O que a propaganda quer dizer com isso?
É trem ou é metrô?
tem trilhos de tram ou metrô?
E o mais importante…. é rapido como o metrô ou lerdo como o trem?
Porque aqui em Sp os trens são um tédio… caraca que negócio lento aquilo.
Alguém tem informações concretas sobre isso? abraço!!!
Rsrsrs…Os trens da CPTM estao um caos mesmo ! (Um lixo)…Abração !
Trabalho no Metrô, portanto a informação é concreta, certo?
Bom, é o seguinte: primeiramente, o metrô nada mais é do que um tipo de ferrovia, só que urbana, certo? Portanto, tudo é trem. Só que o metrô de SP foi construído com tecnologia moderna, o que o faz ter a rapidez e o intervalo menor do que a atual CPTM, que herdou os trilhos da CBTU e da FEPASA, linhas que foram construídas há mais de um século. Os trilhos do Metrô e da CPTM são os mesmos, não há diferença alguma, a diferença está na energia de tração dos trens, que nas linhas 1, 2 e 3 do Metrô é captada por terceiro trilho (uma barra que corre paralela ao trilho, um pouco mais acima) e na linha 5 do Metrô e nas linhas da CPTM é por Rede Aérea (aquele fio lá em cima). Portanto, esse negócio de que a energia corre no trilho é lenda, trilho é para passar a roda do trem, só isso.
Quanto ao trem da CPTM ser lerdo, é justamente esta a transformação em metrô. Os trens mais novos da CPTM (os que rodam na Marginal Pinheiros e os que vão para Guaianazes), são mais modernos que os do Metrô e desenvolvem a mesma velocidade que os trens do Metrô. O que falta é trocar os equipamentos de controle e reformar as linhas em si, para que estes trens possam desenvolver sua velocidade plena e diminuir seu intervalo. É a mesma coisa que você ter uma Ferrari e andar numa rua de terra, entendeu?
E é justamente isso que vai acontecer. O sistema de controle de uma linha ferroviária é feito de maneira remota (tanto no Metrô quanto na CPTM), sendo que no Metrô, a única coisa que o operador faz em condições normais é anunciar o nome das estações, o resto é automático. Isso dá maior rapidez aos trens. Na CPTM, é operado em semi-automático, onde o operador acelera, freia, abre e fecha as portas, porém, ele só acelera até uma certa velocidade, que é dada PELO SISTEMA DE TRÁFEGO, ou seja, se naquele trecho da linha, o máximo que o sistema permite de velocidade é 50km/h, não adianta ele querer acelerar mais que isso, que ele não consegue.
Em resumo, o sistema de controle de tráfego da CPTM está sendo todo trocado, e será o mesmo do Metrô, aí sim os trens poderão andar mais rápido, ok? E aí, então, tudo será Metrô.
Dê graça aos governantes, pois já foi muito pior, mais lentos e com mais acidentes. Desde Mário Conas e Geraldo Alkimin estão ótimos, em comparação com o passado. Estão comprando trens novos que vão funcionar como Metro, rápidos, limpos e eficientes. Devem estar esperando o momento político oportuno (véspera das eleições) para lançá-los nas linhas.
Que vão reformar para melhorar o conforto dos passageiros