Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

sobre o handeball???

eu queria saber as principais regras do handebaal, so as pricipais nao todas as pricipais mesmo,valeu.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

6 Respostas

  1. Regras Básicas:

    Área do Gol: Fica entre a linha de fundo e a linha de 6m. Somente o goleiro pode permanecer na área de gol. O atacante que penetra essa área é castigado com um tiro livre; se for propositadamente e não tiver a posse da bola, será dado tiro livre. O jogador que invadir a área de gol, depois de ter lançado a bola, não está sujeito a qualquer punição, desde que isso não resulte em prejudizo para a ação do adversário.

    Goleiro / Gol: O goleiro é o único jogador que pode se deslocar para qualquer posição da quadra; é o único que pode parar ou rebater a bola com os pés (mas isso apenas na sua área), fora dela deve jogar como qualque jogador de linha. Só sera considerado gol a bola que lançada regularmente ultrapasse inteiramente a linha de gol por, dentro da baliza.

    Manejo da Bola: É permitido lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira, com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos. Segurar a bola durante o máxio de três segundos, mesmo ela estando no chão. Fazer o máximo de três passos com a bola na mão. É proibido conduzir ou manejar a bola com os pés.

    Comportamento: – Para com o adversário – Utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola. Tirar a bola da mão do adversário com as mãos abertas, não importa de que lado. Bloquear o caminho ao adversário com o corpo. É proibido arrancar a bola do adversário com uma ou duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem as mãos.

    Tiro de meta: O tiro de meta é ordenado nos seguintes casos: quando, antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada por um jogador da equipe atacante ou pelo goleiro da equipe defensora, estando este dentro da sua área de gol. O tiro de meta deve ser cobrado dentro da área do goleiro, e só ele poderá colocar a bola em jogo.

    Tiro lateral: O tiro lateral é ordenado desde que a bola tenha ultrapassado totalmente a linha lateral. Ao ser cobrado o jogador deverá manter um pé sobre a linha lateral e o outro fora da quadra, caso isto seje desrespeitado o árbitro poderá ordenar nova cobrança de lateral ou aplicar reversão, dando o direito da cobrança a equipe adversária.

    Tiro de 7m: Este tiro apenas é ordenado com a execução de uma falta grave sobre o adversário; no momento da cobrança os jogadores da defesa e ataque deverão permanecer atrás da linha de 9m. O jogador que for cobrar deverá manter um pé fixo perante a linha de 7m, não podendo invadí-la ou mover este pé.

    Tiro livre: É ordenado tiro livre nos seguintes casos: entrada ou saída irregular de um jogador; mau comportamento; faltas cometidas pelos jogadores na área de gol; lançamento intencional da bola para sua área de gol; faltas do goleiro; execução ou conduta irregular nos tiros de lateral, escanteio, livre, tiro de meta e 7m; atitude antidesportiva.

    Execução: Antes da execução de todos os tiros citados acima a bola deverá pousar na mão do lançador e todos os jogadors deverão ter tomado a posição regularmente. Apenas o lançador pode tocar na bola e este não deve ficar batendo-a contra o chão, pois o árbitro pode considerar o tiro como cobrado e aplicar reversão da jogada.

  2. não pode: segurar a bola por + de 3 seg. dar mais de 3 passos com a bola na mão. deixar a bola tocar no pé [só pode do goleiro] dar duas saidas [bater a bola segurar na mão e bater de novo] recuar a bola pro goleiro [se ele estiver na area].

    1 A Área de Gol
    2 O Manejo da Bola, Jogo Passivo
    3 Faltas e Conduta Anti-desportiva
    4 O Tiro de Saída O Tiro Lateral O Tiro de Meta O Tiro Livre O Tiro de 7 Metros
    5 As Punições

  3. Dentro da quadra, cada time possui 7 jogadores, 6 jogadores de linha e 1 goleiro, que além de ser o único jogador que pode tocar a bola com os pés (dentro da área), e pode atuar como um jogador comum. O número de reservas muda de acordo com as regras de cada campeonato.
    As posições de ataque do handebol são as seguintes:
    • Goleiro , tem função de defender e pode atuar como um jogador delinha;
    • Ponta-esquerda , que joga bem no canto da quadra do lado esquerdo;
    • Meia-esquerda , que joga um pouco atrás do ponta esquerda, ao lado do armador central, geralmente possui um forte arremesso, e a maioria dos fundamentos;
    • Armador-central , geralmente é responsável de armar e chamar as jogadas de ataque;
    • Meia-direita , assim como o Meia-esquerda, porém do lado direito;
    • Ponta-direita , joga na ponta direita da quadra;
    • Pivô , joga infiltrado na defesa do adversário, fazendo bloqueios para os companheiros e recebendo bolas na linha dos 6 metros.
    AS PUNIÇÕES
    As punições no handebol são bastante rígidas, e variam desde a advertência com o cartão amarelo até a desqualificação do jogador com o vermelho. A seguir você terá uma lista com todas as punições possíveis:
    Cartão amarelo
    Serve como advertência a um jogador, em geral é usado em reclamações e algumas faltas.
    Dois minutos
    O jogador que receber esta punição tem de ficar fora do jogo por dois minutos, e o time fica durante este tempo com um jogador a menos. Esta punição é dada a faltas violentas e a substituições incorretas conforme explicado no tópico “jogo”. O jogador também recebe dois minutos se receber o segundo amarelo. Caso o time tenha dois amarelos coletivos, o próximo cartão será substituído por um dois minutos.
    Cartão vermelho
    Caso um jogador receba um cartão vermelho ele deve retirar-se da quadra, inclusive do bando de reservas e não pode mais voltar à mesma. O time fica dois minutos com um jogador a menos e depois desse tempo pode completar com um outro jogador, que não seja aquele expulso.
    O JOGO
    O jogo é constituído por dois tempos de 30 minutos, com 10 minutos de intervalo entre eles.
    Nas últimas olimpíadas de Atlanta foi permitido a utilização do tempo, como no voleibol. O número de substituições é ilimitado, mas elas tem de ser feitas dentro da linha de 4,5 metros que cada time possui, e também elas são feitas sem a interrupção do jogo, caso ocorra uma substituição fora da linha permitida o time sofre uma penalização de 2 minutos ou seja, o time tem de ficar dois minutos com um jogador a menos na quadra, esta penalização também é aplicada para faltas violentas.
    O objetivo básico do jogo é manobrar o adversário passando a bola hábil e rapidamente entre os jogadores, e quando possível arremesá-la ao gol, marcando um ponto. É preciso ter muito jogo de corpo para enganar o adversário, e deixar um companheiro livre. Como no futebol e no basquete é preciso mudar rapidamente de direção e velocidade e usar de passes inesperados para atingir o gol.

    No handebol, o jogador não pode :
    • Tocar a bola com qualquer parte da perna abaixo do joelho;
    • Dar mais do que três passos com a bola na mão, sem batê-la no chão, assim como no basquete um “drible duplo” é tido como falta e o time perde a posse de bola.

    A Quadra

    O TIME

    São 6 jogadores de linha e um goleiro. O time no ataque possui 3 armadores, 2 pontas e 1 pivo. No ataque é preciso passar a bola com velocidade e executar jogadas predefinidas para ultrapassar a defesa. A defesa trabalha circundando a área, protegendo o gol.

    OS ARMADORES

    Os 3 armadores são jogadores normalmente altos e rápidos, o armador central se posiciona entre os dois e normalmente comanda a equipe no ataque. Os 3 executam jogadas rápidas como cruzamentos, engajamento rápido, inversões entre meias e as vezes se posicionam como 2º pivo. Também precisam treinar muito o arremesso da linha dos 9 metros , pois isso é essencial no ataque.

    OS PONTAS

    Estes atletas jogam nas extremidades da quadra buscando “abrir a defesa”, estes precisam ser muito rápidos e ter boa impulsão para o arremesso, pois quando o ponta tem a possibilidade de tentar o arremesso, ele precisa pular muito para buscar o melhor angulo para isso. O ponta também é o atleta que normalmente corre no contra-ataque, mas isso varia em cada equipe.

    O GOLEIRO

    No handball o goleiro precisa de muito reflexo, força e agilidade. O goleiro agarra sempre em pé e usa muito as pernas para realizar as defesas. Ele precisa treinar figuras específicas para cada angulo do gol ou posição do adversário.

    O TRABALHO EM EQUIPE

    No handball é preciso haver um perfeito sincronismo entre os atletas, tanto na defesa quanto no ataque. Na defesa é preciso treinar os principais tipos de marcação, tais como o 6-0 (onde todos os seis defendem próximo a linha dos 6 metros ), 6-0 flutuante (onde os atletas executando uma flutuação triangular próximo a linha de 6 metros ), 5-1 ( onde um atleta marca posicionado mais a fren

  4. Não dar mais que 3 passos com a bola na mão,não invadir a área do gol,não deixar com que a bola bata nos pés,no tiro de 7 metros não mexer o pé da marca de 7 metros,não cometer falta de ataque,7 jogadores na quadra.

Perguntas Relacionadas