(Unaerp-SP)
“Crescimento acelerado do consumo interno, motivado pelas vendas de carros bicombustíveis, estimula investimento de 12,5 bilhões de rais. As vendas de carros movidos a gasolina e a álcool já respondem por 32% do comércio global de veículos do Brasil.”
Todas as opções sobre o Proálcool estão corretas, exceto:
a) O Programa Nacional do Álcool (Próálcool) foi criado em 1975, como uma forma encontrada pelo governo brasileiro para enfrentar as crises do petróleo, iniciadas em 1973.
b) O Proálcool representou uma fonte de desenvolvimento de tecnologias “limpas” por aproveitar a
cana-de-açúcar como combustível.
c) Com o Proálcool, houve a reafirmação das plantations, o que contribuiu para a desconcentração da propriedade da terra.
d) O Proálcool começou a ser desativado a partir de 1986 em conseqüência de uma crise iniciada na safra de cana-de-açúcar que gerou a escassez do combustível.
e) As vendas brasileiras de álcool ao exterior ainda são, basicamente, de álcool industrial. Os principais mercados são Estados Unidos, Índia, Europa e Japão.
OBS: QUERO A RESPOSTA E A JUSTIFICAÇÃO
10 pontos garantidos
Resposta:
Letra d – Porque o Pró-álcool não foi desativado e não gerou uma crise da cana-de-açúcar, produzindo assim a escassez do combustível. Por isso está incorreto.