Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Sobre pagamento de empréstimo bancário atrasado.?

Tenho um empréstimo bancário sem garantia, precisei atrasar algumas parcelas, pretendo pagar mas não agora, o que o banco poderá fazer uma vez que não existe penhora? e quanto tempo leva para entrar em cartório? como procede este trâmite de cobrança?
Agradeço

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Por que você disse que não existe penhora? Você não tem bens, é isso? Se for, não vai tornar sua vida mais fácil, ao contrário: sem garantias, você é considerado insolvente, o que é péssimo para as relações negociais normais.

    Pela prática, desconfio que o banco vai entrar em contato para tentar um acordo com você, oferecendo algum parcelamento ou desconto.

    Se não conseguir pagar, você terá seu nome incluído nos serviços de proteção ao crédito (ex. SPC e Serasa), com o de praxe: fica sem cheques, sem cartão de crédito, ninguém te vende mais nada a crédito. Acaba sendo como uma bandeira de advertência: Cuidado com essa pessoa, ela costuma não pagar as contas, não cumprir o que promete …

    Depois, a seqüência lógica é a via judicial, com uma ação de execução ou cobrança, em que você será citado por um Oficial de Justiça ou via correio para que faça o pagamento de um percentual da dívida e pague o restante em X parcelas (isso vai constar do mandado de citação e é determinado pelo Juiz, de acordo com o Código de Processo Civil).

    Normalmente as pessoas evitam que isso aconteça: é um constrangimento, esta informação se torna pública pela consulta aos sites dos Tribunais, se você precisar mais tarde de algum empréstimo ou financiamento vai ficar mais difícil, talvez se torne um transtorno se necessitar de alugar um imóvel, toda vez que tiver que apresentar uma certidão negativa esta informação estará lá etc.

    E, além disso tudo, existem também as despesas: além da dívida, vai ser condenado ao pagamento de honorários advocatícios,dos juros e correção monetária, das taxas e despesas processuais que, ao final fazem o valor inicial crescer enormemente. Sem contar que vai também precisar de advogado.

    Hoje, as ações de execução são bem mais rápidas que antigamente, por causa de uma reforma na legislação e não deve demorar muito uma sentença.

    Então, deixe de pagar somente na ausência de outras possibilidades. Boa sorte.

  2. Olá raquel tudo bem!

    Gostaria que você tirasse uma dúvida; pois estou indignado com o banco.
    Estou com meu empréstimo atrasado alguns meses além disso,foi renegociado novamente este empréstimo onde novamente não consegui cumprir com o pagamento. O banco por sua vez debitou de minha conta a quantia de R$534,90 como recuperação de crédito em atraso.Daí a dúvida. É correto o banco fazer esse débito em minha conta uma vez que, esse dinheiro fará falta no orçamento da família. Por favor preciso de uma orientação.
    Grato por hora.

Perguntas Relacionadas