Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

sobre um tco. será q vou precisar de advogado?

Eu fui acusada de ofender, xingar uma criança po telefone mas eu não fiz isso. nunca eu seria capaz de ofender uma criança, mesmo porque eu sou professora e trabalho com crianças, educo, e não ao contrário como estou sendo acusada. a verdade é q a mãe dessa menina nao gosta de mim, eu tenho um relacionamento com o pai das filhas dela eles nao moram mais juntos, mas na dlegacia ela falou que eu a xingo quando passo por ela na rua, sendo que é exatamento o contário, ela nao pode me ver q vai logo me chamando de vagabunda.Então fui xamada na delegacia quando xeguei lá tinha umas um depoimento dessa senhora dizendo q queria me processar, levou a filha até lá, ou seja, tinha me acusado de coisas absurdas, eu assinei o tco e estou aguardando. o q eu queri saber é se ela mesmo sem provas pode fazer algo contra mim? as provas são a palavra dela contra a minha. O q devo Fazer? me respondam por favor!
Francely Dias
Francel

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. Boa tarde Francely,

    Inicialmente, acalme-se e preste atenção. No ordenamento jurídico brasileiro é possível sim, uma pessoa sofrer processo e até, certas vezes, ser condenada sem que para isso seja necessária a apresentação de provas matérias. Mesmo que isso seja possível posso dizer-lhe que isso é muito difícil de ocorrer. Tranquilize-se, o ônus de ter que provar que tais ofensas realmente aconteceram é exclusiva dessa tal mulher, pois é ela quem a acusa e, pelo que você descreveu acima, não vai ser tão fácil para ela fazer essa comprovação. Ela é que pode está cometendo um crime, uma calúnia. Segundo o Código Penal brasileiro:
    CAPÍTULO V: DOS CRIMES CONTRA A HONRA
    Calúnia
    Art. 138 – Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:
    Pena – detenção, de seis (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

    Como já diz a cultura popular: quem não deve não teme. Em relação a necessidade de um advogado, sempre é aconselhável que se busque a orientação de um advogado, que lhe colocará a par dos passos a serem tomados. Mas, novamente, digo-lhe que não se estresse com mentiras. Tudo vai acabar bem. Boa sorte e que Deus te abençoe!

  2. linha 5: “(…)Então fui xamada(…)” (chamada com X)

    e vc ainda é professora? por isso que o brasil nao vai pra frente

  3. Esse tipo de delito de que você foi acusada é enquadrado como crime de menor potencial ofensivo.
    Você assinou um TC (Termo Circunstanciado) perante a autoridade policial, e o caso será levado para o Jecrim (Juizado Especial Criminal).
    Lá, haverá uma audiência na qual o Ministério Público vai te propor uma transação penal. Uma espécie de acordo.
    Normalmente, é entrega de cestas básicas a entidades de beneficência, mas o promotor é quem decide o que deve ser proposto.
    Se você aceitar e cumprir sua parte no acordo, o promotor pede o arquivamento do caso. Nesse caso, o Juiz dá uma sentencinha simples, mandando arquivar tudo, e o episódio não vai figurar em seus antecedentes.
    Caso vc não aceite o acordo proposto, então o promotor oferece a denúncia, ou seja, inicia um processo penal contra você, podendo resultar em condenação, e voce precisará de um advogado para se defender.
    Enfim, esse é o resumo do que vc tem pela frente.
    Boa sorte.

Perguntas Relacionadas