Alguém que entenda de seguro me responda uma coisa, faço um seguro veicular e na proposta vamos usar como exemplo vem a informação de que a vigência do seguro é a partir da 00:00 do dia 09/10/2010 até 00:00 do dia 09/10/2011. O mesmo documento informa que a seguradora tem 15 dias a partir do recebimento da proposta para aceitar ou não o seguro. Caso ocorra um sinistro nesse perído de 15 dias e a seguradora eventualmente não tenha respondido ainda à proposta o que acontece, ela deve cobrir ou não, considerando o seguro já pago.
você está assegurado a partir da aceitação da proposta pela seguradora,fora
isto,você não tem seguro,portanto,lhe pergunto :
Sem seguro você vai requerer o que ?
No lugar da seguradora, vc faria oque?
A rigor, não!
A Seguradora tem ATÉ 15 dias para se pronunciar sobre a aceitação ou não da proposta, o que significa que ela pode se pronunciar somente no 15º dia, ou no mesmo dia da sua apreentação. Quando o seguro é aceito, o pronunciamento da Seguradora se dá através da emissão da apólice. E, quando não, mediante a devolução da proposta e eventual pagamento antecipado do prêmio que tenha sido feito, através de carta endereçada ao proponente.
É importante salientar que a hipótese que você levanta é extremamente difícil de ocorrer, pois, já no momento da cotação, o corretor, ou quem suas vezes fizer, tem pleno conhecimento da política de aceitação da Seguradora, e não apresentaria proposta que estivesse em desacordo com tal política, sob pena de ser penalizado administrativa, civil e até criminalmente, caso a sua hipótese venha se concretizar.