Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Tem como fazer foto panorâmica com a canon xsi?

Gostaria de saber pois gosto muito desse tipo de foto..agradeço desde ja a resposta.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. Se sua pergunta é, a câmera tem algum assistente para panorama ou faz como algumas da Sony ou Fuji de “clicar” e arrastar, a resposta é não.

    Mas você pode fazer um panorama com qualquer câmera seguindo algumas dicas (abaixo) e usando um bom editor de imagens ou um programa específico para fazer a junção das fotos. Eu uso o Hugin – Panorama photo stitcher (software livre de excelente qualidade, fonte) em breve devo colocar um texto sobre isso no meu blog (fonte).

    Dicas para um bom panorama:

    1) Use um tripé de qualidade que permita o movimento do eixo sem tirar a câmera do nível, é possível fazer panoramas na mão, mas pode dar mais trabalho para colar as imagens e terá menor área completamente alinhada.

    2) Coloque a câmera em nível (existe até nível para colocar no adaptador de flash), se precisar apontar para cima ou para baixo a imagem sairá arredondada, mas fica bonita, ou precisará um programa para corrigir a deformação (pesado para panoramas grandes);

    3) Faça as votos com uma área de interseção grande, eu uso quase 50% de interseção, mas tem programas (plugins para panoramas de editores de imagens caros e famosos) que reclamam de mais de 30% de interseção nas imagens e não conseguem fazer a montagem;

    4) Nunca use modo automático de medição de luz, fotometre no manual para a principal área da imagem (o ponto de maior interesse da foto) e deixe nessa exposição independente de haver uma área muito escura ou muito clara (pode até deixar um ponto a menos ou a mais caso haja uma outra área importante clara ou escura;

    5) Nunca use um polarizador, a menos que saiba o que está fazendo e gire para acertar o ângulo de polarização a cada disparo;

    6) Como normalmente fazemos panoramas de paisagens, prefira trabalhar com diafragma mais fechado (compense no tempo de exposição) pois terá mais profundidade de campo;

    7) Pode usar a câmera na vertical (posição retrato), é até melhor, isso dará mais área na vertical não deixando a foto muito fininha, mas complica para a interseção de imagens e obriga a fazer muito mais fotos (tenho uma panorâmica em Paraty/RJ, no meu flickr que fiz na vertical com 32 fotos – fonte);

    8) Já que a câmera está no tripé, se tiver um cabo disparador, use, poi evita desalinhar a câmera ao acionar o botão disparador nela.

    Espero ter ajudado. Qualquer dúvida entre em contato, meu email está aberto aqui no Y!R e também tenho um email disponível na página “Sobre mim e esse blog” no meu blog.

    Acho que essa resposta será a base para meu texto sobre panorâmicas no blog, só vou completar algo e incluir um básico de uso do Hugin.

  2. Existem máquinas que fazem a montagem panorâmica para você (eu tenho uma que faz isto, a Fujifilm Finepix S1800). Pelas especificações da Canon XSi (http://www.dpreview.com/news/0801/08012403canoneos450d.asp#specs ) ela não faz para ti, então você mesmo terá que fazer a panorâmica.

    Há um roteiro para fazer panorâmica aqui: http://forums.dpreview.com/forums/read.asp?forum=1031&message=28911515

    Basicamente:

    1. meça a exposição da foto toda (em outras palavras, determine abertura, ISO e tempo de exposição)

    2. trave a exposição para todas as fotos (todas as fotos com a mesma abertura, ISO e tempo de exposição) para um valor médio que não estoure ou deixe subexposta as fotos.

    3. faça as fotos. De preferência use um tripé, e gire a câmera um ângulo pequeno de cada vez. Se quiser uma foto com dupla altura, terá que repetir o processo com a câmera apontando um pouco para cima e/ou um pouco para baixo da primeira “linha de fotos”. Tome cuidado para que as fotos tenham sempre um pouco do que saiu na foto anterior e na linha anterior (por exemplo, se a foto que você acabou de fazer tem uma flor bem no canto à direita, e a próxima foto é um pouco à direita desta, então veja que a mesma flor aparece no canto à esquerda, de forma que você tem um elemento de sobreposição para fazer a colagem mais tarde).

    4. use um programa para fazer panorâmicas. Pode ser o Hugin, por exemplo.

Perguntas Relacionadas