Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Somente casais podem adotar filhos??????????????

Um exemplo: Moro só, tenho uma boa vida financeira, posso pagar uma babá para cuidar do meu filho(a). Não sou casado, apenas namoro, mas minha parceira não vive comigo e não quer dividir responsabilidades, a alguma possibilidade de adotar uma criança???????????? Sim ou não e porque! O que a constituição diz a respeito?????????

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

15 Respostas

  1. Pode-se dizer que a maioria dos juízes não tem preconceito em dar uma criança à adoção para um homem solteiro. O que vale é o bem-estar da crianças. O processo de adoção demora o mesmo tempo que para os casais. E pode até ser mais rápido se o adotante aceitar crianças com mais de 3 anos ou mesmo irmãos.

    Boa sorte querido
    tenha uma boa noite
    =)

  2. meu querido achei isto pra vc :

    O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/90) estabelece regras e restrições para a adoção, quais sejam:

    a idade mínima para se adotar é de 21 anos, sendo irrelevante o estado civil;

    o menor a ser adotado deve ter no máximo 18 anos de idade, salvo quando já convivia com aqueles que o adotarão, caso em que a idade limite é de 21 anos;

    o adotante (aquele que vai adotar) deve ser pelo menos 16 anos mais velho que a criança ou adolescente a ser adotado;

    os ascendentes (avós, bisavós) não podem adotar seus descendentes; irmãos também não podem;

    a adoção depende da concordância, perante o juiz e o promotor de justiça, dos pais biológicos, salvo quando forem desconhecidos ou destituídos do pátrio poder (muitas vezes se cumula, no mesmo processo, o pedido de adoção com o de destituição do pátrio poder dos pais biológicos, neste caso devendo-se comprovar que eles não zelaram pelos direitos da criança ou adolescente envolvido, de acordo com a lei);

    tratando-se de adolescente (maior de doze anos), a adoção depende de seu consentimento expresso;

    antes da sentença de adoção, a lei exige que se cumpra um estágio de convivência entre a criança ou adolescente e os adotantes, por um prazo fixado pelo juiz, o qual pode ser dispensado se a criança tiver menos de um ano de idade ou já estiver na companhia dos adotantes por tempo suficiente.

    Ao contrário do que muitos acreditam, o procedimento para se adotar é simples e rápido, que na grande maioria das vezes termina em poucos meses (menos que um período gestacional). É salutar que as famílias procurem regularizar a situação daquelas crianças ou adolescentes que acolheram e por quais nutrem um sentimento filial.

    Vale dizer, registrar filho de terceiro como próprio é crime, previsto no artigo 242, do Código Penal, pena que pode variar de 2 a 6 anos de reclusão. O registro falso será sempre falso, eis que jamais se convalida com o tempo.

    Por fim, o processo de adoção implica na intervenção de uma equipe técnica, formada por assistentes sociais e psicólogos, que auxiliará na preparação da família no acolhimento de seu futuro filho ou filha.

    espero q te ajude!
    beijos e boa sorte!

  3. Acho que talvez vc consiga se vc procura pelas crianças que são ditas como ” aquelas que não passam pelo controle de qualidade”, infelizmente muitas pessoas só querem adotar crianças saudáveis e bebes e que não tem irmãos…. caso sua vontade de ter uma criança não tem barreiras…. procure por aquelas já grandinhas… e se puder.. vá visitar onde essas crianças moram…. e uma delas irá tocar o seu coração… seja o escolhido! não escolha! Q assim concerteza vc terá uma de suas melhores benção em sua vida!

  4. Eu se fosse juíza, não daria uma criança pra um solteiro deixar aos cuidados de babá, em vez de dar preferência a um casal. Não é só dinheiro que conta, mas todo convívio em família.

  5. Oi! Você pode adotar uma criança sendo solteiro ou não. Mas prepare-se para enfrentar muito preconceito por parte das pessoas envolvidas na adoção. Infelizmente muitas pessoas ainda tem aquela concepção de que um homem sozinho não consegue criar uma criança.
    Procure a Vara da Infância e entre com o pedido de adoção. Mas como você é solteiro e sua parceira não quer assumir também a criança pense bem antes de tomar qualquer decisão.

  6. Bom a assistente social vai visitá-lo e ver principalmente como será a criação desta criança. Não adianta contratar uma babá, pois o que vale mesmo é o amor da família. Então fica tudo a cargo da assistente social. Os homens são engraçados, meu namorado não que nem saber de filhos, mesmo sabendo da minha vontade. Fico feliz de ver que ainda existem homens querendo exercer a paternidade!! Boa sorte para você!!

  7. Segundo a lei (Estatuto da Criança e do Adolescente) uma pessoa solteira pode adotar sim, exatamente como a casada, e sem nenhuma diferença.

    Mas na prática, isso vai depender da cabeça do juiz e/ou dos técnicos envolvidos. Se não forem com a sua cara, inventam qualquer bobagem para alegar que você não “precisa” adotar – como se adoção vizasse o interesse do adotador e não o da criança.

  8. Olá! Eu sei e já vi casos que solteiros podem sim adotar. Vc deve estrar em contato com um orfanato e lá eles irão te esclarerer.

  9. olha acho que vc deve pensar bem, porque apesar de possuir uma boa vida financeira a criança precisar de uma boa educação e muito amo como irá dividir o seu tempo entre namoro trabalho, estudo , lazer etc.

  10. Via de regra sim e passam por um potrocolo incrível. Existe exceções mas tem que ser maior de idade e financeiramente bem estável.

  11. nao,se vc tiver uma vida estabilizada e conseguir comprovar que vc tem condiçoes morais e psicologicas para isso,e poder provar…vc consegue

Perguntas Relacionadas