O governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro lançou nesta terça-feira no Palácio Piratini, em Porto Alegre, o Gabinete Digital.
Será um espaço para “radicalizar a democracia”, ele disse.
Um site na internet que permitira o diálogo com o governador, através, por exemplo, de mesas redondas virtuais com audiências públicas, reclamações e sugestões, inclusive, para a agenda do Governador.
Além disso, o gabinete digital vai permitir que o cidadão gaúcho possa usar a tecnologia aberta em benefício de seus próprios blogs e redes sociais.
Além de abrir o governo, a ideia é incluir digitalmente.
Como prefeito de Porto Alegre, Genro criou o “orçamento participativo”.
Agora, pretende fazer com que a “mobilização em rede seja, não um suporte, mas um dos eixos estruturais da democracia”, disse Vinicius Wu, chefe de gabinete de Genro e idealizador do Gabinete.
A convite do Governo do Rio Grande do Sul, participaram do lançamento alguns dos blogueiros mais sujos do Brasil: Cloaca, Renato Rovai, Rodrigo Viana e este ansioso.
Lá também esteve José Abreu, que se disse mais do que nunca ter orgulho de ser Cidadão Honorário Pelotense !
Clique aqui para ir ao Gabinete Digital.
Paulo Henrique Amorim
28/05/2011
Estudantes do 9º ano ficam abaixo do adequado
Marcelle Souza, Fernanda Barbosa, Adriana Ferraz, Léo Arcoverde e Fabiana Cambricoli
do Agora
No nono ano do ensino fundamental, os alunos deveriam saber de cor a fórmula utilizada para resolver equações do segundo grau. Mas ainda há estudantes que suam para realizar simples operações de divisões nas aulas de matemática.
28/05/2011
‘Resultados por escola ainda são analisados’
Marcelle Souza
do Agora
A Secretaria do Estado da Educação informou que não comentaria a dificuldade do aluno entrevistado, nem as notas da escola Desembargador Luis Ambra. Segundo a pasta, o desempenho de cada unidade é analisado por técnicos. Sobre as falhas estruturais, a secretaria diz que a escola está em obras.
Esse panorama fica claro no resultado do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado). Nenhuma escola estadual da capital alcançou nota considerada adequada para o nono ano. Todas ficaram nos níveis básico e abaixo do básico.
Isso significa que os alunos chegam ao ensino médio com domínio “insuficiente” ou “mínimo”, dos conteúdos de classe. A pior situação ocorre na disciplina de ciências, na qual 76 das 629 escolas avaliadas–12% delas– apresentaram nível abaixo do básico. Em matemática foram 17 escolas e em português, 7.