Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Tenho um filho adotivo, mas ele nunca soube que é, nem quero que saiba, tem como ele descobrir?

Ele tem 10 anos agora, adotei ainda bebê, fiz todo o processo de adoção legal. mas eu não quero que saiba que é adotado, não vejo necessidade e não quero que ele descubra para não ficar triste. será que temcomo ele saber de alguma forma sem que ninguém conte a ele, algum papel escrito, qualquer coisa. obrigada

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

27 Respostas

  1. Acho que naum,mas eh uma grande falta de consideração sua naum contar a ele.E se ele descobrir depois pela boca de outra pessoa sera mtu pior pra ti,ai sim que ele vai ficar chatiado.

  2. Claro que tem. Reveja suas convicções, pois, se você contar ao seu filho ainda criança, é mais fácil dele aceitar, porque se ele descobrir depois de adulto, ou na adolescência, provavelmente levará uma mágoa maior em relação a você. As pessoas tem o direito de saber a verdade sobre suas próprias vidas, ele te respeitará mais se você mesma contar.

  3. Sem dúvida tem inumeras foras de ele descobrir isso… o certo seria encontrar um jeito carinho de contar isso a ele mas, já lhe adianto não é uma tarefa facil, esteja preparada pra ele ficar triste, se revoltar e tudo mais… mas ainda assim é melhor que vc faça isso agora do mais tarde!!

    Pra vc não se desanimar, vou te dizer que tenho uma vizinha que contou pro filho dela isso, com todo o jeito do mundo, disse a ele que ele era o filhinho do coração dela, que ela amava ele com todas as forças do mundo e que iria entender se ele ficasse triste com ela!!!
    Mas que ela havia feito aquilo (adotado) ele pelo imenso amor que sentiu desde o primeiro isntante em que o viu!!
    Logico que o menino chorou e tudo mais, mas hoje ele diz que se ele encontrasse a mãe verdadeira dele, ele não iria nem querer saber dela, pq ele hoje tem a mãezinha do coração!!!

    bjss boa sorte e muita força!!!

  4. Neste mundo cada vez mais digitalizado, será quase impossível manter um segredo destes

  5. Tem como ele saber. Qualquer exame genético prova isso. Se você ou o pai precisar doar sangue para ele por exemplo pode ser totalmente incompatível. Os pais verdadeiros podem encontrá-los. Ademais a diferenças físicas provam e muito. Começa a prepará-lo para contar a verdade. A mentira é a rainha da discórdia.

  6. Tem sim. Principalmente quando um assunto tão intimo e de familia é exposto aqui no YR. Eu excluiria essa pergunta por segurança, não existe mais criança “Bobinha”.

  7. Bom quem tem que tomar essa decisão é você é melhor o garoto saber por você do que de qualquer outra forma…

  8. Mais cedo ou mais tarde ele compreenderá que geneticamente não se parece com ninguém.
    A melhor coisa é contar.
    Diga-lhe que vai contar para ele uma história de amor.
    Que ele saiba de VOCÊ e não dos outros, que vc o amou de tal maneira que resolveu ser a mãe dele, pois ele não tinha mãe nenhuma.
    Faça isto, de todo seu coração e verá o desfecho feliz dessa história de amor.

  9. Eu iria querer saber a verdade, fora se um dia ele desconfiar, e começar ir atrás um dia a verdade aparece.

  10. é melhor ele ficar sabendo por vc doque por terçeiros!!!
    vai que alguem conte…. mesmo que seja sem querer!
    acho que ele tem o direito de saber…. o amor que ele sente por vc, não será abalado… acho que vai fortaleçer mais ainda!

  11. A qualquer momento ele descobre, na ficção isso acontece sempre, vai chegar uma hora que não tem como esconder a verdade, arrume uma oportunidade e com muita calma conte tudo pra ele, a não ser que você não o considere como filho legítimo.

  12. a 10 anos atraz eu creio que ja havia informação suficiente pra saber que filho adotivo sempre tem que saber a verdade do começo. Agora ele não deve saber mesmo! seria uma revelação sem tamanho. Se ele desconfiar poderá descobrir sim, é dificil mas pode. E tambem pessoas maldosas poderá falar , sabe como é segredo compartilhado com mais de uma pessoa…espero que nunca descubra nessas alturas…

  13. Acho melhor vc contar a ele, pois pode alguem contar, ai sim ,ele pode ficar revoltado com vc, as coisas nunca são escondida pra sempre, tem sempre uma pessoa que pode revelar, tenha coragem e fale com ele,explique que ele é filho do coração.Vc tambem pode primeiro procurar uma psicologa e pedir concelho a ele . Boa sorte.

  14. vai que ele descobre fuçando nas suas coisas um dia, sei la…sem querer, ou ele escute alguma conversa, ou então um dia esteja na aula de biologia na escola e descobrir q os exames de sangue dos pais não combinam com o dele, uma amiga minha descobriu q era adotada assim, na 8a serie…
    o melhor é vc sempre contar…não vejo mal algum em ele saber disso, afinal vcs são pais mesmo dele..pais são aqueles que criam e não simplesmente quem dá a luz…

  15. Antes de mais nada, receba os meus parabéns pelo ato da adoção.

    Carine, muitos estão te orientando a contar pra ele você mesma, mas sinceramente não sei se é o melhor a se fazer não… não a esta altura.

    Estou tirando por mim:

    Se eu descobrisse hoje que eu sou um filho adotivo, não mudaria em nada o que sinto por minha mãe. Mas isso porque eu já sou adulto.

    Talvez até a amasse mais, por ter me dado tudo o que tive mesmo sem ter sido gerado por ela.
    Sobretudo amor.

    Porém aos 10 anos, com a personalidade em formação… não sei.

    Alguns dirão que não contar seria viver na mentira. Não é. Não há mentira nenhuma aí.

    Ele é seu filho, você o criou, você ainda o cria, você o ama, assim como ele a você.

    Não existe mentira nenhuma.

  16. bem a caso na minha familia meu pai resolveu contar a ele depois dos dezoito ele disse que ja desconfiava,nao pelo fato de meu pai o tratar mal,mas porque os amiguinhos dele sempre falavam,”vc e adotado”..Bem eu acho melhor que vc conte de que outras pessoas pois o que importa nao e de onde viemos e sim quem sempre cuidou da gente!!!!
    palavra de quem vive isso…
    FORÇAS E DEUS TE ABENÇOE!!!!

  17. ´Ninguém gosta de Mentira, nem você.
    Uma pessoa descobrir, que foi criado, com uma mentira, é terrível.
    Está com dez anos, hora ótima, para conversar com ele, a respeito.
    Não fale, isso, sem antes, se preparar e prepara-lo, com profissionais, de psicologia.

  18. Olá! Você está no seu direito em não falar a verdade, mas te digo que tem como ele saber sim… sabe quando você adotou ele, bem… uma coisa existe no direito na hora da adoção, as relações do adotado com a família de sangue extinguem-se, mas persiste o vínculo sanguineo, ou seja, persiste para fins de casamento, para evitar de um adotado casar com um irmão, irmã, pai, mãe, avós, neto, neta, e como o direito controla isso? dá uma olhada na certidão de nacimento de seu filho, lá embaixo estará escrito “consta averbação”, isso quer dizer que alguma coisa está averbada no cartório onde ele foi registrado… quando ele, seu filho, for casar, no cartório irão olhar o que está averbado, para assim poder verificar se ele não está casando com algum familiar de sangue (mas neste caso ele nem fica sabendo do que está averbado). O problema todo é se teu filho inventa de querer saber o que está averbado, no cartório não rião mostrar (pelo menos não deviam), mas ele pode pedir para o Juiz, na Justiça. Normalmente as pessoas leigas não sabem disso, mas quem faz direito com um bom professor de direito de família, com certeza ficará sabendo. Pense bem se esconder é a melhor saída!

  19. A Verdade Sempre Aparece ! Um Dia Sem Mais Nem Menos Ele Irá Descobrir ! É Melhor Você Contar a Ele Antes Que Ele Descubra ! Não Faltam Pessoas Maldosas Para Botar Lenhas na Fogueira e , aí Será Tarde Demais , pois o Gatoto Ficará com Raiva de Você e Não Confiará mais em Você , Ficará Totalmente Revoltado ! JÁ VÍ MUITOS E MUITOS CASOS ASSIM !*

  20. Não faça isso com seu filho. Saber que é adotado não fará com que ele seja menos feliz, pelo contrário, é um motivo de orgulho, pois ele nasceu do coração e não da barriga. A adoção é um ato de amor que deve ser compartilhada com todas as pessoas e jamais deve ser omitida. Mais cedo ou mais tarde ele ficará sabendo e aí será doloroso pra ele ter sido enganado.

  21. Ele VAI descobrir, mais cedo ou mais tarde.

    Quando alguém tem um segredo, as pessoas sempre percebem. Podem não saber qual é o segredo, mas percebem que alguma coisa está sendo escondida.

    E você pode ter certeza que mais cedo ou mais tarde (afinal, “para sempre” é muito tempo) o mais provavel é que alguém dê com a lingua nos dentes.

    E quando (“quando”, não “se”) ele não irá sentir-se triste por ter sido adotado, irá sentir-se furioso por ter sido enganado durante a vida inteira. A confiança que tem em você será quebrada de uma forma tão violenta que provavelmente ele nunca mais volte a confiar em você outra vez.

  22. é possivel sim.pois geralmente em caso de adoção mais pessoas ficam sabendo ,mas continue cuidando dele,ele foi escolhido com amor e assim tem que ser,o filho gerado na barriga agente não escolhe nem sexo nem cor nem nada,a adoção é um caso de amor a primeira vista,faça seu filho saber que ele é amado todos os dias e se um dia a verdade aparecer ele não vai sofrer.

  23. A verdade é o melhor caminho, sempre. Mesmo que a pessoa tenha esta resistência em contar ao filho sua verdadeira origem, isto repercutirá muito negativamente no futuro. Esta criança poderá tomar conhecimento dos fatos atraves mesmo de alguma briga com um parente que contará a verdadeira origem de forma errda. Portanto, estes pais adotivos temem por sí e são egoistas, temem perder o filho; quando na verdade o verdeiro amor fará com que este adolescente não vá embora. Mas se eles já começaram com mentiras e teimam nestas mentiras, como este filho poderá confiar neles no futuro ? Se estes pais usam da mentira, como obrigam o filho a falar e agir com a verdae ? Quando ele descobrir não ficará triste, ficará revoltado com toda esta situação de mentira o que é bem pior. Você não vê necessidade mas, quem é você para saber o que é melhor ao filho? Será que não esta agindo de forma egoista? Seu filho não tem odireito de saber de sua própria história? O que vc. realmente teme? Claro que tem como ele descobrir, completante 18 anos ele terá acesso ao processo e se chocará com tudo o que existe lá dentro. E vc. como ficará ? Com 18 anos ele poderá requerer o desarquivamento do processo !!! Portanto amiga, use a verdade e doa aquem doer, converse com seu garoto enquanto alguém não converse com ele por você ! Se isto não for possíve vc. fazer, peça auxílio a um profissional de psicologia. Seu filho tem direito em saber da origem e vc. tem obrigaçãode revelar. Não precisa temer porque ele deve amar você e isto segurará a adoção.
    Abraços carinhosos.

Perguntas Relacionadas