Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

thomas hobbes !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!?

queria saber sobre esse teorico do absolutismo !

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. Filósofo e cientista político inglês, Thomas Hobbes nasceu em Westport, hoje parte de Malmesbury, em 5 de abril de 1588, e veio a falecer em 4 de dezembro de 1679 é outro filósofo cuja vida está vinculada à monarquia inglesa, uma vez que a política e as intrigas da corte afetaram sua existência e, sem dúvida, também seu pensamento filosófico.
    Tornou-se preceptor de William Cavendish, que viria depois a ser o 2º Duque de Devonshire, ficando amigo da família Cavendish por toda a vida. Como de hábito na época, viajou com seu aluno à França e Itália, onde verificou que a filosofia de Aristóteles que ensinavam em Oxford estava sendo combatida e desacreditada devido às descobertas de Galileo e Kepler.
    Decidiu-se então pela vida intelectual. O principal fruto dos estudos clássicos a que nesse momento se dedicou foi à tradução da obra de Tucididas, um historiador grego analista político e moral da guerra do Reloponeso. A escolha desse autor e a publicação de sua tradução em 1629 provavelmente se deram devido à preocupação de Hobbes com a agitação política na Inglaterra e representaria um alerta seu contra a democracia, que teria enfraquecido a antiga Atenas.
    Com a morte de seu aluno, o 2º Duque de Devonshire, Hobbes voltou a viajar, só que agora em companhia do filho de Sir Gervase Clinton. Durante sua estada na França, entre 1629 e 1631, ele estudou Euclides e tornou-se especialmente interessado em Matemática, mas foi chamado de volta à Inglaterra para se tornar o preceptor de outro William Cavendish, filho de seu primeiro discípulo. Durante uma terceira viagem ao continente, com o jovem Cavendish de 1634 a 1637, ele se encontrou com Marin Mersenne, um reputado matemático e teólogo, e em 1636 com Galileo e René Descartes cuja ciência e filosofia o impressionaram.
    Hobbes recorda em sua autobiografia que por esta ocasião, em uma roda de intelectuais, alguém perguntou “O que é o sentido?”, e ninguém soube responder. Então lhe ocorreu que, se as coisas materiais e todas as suas partes estivessem em repouso ou movimento uniforme, não poderia haver distinção de nada e conseqüentemente nenhuma percepção, e em sendo assim, a causa de tudo estaria na diversidade do movimento, idéia essa que foi lançada em seu primeiro livro filosófico “Uma curta abordagem a respeito dos Primeiros Princípios”. Ele então planejou uma trilogia filosófica: “De Corpore”, demonstrando que os fenômenos físicos são explicáveis em termos de movimento e que seria publicado em 1655; “De Homine”, tratando especificamente do movimento envolvido no conhecimento e apetite humano e que seria publicado em 1658; e “De Cive”, a respeito da organização social e que seria publicado em 1642.
    Leia mais sobre a sua obra O Leviatã no link : O Leviatã http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Hobbes

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Hobbes

Perguntas Relacionadas