistas Ferroviários, visto que não existe uma escola particular para isto devido as mesmas não terem acessos aos trilhos ( modal ferroviário ) para ministrarem seus cursos, com exceção do SENAI que tem convênios com as empresas. Os Operadores de trens recebem o Certificado
    CNCO – Conselho Nacional de Certificação de Operadores de Trens.

    Para você saber tudo sobre as condições para ser um Operador Ferroviário entre neste link : http://www.abmbrasil.com.br/pnco/normas/PNCO-MQ-CS-002.pdf

    Espero ter colaborado na sua pergunta e texto – abrçs – @

Perguntas Relacionadas