Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Tomate é ou não uma fruta?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

14 Respostas

  1. Responder essa pergunta é fácil se você souber a diferença entre fruta e legume.

    A principal pergunta a fazer é: a coisa tem sementes?

    Se tiver, tecnicamente você terá uma fruta. Por isso, tomate é uma fruta.

    Se você pensar bem, então, várias outras coisas que você nunca achou que eram frutas o são: pepinos e vagens, por exemplo!

    Os legumes, como os rabanetes, aipos e cenouras não têm sementes. Por isso, são classificados como legumes!

  2. Depende. Tecnicamente, é uma fruta. Mas como não é doce, é usado como legume. Assim, as coisas não são isto ou aquilo. São o que são, dependendo do ponto de vista. Se sua mãe, à sobremesa, lhe dá um tomate, é fruta. Se sua mãe, ao cozinhar, faz um refogado com tomate ou põe na sopa ou faz salada… então é legume. Sob o ponto de vista botânico é uma coisa, sob o ponto de vista culinário é outra.

  3. O tomate é uma fruta boa rica em vitaminas A, B e C, sais minerais (como Fósforo, Ferro, Potássio e Magnésio) e Licopeno. Além disso, contém baixo teor de calorias (cada 100g contém apenas 21 calorias).

    A vitamina A é indispensável para a normalidade da vista, mucosas e pele, auxilia o crescimento e evita infecções.

    As vitaminas do Complexo B ajudam na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, tonificam o músculo cardíaco, colaboram para a pele e para o crescimento.

    Já a vitamina C, principal componente do tomate, dá resistência aos vasos sanguíneos, vitalidade às gengivas, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, contribuindo no combate a infecções e cicatrização de ferimentos.

    O Potássio e um mineral importante no controle da pressão arterial, nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares.

    Os tomates também são, de longe, a fonte mais rica em Licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata.

    O licopeno é um carotenóide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango e no mamão. Quanto mais intensa for a cor vermelha do tomate, mais rico em antioxidante ele será.

    Por ser um carotenóide, o Licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do Licopeno no organismo. Por isso, para tornar sua preparação à base de tomates ainda mais poderosa e saudável, acrescente 1 fio de azeite de oliva extra-virgem processado à frio.

    Outra característica observada pelos estudos foi que o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos. Sendo assim, capriche nos molhos e sopas de tomate.

    É importante mencionar que o processo de industrialização do tomate, para a elaboração de molhos prontos, catchup e outros, não destrói o licopeno, mas… fique de olho nos rótulos e escolha aqueles com menores teores de calorias e sódio.

    Além do “superpoderoso” Licopeno, os tomates são também fontes de Vitamina C e de Potássio, mineral importante no controle da pressão arterial, nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares.

    O tomate é excelente vigorizador do organismo, purificador do sangue, combate doenças do fígado, o desgaste mental, perturbações digestivas e pulmonares, sendo contra-indicado para pessoas que sofram de fermentações gástricas e acidez no estômago.

    O suco de tomate puro servido com salsa ajuda a dissolver cálculos renais e, na luta contra infecções em geral, exerce efeito antisséptico no corpo, neutralizando resíduos ácidos.

    Na hora de comprar, é preciso levar em conta a forma como vão ser preparados. Para molhos, sopas ou cremes, eles precisam ser bem maduros, vermelhos, sem sinais de machucadura ou manchas. Para saladas, precisam ter cor uniforme e serem firmes e lisos. Os de aparência irregular precisam ser cozidos ou empregados em sucos.

    O tomate maduro pode ser conservado em geladeira por uma semana e o verde por até 3 semanas.

    Seu período de safra vai de maio a julho.

  4. é uma fruta apesar de vc ouvir flar que eh um legume! minha tia é nutricionista e flou q era fruta

  5. vou ser objetiva.. tudo que tem caroço ou sementes é frutas pode opservar entao pela dica tomate é sim uma fruta..

  6. Sim… Tomate é uma fruta!!! Geralmente as pessoas pensam ser uma verdura… Mas não é…!

    Espero ter ajudado!

    Tchau!

  7. Se tem semente é fruta.

    Banana e Abacaxi não são frutas, enquanto pepinos são!

  8. Tomate é um fruto e não uma fruta ou um legumes.
    É um fruto proveniente do tomateiro.
    As pessoas costumam confundir com legumes
    por não ser doce, por ser usados em saladas,
    junto com a comida salgada…
    Mas não é, é um fruto !

  9. Basicamente – se tem semente então é fruta, se nao é verdura.
    Entao o tomate é uma fruta.
    x

Perguntas Relacionadas