Minha irmã tem 17 anos , esta cursando o 2 ano.
Mais percebi que ela tem dificuldade para escrever.
troca letras com m e n , p e b, f e v …
c e s .
Ao ler uma redação dela percebi que ela nada tendo muitos erros de português .
Gostaria de saber como posso ajuda-la.
Ela ao ler tb tem dificuldade , não respeita os pontos e vírgulas.
ela e muito boa em matemática, mais em português ela tem muita dificuldade.
Rosana, não tente fazer isso sozinha. Melhor sua irmã ser avaliada primeiro por um médico para ver se não se trata de dislexia ou algum distúrbio semelhante. Só depois que for afastada ou confirmada a hipótese de um distúrbio neurológico é que poderá efetivamente ajudá-la. Boa sorte!
olha eu acho q vc deveria levar ela até um reforço escolar para ver se ela consegue melhorar em português ….
espero ter ajudado
http://www.soportugues.com.br
:>)
Com relação à troca das letras…
Caso m e n – certamente ela esteja errando na regrinha que antes de b e p se escreve m. Simplesmente é só ajudá-la a entender o conceito. Talvez não esteja claro a ela com relação não ao m, mas ao uso do n. Além de dizer que usa-se o m antes de b e p, diga a ela que o n é usado antes de qualquer consoante, que não o b e p.
Caso p e b; e f e v; – não sei se você percebeu, mas as letras que ela se atrapalha estão relacionadas da seguinte maneira: p e f são apenas as consoantes surdas (não-sonoras) opostas de seus referenciais sonoros b e v, respectivamente. Aí sim pode haver algum problema. A ajuda de um fonoaudiólogo seria bom.
Caso c e s – exercícios de ortografia ajudam, já que não existem regras precisas para o uso dessa letras.
Ela ao ler tb tem dificuldade , não respeita os pontos e vírgulas…
Talvez sua irmã tenha sido simplesmente não ensinada a respeitar a pontuação na escola. A famosa leitura “trem-bala”. Além disso, procure saber se o professor de sua irmã ensinou pontuações. Muitos professores acham isso irrelevante, mas fazem com que muitos alunos escrevam e/ou leiam pessimamente, além de escrever muitas vezes coisas que tenham sentidos diferentes, enquanto as ideias seriam outras. Na verdade, muitos professores (e não são poucos) não sabem nem ensinar pontuação: muitos deles têm ainda a velha ideia de que se põe vírgula quando há uma pausa na respiração. Totalmente errada porém.
Acredito que o caso dela seja puramente fonético-fonológico. Bons exercícios ajudam. Se você quiser uma ajuda profissional para tirar suas dúvidas, procure um fonoaudiólogo. Ele certamente irá te ajudar.
Espero ter te ajudado!
Pode ser falta de atenção… Ou, Defeitos Associados à Lesão Cerebral e/ou Lesão Orgânica. Por exemplo: Dislexia. Não estou afirmando que ela tenha isso, só explicando como funciona.
A Dislexia caracteriza-se por dificuldade em aprender a ler, acompanhados de erros gramaticais na escrita.
-Dislexia adquirida: resulta de lesões cerebrais.
-Dislexia da evolução: resulta de pertubações do desenvolvimento neurológico.
-O dislexo comete alguns erros ao escrever.
-Mudança na ordem das letras de uma palavra, como (aro no lugar de ora) (protuguês no lugar de português).
-Rotação de letras; envolve aquelas letras que são imagem da outra (p e b, d e b, m e w), resultado fipuei em lugar de fiquei.
-Omissão de letras, como nessidade em lugar de necessidade.
-Acrécimo de letras, maiorria em lugar de maioria.
-Substituição de letras, como brimavera em lugar de primavera.
Procure um Pedagogo (a) ou Psicopedagogo na Escola, tal profissional tem condições de avaliá-la. E, se necessário, encaminhar ao profissional competente: Fonoaudiólogo. Existem alguns exercícios que podem ajudá-la. Sou Pedagogo e, já trabalhei com alunos com esse problema. Procure se informar na Escola.
http://www.analfabetofuncional.com