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  • 0
Anônimo(a)

Trens à vapor – alguém sabe como funcionava os motores desses trens ?

Outra coisa – qual a velocidade média ou máxima que podia ser alcançada por esses trens ?

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3 Respostas

  1. 1 caldeira com agua,1 fornalha em baixo,vapor criado,empurrava o embolo p´ra fora,1 valvula deixava escapar a pressão,com o movimento da roda,o embolo retornava,a pressão o empelia de volta .e td começava de novo ,bem parecido com motor a gasolina !!!!!!!! a velocidade max, chegava a de 60,a 80 km,no max.

  2. Sem alongar muito, pois não haveria espaço e seria mais fácil pesquisar na Internet. Mas os motores dos trens a vapor, que é chamado de máquina a vapor costumeiramente refere-se também a turbina a vapor outro tipo de máquina térmica que exploram a pressão do vapor. Todas as máquinas térmicas funcionam baseadas no princípio de que o calor é uma forma de energia, ou seja, pode ser utilizado para produzir trabalho, e seu funcionamento obedece às leis da termodinâmica. Embora a invenção do motor de combustão interna no final do século XIX parecesse ter tornado obsoleta a máquina a vapor, ela ainda hoje é muito utilizada, por exemplo, nos reatores nucleares que servem para produzir energia elétrica. No caso da máquina a vapor, o fluido de trabalho é o vapor de água sob alta pressão e a alta temperatura. O funcionamento da turbina a vapor baseia-se no principio de expansão do vapor, gerando diminuição na temperatura e energia interna; essa energia interna perdida pela massa de gás reaparece na forma de energia mecânica, pela força exercida contra um êmbolo. Há diversas classificações possíveis para as turbinas a vapor, mas a mais comum é dividi-las entre:

    De condensação – É um sistema fechado de geração de energia. Neste, o vapor tanto atravessa a turbina fazendo-a girar como também, ao ser condensado, gera uma zona de baixa pressão no difusor de saída da turbina aumentando o giro e realimentando a caldeira com o agente para novo ciclo. É o tipo mais comum em centrais termoeléctricas e nucleares.

    De contra-pressão – Assim chamado é o método mais arcaico que se pode usar numa máquina térmica. É o mesmo projeto de Heron de Alexandria usado no segundo século antes de Cristo, o sistema Contra-Pressão é similar a uma máquina a vapor conhecida pelo nome de aeolípile.

    O fato do vapor não passar por um condensador ao sair da turbina, ocasiona a perda de potencia da turbina. Ele deixa a turbina ainda com certa pressão e temperatura e pode ser aproveitado em outras etapas de uma planta de processo químico, seja em aquecedores, destiladores, estufas, ou simplesmente é lançado na atmosfera. Este tipo é muito usado para acionamento ou cogeração de energia, em usinas petroquímicas, navios, plataformas de petróleo, etc…embora seja o sistema mais primitivo de captação de energia.

    Para você ter uma idéia como é o funcionamento de um motor à vapor usado nos trens acesse este link : http://ciencia.hsw.uol.com.br/motor-a-vapor1.htm

    Quanto a velocidade média era muito variável de acordo à inclinação do solo que podia ser de 40 à 60 k/hora e em alguns locais chegava à média de 80 k/hora – já teve trens à vapores na Inglaterra que alcançou a velocidade média de 203 k/hora em sentido do solo inclinado ( em declive ).

    Espero que voce seja somente caçador de ETs, por que se for de Trolls !!! – babaridade , vai encontrar vários nas Categorias de Transportes – E antes que alguém diga – OBRIGADO PELO “ELOGIO” e pela palavra “FONTE ou POÇO DE INFORMAÇÃO” – alguém deve entender – abrçs ao amigo TofM também e provavelmente no final da semana que vem estarei ai na sua cidade para nos conhecer-mos pessoalmente – @

  3. Eu sei!
    O motor é movido por combustão externa más, temos melhores respostas aqui. E parece que nesta semana apareceu um novo amigo sincero. Queria conhece-lo

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