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Anônimo(a)

Tenho Marea 2.0 20 V,99.Por que ar cond. pára de gelar até o ponteiro de temp. marcar o meio e quando paro?

Troquei compressor/condensador/filtro do ar condicionado. Já fiz limpeza e troca do gás, Já troquei o relé na parte eletrica do ar cond.
Mas verifiquei que o reservatório de expansão (água do radiador) está com pequenos vazamentos, no painel nao fica com temperatura elevada, marca somente o meio. Este vazamento pode estar atrapalhando o funcionamento do ar condionado? apesar no painel nao mostrar que esta aquecendo em alta temperatura?
Portanto, assim que o ponteiro da temperatura marca o meio do medidor no painel, percebo que o compressor do ar condicionado pára de funcionar, como também assim que páro de acelerar o carro, como exemplo: dou uma parada no semáforo o ar condicionado pára de funcionar e manda somente o ar quente. O tempo em que o compressor fica parado é até a temperatura diminuir um pouco aí volta novamente a gelar, Cara, será que toda essa situação é somente por causa do reservatório de expansão ( água do radiador) que está com vazamentos? Valeu!

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2 Answers

  1. São os sensores informando o compressor das condições inadequadas de funcionamento, que o desligam para não sobrecarregar o motor do veiculo.
    Não devem existir vazamentos de nenhum reservatório!

  2. OLÁ GIBRAN ! O sistema de controle do sistema de climatização automotiva tem uma interrelação direta com o funcionamento do veículo , formando com ele uma espécie de “parceria” , de tal forma que o mau funcionamento de um não pode prejudicar o funcionamento do outro.

    No seu caso ( Marea ) o sistema é similar ao do meu carro ( uma Alfa Romeo 145 ) e posso falar com razoável conhecimento sobre alguns pontos que voce mencionou:

    Ao parar o carro no semáforo, voce percebe que o sistema de controle do ar condicionado desliga o compressor por alguns instantes e que neste tempo a ar que sai do painél não está sendo resfriado.

    Na verdade , não é exatamente isso que acontece : O que acontece é que ao desacelerar o motor abaixo de 1000 RPM o software de controle corta o acoplamento magnético da polia do compressor e volta a ligá-lo alguns segundos depois….. so que o compressor não gela imediatamente porque é preciso que a pressão de descarga do sistema atinja 250 PSI, pois so acima deste valor é que a ventoinha é acionada na rotação máxima …..

    Isso é normal para este carro ( e para o meu também) ….mas eu modifiquei o sistema para evitar este desconforto : coloquei um relé ( rele simples de 4 pinos ) que é acionado pelo fio que energiza a polia magnética , de forma que quando o compressor entra , a ventoinha entra imediatamente ( no meu caso entra na velocidade mínima , o que ja é bastante para esfriar o ar insuflado na cabine)

    Se voce for fazer o mesmo, observe que como a ventoinha trabalha com o positivo permanentemente ligado , voce precisará do negativo ( terra ) para ligar a ventoinha ( pegue do terminal de terra do prórpio compressor , usando fio de 4mm2, e ligue no polo 30 do relé).

    O polos 86 do relé voce também liga no terra ( chassis) e o polo 85 voce liga no fio que comanda a polia magnética do compressor.

    O polo 87 ( saída do relé) voce vai ligar, com fio grosso ( 4mm2) ao terminal superior da resitência da ventoinha do radiador ( junto com o fio que ja está lá ) .

    Pronto !

    Agora voce precisa corrigir o vazamento de água da refrigeração do motor, porque existe um sensor no motor que informa à centralina de gerenciamento quando a temperatura do bloco do motor fica acima do valor limite e quando isso acontece a centralina imediatamente “corta” o ar condicionado, para evitar um superaquecimento do sistema.

    Outra coisa que voce pode fazer para melhorar o rendimento do ar condicionado é mandar reenrolar o motor da ventoinha do motor para a tensão de 11.0 Volts ( o especialista em enrolamento de motores sabe como fazer isso ) , fazendo com que o motor trabalhe numa RPM maior quando a tensão estiver na faixa dos 12,5 volts ( os motores de corrente contínua – como é o caso do automóvel – variam sua RPM conforme a voltagem com que são alimentados ).

    Assim, um motor enrolado para trabalhar com 11.0 Volts, rodará numa velocidade 10% maior quando for alimentado em 12.5 Volts !!

    Acho que deu pra entender, não é ??

    Ajudei?

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