Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Tem sentido o Brasil produzir navios quando a Ásia pode fazer isto por custos mais baixos?

Ou isto é um projeto como o cubano ou norte coreano de fechar as portas do país a importações e exportações?
Anderson Lost:Não é tão simples. Se assim fosse nenhum país importaria nada.A pergunta a se fazer é quais as razões que levam os países a não fazerem isto.
Se fosse uma boa ideia,todos produziriam tudo em seus países.
Fabio, que eu saiba a Argentina está crescendo mais que o Brasil e tem um outro país, mas não me lembro no momento.

You must login to add an answer.

6 Answers

  1. Brasil produz navios = criação de empregos para os brasileiros.

    Ásia produz navios = desemprego para os brasileiros e sucateamento da industria naval.

  2. Acho que uma atividade econômica não deve ser abandonada, pelo simples fato de que existe um outro fornecedor que a faça melhor e/ou mais barato.

    A indústria naval brasileira pode até não se comparar a asiática, em níveis de qualidade e preço, mas jamais o conseguirá se desenvolver se optar por abandonar suas atividades.

    A concorrência e importante para a economia mundial, e por melhor que a indústria naval asiática seja, provavelmente ainda não é capaz de suprir a demanda por navios de todo o planeta. De forma que existe espaço e demanda para empresas de outros países, ofertarem seus produtos.

    E depois se a indústria naval da ásia, fosse a única ofertante de navios para o mercado mundial, seria uma espécie de monopólio. Onde a falta de concorrência com outras empresas do mundo, permitiria que ela praticasse preços mais elevados, e não se preocupasse tanto em gerar inovações e diferenciais em seus produtos, com o objetivo de conquistar o mercado. Acarretando assim em uma queda na evolução tecnológica, e talvez até de qualidade em seus navios.

  3. O Brasil ainda vai levar uns dois anos para poder botar pra navegar o navio que a MULLA lançou ao mar. Um estaleiro nacional é importante, mas não se pode desviar os recursos para coisas mais importantes como a saúde e educação que estão uma MER.DA, e não me venham dizer que a culpa é de FHC.

  4. Sim, tem sentido reativar a indústria naval,que assim como a indústria de construção civil emprega muita mão de obra.Os custos de produção mais altos, ao longo de alguns anos,estarão no mesmo nível dos asiáticos.As encomendas para 2011 estarão provavelmente a preços competitivos.O que é necessário termos em mente é a expansão das indústrias de apoio,tais como a siderúrgica entre outras.A China pela sua agressividade no comércio exterior, pode acabar com parques industriais no mundo inteiro.Sua política de isenção de impostos,custos vis de mão de obra, poderá ser um tiro no pé,prejudicando o comércio interno pela baixo poder de compra de seus cidadãos.O Brasil tem como maior importador justamente a China e também é para quem exportamos mais.Não creio que qualquer novo presidente que assumir, mudará esse ativo comércio com os países asiáticos,principalmente a China.Deus te abençoe e bons negócios.

  5. Aparte da questão de geração de empregos aqui eda auto-determinação de um povo, existem algumas outras questões a serem discutidas:
    – Efeito multiplicador a Teoria de Leontief ( Premio Nobel de Economia) é que um emprego criado gera outros na economia como uma conseqüência igual a queda de dominó. Tomemos um exemplo como a indústria naval, provoca incrementos na mineração, na siderurgia, na indústria metal-mecanica, ,plantio de arvores , manufatura de madeira, produtos eletromecânicos, transporte, bancos, e ouros tantos. só para dar-lhe uma idéia um emprego gerado na siderurgia provoca a criação de outros 38 na economia como um todo.
    – Estratégia de penetração no mercado internacional : como garantia de transporte disponível e sobre controle, fretes , seguros etc….
    – Estratégia de segurança: defesa de vários ítens referentes a soberania nacional.
    – Poder de barganha: obtenção de vantagens mútuas nas negociações
    Afora a postura política e outras intercorrentes.

  6. Sem dúvida alguma tem todo o sentido sim, a geração de empregos e aquecimento do mercado, a diferença de custo de produção retorna em dobro em forma de arrecadação de impostos e aquecimento econômico resultado do efeito dominó. baseado em ações como estas que o governo brasileiro enfrentou a crise mundial, em quanto os paises mais ricos do mundo e tidos como economicamente sólidos buscam desesperadamente recuperar suas economias o brasil bate récordes. “Esta pergunda lembra atitudes tomadas pelo governo FHC”. Não sou partidário nem defensor do governo atual, mas é preciso reconhecer a forma como souberam conduzir a economia.
    Desenvolvimento se busca com investimento e crise se combate com trabalho.

Related Questions