Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

teoria da relatividade, uso no cotidiano, o que?

como a teoria da relatividade é usada no cotidiano?

me deem exemplos e falem mais, de forma clara e objetiva, pois preciso apresentar um trabalho na escola sobre isso, e por favor nao encham de lumbriga com textos enormes.

muito obrigado

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. Amigo, vejo um pouco de dificuldades para dizer da utilidade material da teoria da relatividade. Ela teve um contribuição mais científica, para explicar o mundo e as leis da física. Agora, dizendo como ela foi comprovada, será mais fácil de dizer. Uma utilidade material que ela teve e uma de suas comprovações foi a invenção da bomba atômica. Einstein havia descoberto a equação E=mc², mas duvidava que um dia alguém conseguiria quebrar o núcleo de um átomo para conseguir tanta energia. Ele dizia que para romper o núcleo de um átomo era necessário uma energia muito maior do que a energia liberada pelo átomo. E acabou tratando a questão como impossível e sem utilidade. Quem quer gastar muita energia para obter uma quantidade de energia menor? Mas outros cientistas descobriram como romper sem precisar de energia. Perceberam que isso era possível com substâncias radioativas. Assim, com a invenção da bomba atômica, pode-se comprovar aquela equação que acabei de mostrar, onde massa desaparecia e virava energia.
    Além da bomba atômica, e energia nuclear (em usinas nucleares), as comprovações (ou aplicações) da teoria da relatividade pode ser vista nos satélites que ficam orbitando em torno da Terra. Sabendo-se que o relógio atômico é o mais perfeito relógio que o homem criou e não se atrasa e nem adianta qualquer mínimo acréscimo de tempo, pode-se constatar diferenças entre dois relógios, um estando aqui na Terra e outro em um satélite. Ora, se os dois relógios marcavam o mesmo tempo, antes do satélite deixar a Terra, como então o relógio do satélite estava defasado com o da Terra, passado uns tempos? Isso se explica pela conclusão da Teoria da Relatividade (pela equação da dilatação do tempo). Também, pode-se dizer que culturalmente a Teoria da Relatividade trouxe contribuições. Pois vários filmes de ficção são feitos a partir dessa teoria.Assim, a filmes de viagem no tempo foram feitos em cima da teoria da relatividade, em cima do que a equação de dilatação do tempo levou a concluir. Assim, eles perceberam que o relógio atômico do satélite viajou no tempo em micro segundos. E não é atoa que todos os satélites de tempo em tempo, seus relógios são reajustados de acordo com o da Terra.
    Outra fato que foi observado no céu do Brasil, foi a curvatura do espaço-tempo causado por uma massa. Enquanto Einstein esteve no Rio de Janeiro, cientistas observavam no nordeste (com seus telescópios) durante um eclipse, a luz solar sofrendo um desvio pela lua.
    A contribuição que ela trouxe foi mais em nível científico (explicações do universo e do mundo, dando possibilidades que novas teorias sejam construídas a partir dela) do que em nível material (tecnológico, cultural, etc.) para a humanidade.

    EM RESUMO:

    – BOMBA NUCLEAR;
    – ENERGIA NUCLEAR;
    – TROUXE CONTRIBUIÇÕES CULTURAIS;
    – PERMITIU COMPREENDER O UNIVERSO DE UMA FORMA JAMAIS IMAGINADA POR ALGUÉM;
    – PERMITIU NOVAS TEORIAS SEREM CONSTRUIDAS A PARTIR DELA;
    – COMPROVOU-SE NAS DEFASAGENS DE TEMPO ENTRE RELÓGIOS ATÔMICOS DA TERRA E DE UM SATÉLITE ORBITANDO A TERRA;
    – COMPROVOU-SE COM OBSERVAÇÕES ASTRONÔMICAS FEITAS EM SOLO BRASILEIRO.

Perguntas Relacionadas