Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Tenho um filho de 8 anos e recentemente ele adquiriu o habito de chupas os dedos todos de uma vez.Porque será?

Cristie e Batera valeu pela resposta vocês entenderam a pergunta.
Tem outra coisa sim que mudou no meu filho, esses dias ele fica preocupado demais se alguém atrasa para chegar em casa (ou pai ou eu a mãe) e também eu trabalho só um dia na semana e ele não gosta que eu vá mesmo se ele estiver na escola. Qualquer lugar que eu vou ele tem que estar junto e ir junto (fora da casa) até mesmo com o pai e com os irmãos não gosta de ficar se eu não estiver presente. Eu não estou achando grave mas é certamente uma coisa emocional e eu estou tentando descobrir o que é. Também ele não sai da casa sozinho a gente não deixa (para que fez alusão a isto).
Para Mauricio, sei do Freud eu não vivo na época da pedra mas não tudo se encaixa com a analise dele. Tente Alfred Adler e Carl Gustav Jung para variar 😉

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

8 Respostas

  1. eeee
    n sei n
    acho melhó vc cuida mais onde ele vai e os amigos deles
    se é filho unico é perigo
    hoje ele chupa dedo

  2. Existem teorias -maravilhooosas- relacionadas a esse assunto que a gente tá ‘debatendo’ aqui, oriundas do brilhante trabalho do Freud. Elas falam a respeito dos impulsos “prazerosos” da mente humana, dizendo que estes, além de serem responsáveis pelos nossos atos, são inevitáveis e insaciáveis. De modo que a pessoa precisa externalizar de algum modo esses impulsos, proporcionando prazer e satisfação para a mente, e TUDO o que ela -a pessoa- faz é em busca de algum tipo de satisfação pessoal. A origem desses impulsos está na infância, mais precisamente no modo como se deu a sexualidade infantil da criança. Na infância são “criadas” algumas zonas erógenas no nosso corpo, entre elas está, por exemplo, a boca(desenvolvida no ato de mamar) e o ânus(no ato de defecar) Acredite se quiser, mas cagar é extremamente prazeroso para uma criança (para os adultos também, porém nos temos esse prazer reprimido em nosso inconsciente, pois é inaceitável para um ser adulto admitir que sente prazer fazendo isso HUEIA) e o ato de mamar, depois da primeira mamada, deixa de ser feito exclusivamente pela necessidade vital de se alimentar, passando a ser um ato de puro prazer.
    Dessa forma, um ser que, por exemplo, não teve um bom desenvolvimento de alguma de suas zonas erógenas tem maiores chances de ter ali desenvolvida uma zona “anormal”, que surtirá efeitos no futuro. Assim, por exemplo, se você privar uma criança de colocar coisas na boca quando ela é pequena, esta terá maiores chances de se tornar fumante, pois sentirá uma “necessidade” maior de satisfazer essa zona do seu corpo (a boca).

    Talvez você não entenda muito bem isso, ou ache meio absurdo, pois, de fato, é algo bem estranho ao senso comum, além de ser difícil de explicar assim, em poucas palavras.

  3. Pode ser uma bobeira momentânea ou pode ser algo mais sério, acompanhe outros hábitos dele e não se faça de rogada em investigar seus passos na escola, vizinhança ou no seu circulo social, veja se está tudo em ordem por onde ele costuma transitar e o que é principal, converse com ele mas sem aquela pressão de polícia.

    Bjus!

  4. procurar ajuda profissional talvez seja melhor pois se trata de um tipo de disturbio provocado na
    idade infantil
    acredito que sozinha nao consiga convencelo a deixar esse abto
    corre o risco de agravar ainda mais

  5. Certamente que ele está passando por problema que o levam a regridir à fase anterior de sua evolução. É uma defesa. Procure um psicólogo que ele o ajudará melhor.

  6. Cuidado se for tudo de repente aconteceu então uma coisa com ele com certeza. Chama-se isso de ansiedade de separação nas crianças. Tenta descobrir as crianças e entra neste site para mais informações!

  7. Isabel:

    Se eu fosse você daria um tempo antes de pensar em psicólogo.
    Não chamaria a atenção dele, de forma a criticá-lo, mas perguntaria se ele está com dor de dente.
    Uma pergunta tola, mas que demonstrará a observação e o cuidado que tem para com ele.

    Creio que possa ser algo ligado a alguma pequenina dificuldade momentânea, muito natural em crianças dessa idade e que não deixa de ser “uma pequena ansiedade”, aquela que temos, vez por outra.

    Observe os amiguinhos, o seu gostar em relação a professora,o que mudou, mas bem como maezona mesmo. Aquilo que fazemos sempre.

    Quando relata a preocupação do seu filho em relação ao atraso e a sua ausência, sugiro que você tente contar historinhas relatando que ausência não é falta de amor, e nessa contadas com muita alegria, deixe o final pra ele criar, utilizando de perguntas tipo:

    Será que o menino está sentindo medo de que????

    Ria e peça pra ele completar.

    Você terá oportunidade de vasculhar “a preocupação dele”, na sua ausência ou em atrasos da família.
    Talvez ele tenha assistido algum filme que não entendeu e que tratava de perdas ou história de amiguinhos…ou muito mais provável, ele deve estará entrando em contato com explicações sobre a morte e pode estar assustado.

    Grande beijo e boa sorte.

Perguntas Relacionadas