Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Trem com qualidade de metrô?

O que a propaganda quer dizer com isso?
É trem ou é metrô?
tem trilhos de tram ou metrô?
E o mais importante…. é rapido como o metrô ou lerdo como o trem?
Porque aqui em Sp os trens são um tédio… caraca que negócio lento aquilo.

Alguém tem informações concretas sobre isso? abraço!!!

You must login to add an answer.

4 Answers

  1. Trabalho no Metrô, portanto a informação é concreta, certo?

    Bom, é o seguinte: primeiramente, o metrô nada mais é do que um tipo de ferrovia, só que urbana, certo? Portanto, tudo é trem. Só que o metrô de SP foi construído com tecnologia moderna, o que o faz ter a rapidez e o intervalo menor do que a atual CPTM, que herdou os trilhos da CBTU e da FEPASA, linhas que foram construídas há mais de um século. Os trilhos do Metrô e da CPTM são os mesmos, não há diferença alguma, a diferença está na energia de tração dos trens, que nas linhas 1, 2 e 3 do Metrô é captada por terceiro trilho (uma barra que corre paralela ao trilho, um pouco mais acima) e na linha 5 do Metrô e nas linhas da CPTM é por Rede Aérea (aquele fio lá em cima). Portanto, esse negócio de que a energia corre no trilho é lenda, trilho é para passar a roda do trem, só isso.
    Quanto ao trem da CPTM ser lerdo, é justamente esta a transformação em metrô. Os trens mais novos da CPTM (os que rodam na Marginal Pinheiros e os que vão para Guaianazes), são mais modernos que os do Metrô e desenvolvem a mesma velocidade que os trens do Metrô. O que falta é trocar os equipamentos de controle e reformar as linhas em si, para que estes trens possam desenvolver sua velocidade plena e diminuir seu intervalo. É a mesma coisa que você ter uma Ferrari e andar numa rua de terra, entendeu?
    E é justamente isso que vai acontecer. O sistema de controle de uma linha ferroviária é feito de maneira remota (tanto no Metrô quanto na CPTM), sendo que no Metrô, a única coisa que o operador faz em condições normais é anunciar o nome das estações, o resto é automático. Isso dá maior rapidez aos trens. Na CPTM, é operado em semi-automático, onde o operador acelera, freia, abre e fecha as portas, porém, ele só acelera até uma certa velocidade, que é dada PELO SISTEMA DE TRÁFEGO, ou seja, se naquele trecho da linha, o máximo que o sistema permite de velocidade é 50km/h, não adianta ele querer acelerar mais que isso, que ele não consegue.
    Em resumo, o sistema de controle de tráfego da CPTM está sendo todo trocado, e será o mesmo do Metrô, aí sim os trens poderão andar mais rápido, ok? E aí, então, tudo será Metrô.

  2. Dê graça aos governantes, pois já foi muito pior, mais lentos e com mais acidentes. Desde Mário Conas e Geraldo Alkimin estão ótimos, em comparação com o passado. Estão comprando trens novos que vão funcionar como Metro, rápidos, limpos e eficientes. Devem estar esperando o momento político oportuno (véspera das eleições) para lançá-los nas linhas.

Related Questions