Que atitudes é esperada pelos orgãos publicos para sua devida impantação?e das empresas privadas?
e do cidadão comum?
O termo sustentabilidade está sendo utilizado da forma original ou serve apenas de marketing para grandes empresas e politicos elevarem seu status?
4 PONTOS PASSANDO….
JUNTE-SE A NÓS, NESSA CAMPANHA TÃO NOBRE.
E VENHA GANHAR SEUS 4 PONTINHOS
Campanha “Ganhei 4 pontos por não responder nada!”.
……..|¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨…
……..|……….4 Pontos …..|||”|””\__
……..|__________________|||_|___|)< é só copiar e colar!!!!! ........!(@)'(@)""""**!(@)(@)****!(@) --------------------------------------…
As atitudes dos órgão públicos e fazer cumprir as leis, ou seja, fiscalizar as indústrias, a forma de manejo do solo, etc. O cidadão comum pode fazer a sua parte denunciando as degradações provocadas pelas empresas. Quanto ao termo sustentabilidade não é um “marketing para grandes empresas e políticos elevarem seu status.
Seria muito romântico dizer que o ramo industrial, agropecuário, etc… tem como produzir sem que causem poluição, porém, existem medidas para minimizar os impactos ambientais por elas provocadas, no entanto, existem os órgãos competentes que fiscalizam para que as empresas cumpram as normas vigentes.
Embora, existam empresas que fazem marketing desse tipo: ” use os produtos…. que nós plantaremos arvores”, sendo que, na realidade eles são obrigados por lei a fazer o que manda a legislação e, nesse caso não é um favor que estão fazendo e sim cumprindo o que que lhes é imposto pelos orgãos competentes.
Thomas Malthus já havia observado em sua Teoria Populacional Malthusiana que:
“Considerando as condições médias da produção de alimentos nas terras agrícolas, onde os meios de subsistência, nas mais favoráveis das circunstâncias, só poderiam aumentar no máximo, em progressão aritmética enquanto que a população humana vai aumentando em progressão geométrica e desta forma concluiu que não vai dar para alimentar toda a superpopulação.”
O advento da carestia, a fome mundial em todos os países é só uma questão de tempo para acontecer se nossa superpopulação não for controlada por melhores políticas de controle da natalidade que orientem e incentivem a população humana a adotar a pratica dos métodos contraceptivos mais eficientes que já existem a disposição mas que são pouco divulgados e conseqüentemente pouco utilizados principalmente pelas populações de baixa renda.
Superpopulação é o excesso de população. As populações de seres vivos coexistem em equilíbrio há milhares de gerações porque em condições normais uma população equilibra a quantidade de organismos existentes nas outras populações e vice versa, no entanto se por fatores diversos, internos ou externos à própria população, havendo oferta de alimento em abundância e espaço para a população conquistar, a taxa de natalidade fica maior que a taxa de mortalidade e com isso ocorre a explosão populacional, a população cresce exageradamente e passa a se designada como uma superpopulaçao.
Nas relações ecológicas que são observadas nas cadeias alimentares e nas teias alimentares em que as populações de seres vivos estão se relacionando umas com as outras, se alguma população crescer exageradamente, com ela crescerá também as populações dos seus predadores e parasitas que se interessam em comer essa espécie que se desenvolveu exageradamente no ambiente. Por exemplo: Se existir muita carne de herbívoros à disposição, as populações de carnívoros aumentam, e com esse aumento da quantidade de predadores as populações de presas diminuem porque muitos organismos serão caçados e comidos por esses predadores. Por outro lado, diminuindo as populações de presas, diminui também a oferta de alimentos a essas populações de predadores começam a passar fome e muitos começam a morrer de fome ou então migram para outras regiões de forma que uma população controla a quantidade de organismos da outra população e vice-versa. A população de predadores controla a população de presas e a população de presas controla a população de predadores também.
Olá Francisco,
Atualmente “todo mundo é sustentavel”, incluindo empresas que sequer dão a minima para o fator social, caso dos bancos que utilizam do slogan da Amazônia para difundir sua marca.
Antes de saber o que fazer..primeiro devemos nos perguntar o que é sustentabilidade para nós e o que ela pode representar em nossas vidas e para nossa comunidade em geral. O que é ser ecologicamente correto? O que é ser socialmente justo? devemos encontrar respostas para essas perguntas antes de falar em sustentabilidade, porque o conceito de economicamente viavel já sabemos muito bem, e o mesmo norteia muitas de nossas atitudes.
O setor publico e privado devem ser munidos de excelentes planos de gestão ambiental, que sejam eficazes e efetivamente aplicaveis. O primeiro além de assegurar que o segundo cumpra as exigencias legais, também deve servi de exemplo para a sociedade organizada de modo geral (menos corrupção, mais projetos eficientes, menos juros, redução de desigualdades sociais, melhores salarios, plano de educação ambiental dos futuros cidadãos, melhoria nos transportes
coletivos, saude publica e educação em geral…..)
Do cidadão comum cabe a conscientização ambiental e entendimento de que não somos seres isolados, pertencemos a um imenso ecossistema e que alguns nossos atos podem abalar esse equilibrio, o que pode gerar consequencias catastróficas para gerações atuais ou futuras.
sustentabilidade não é um rotulo, mas sim um conteúdo…
visite nosso site:
http://www.florestaviva.org.br