Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Um caso desses seria abuso de autoridade ou cárcere privado?

Conheço uma adolescente de 16 anos q foi numa balada sem autorização dos pais e voltou muito tarde e tb foi malcriada, como castigo ficou trancada em casa no feriadão da semana passada sem tv, net, telefone, piscina e sem passear e se divertir, perdeu festa de aniversário, praia e churrasco q rolaram no feriadão e teve ralar muito nas tarefas domésticas em casa, quando não tinha nada pra fazer ficava num quartinho de castigo pra refletir no péssimo comportamento q teve. Os pais conversaram com ela e estão avaliando a atitude dela, decidiram q se ela vacilar de novo irão repetir esse castigo no próximo feriadão e até prolongar por uma semana inteira…

Vcs acham q esses pais estão abusando da autoridade e mantendo a filha em cárcere privado com essas punições ou acham q eles tem o direito de castigar a filha desobediente e malcriada desse jeito? Obrigado pela atenção!

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

16 Respostas

  1. Não há configuração de qualquer crime na conduta desses pais. Eles tem sim o direito de repreender a filha mal criada e não vislumbro qualquer exagero em deixa-la trancada de castigo. Lembre-se que as condutas de abuso de autoridade e carcere privado são crimes graves e querer imputá-los a esses pais seria exagero.

  2. Nenhum nem outro….
    Se os pais não corrigirem agora, com certeza, chorarão depois…
    Os limites têm que ser dados…
    A fase da Adolescência é cheia de problemas, cheia de STRESS tanto para o adolescente como para os pais. A gente tem consciência disso.
    A meu ver, os pais estão certíssimos quanto a conduta tomada.
    Merecem os parabéns….

  3. Olha, se eles literalmente trancaram a filha em casa, ou seja, impediram ela de passar pela porta de saida, foi meio errado. Eu nao aguentaria.
    Ficar sem praia, festa, telefone, piscina ateh vai, pq ai eh um castigo normal. Quanto ao quartinho, achei bem do mal. Essa menina nao matou ninguem, nao roubou os pais, nao se involveu com drogas, bandidos, ela apenas saiu sem autorizacao. Um dialogo com os pais seria eficaz, pois as vzs ela pensou que os pais proibiriam ela por pura chatice, e seria legal ela saber que foi por causa da seguranca dela.
    Merece castigo? sim. Carcere privado? nao.

  4. eles estão corretos
    em briga de marido e mulher ninguem mete a colher
    e em briga de pai e filha ninguem se
    mete cada um educa o filho da maneira que
    acha que esta certa

  5. Olha eu tenho uma sogra ,que por ter criado o filhos sozinha,e trabalhava a noite,eles começaram a usar drogas escondido dela,ela trabalhava muito,e as vezes durante o dia também para eles terem roupa comida,pra cria-los ela chegou até passar fome,a autoridade dela era forte mais não o suficiênte,ela não estava em casa a noite,e não faltou conversa,depois de muitos anos de uso ,quando o filho estava sendo ameaçado,e endividado que ela foi descobrir,foi um baque,ela sempre criou eles sozinha,e depois de casado o filho teve recaída,e quase perdeu o casamento,agora,eu como nora,via ,que como eles não tiveram pai,com uma rédia curta,eles foram criados no excesso de liberdade,dois teve problema com drogas ,e a filha era preguiçosa nunca ajudava a mãe,então vejo esses pais estão de parabéns,eles não pateram ,eles simplismente puniram,com castigo,se a moça quer se divertir precisa conhecer os limites ,essa fase é dura,eu tenho um filho quase nesta idade,e dou muito sermão,se falhar comigo,ele perde a confiança dos pais,aí ele fica sozinho,e este mundo esta perdido de coisas ruins,ele é novo ainda ,portanto castigo,é uma boa,porque é melhor ser duros agora doque ela chorar depois,na adolescencia a meninada não quer ter limite,e nem freio,mas não conhecem os perigos e acham que são capazes de muita coisa,mas tem coisa ruim que acontece pela falta da prudência ,e os adolescentes falham nisso sempre.

  6. Ramayana.

    Entendo que voc deva ser um adolescente e tenha ficado indignado, mas lembre-se que ainda vivemos em uma sociedade bem agressiva, e vocês ‘aborrecentes’ querem a razão pra si, agora imagine se por exemplo essa menina no meio da madrugada arrumasse uma confusão das ‘bravas’ e fosse parar numa delegacia e por lei, somente os pais ou responsáveis poderiam tira-la de lá, ela com certeza ia querer muito sair de lá, ou seja, os pais em casa dormindo teriam que levantar e ir num ambiente como esse pra retirar a filhinha e ainda aguentar aquela cara de nojo que todo adolescente faz quando é repreendido, e caso tomassem uma medida de surra teriam que ouvir que se batesse nela seriam denunciados para o conselho tutelar.

    A medida foi mais que adequada, foi excelente, se não pode bater, não pode gritar e nem nada, alguma coisa precisa ser feita, ou será que deixar o barco correr e depois chorar mais tarde seria o correto?

    O mundo esta assim por execsso de liberdade, a geração passada foi criada na base da cinta mesmo e ai de quem se metesse no meio de uma ‘pisa’ bem dada em cima de criança ou adolescente malcriado, esse excesso de paternalismo é uma b¨%$, os que são pais e tem problemas com a rebeldia desmedida, sabe muito bem o que é entrar num ouvido e sair pelo outro, trabalho em escola, e ja cansei de ver pais irem várias vezes por causa de rebeldia e quando se pergunta se tem ‘cinta’ dentro de casa eles dizem:

    _Imaginaaaaaaaaaaa…eu bater no meu filho??? Onde pensa que estamos?? No século passado??

    So que séculos passados, o filho poderia ter barba na cara e filhos, pai e mãe falavam, eles abaixavam a cabeça, mesmo quando os genitores estavam errados.

    Meus pais mesmo falam, quer autoridade?? complete 18 anos, junte suas trouxas e alugue um canto, ai você faz o que quiser, mas debaixo do nosso teto, comendo de nossa comida, tendo roupa lavada a partir da agua que nos pagamos, quem dá as ordens sou nós

    Se o Brasil voltasse a ser como antes, quando pai e mãe tinha autoridade mesmo, teriamos homens e mulheres de bem, e não essa nojeira de hoje em dia de moleque dando na cara de pai e mãe.

  7. Os pais tem todo direito de disciplinar a filha do modo que considerarem o mais correto. A menina foi para uma balada sem autorização dos pais, voltou muito tarde e ainda foi malcriada, se fosse minha filha, além do castigo teria levado uma surra. A permissividade entre os jovens, que se alastra na n/sociedade tem sua origem na complacencia que os pais apresentam na educação dos filhos, originando filhos e filhas, em boa parte, usuários de drogas, alcool, sexo indiscriminado, falta total de disciplina. Mais uma vez afirmo, os pais da garota estão certissimos, , seu objetivo é fazer da filha uma boa cidadã e não uma periguete. Falar de abuso de autoridade e cárcere privado e algo totalmente fora do conceito.

  8. se for menor de idade e dependente financeira e economicamente dos pais, estão correto e devem fazer iso quantas vzses for ncessario;
    agora uma criança se educa até os 8 anos de idade; a partir dai as faculdades já estão formadas e os exemplos e os costumes absorvidos pro bem ou promal; seria apenas deixar aflorar as tendencias internas; a partir dos 8 anos é botar no eixo e controlar seja como for; a dor é o melhor meio de se aprender e corrigir os erros.
    muitos jovens só serão gente após os 30 e as vezs 40 anos.

  9. Não concordo com você
    pois veja meu caso tenho 15anos
    quando me comporto mal fico de castigo
    pois que me educou e me criou foi meu papai

  10. Não tipifica nem abuso de Autoridade e Cárcere Privado já é algo muito forte para um castigo (aí só analisando o fato). Não basta apenas um único castigo! mesmo assim, pode vir a tipificar…
    Porém,. só quem comete Abuso de autoridade são os elencados no
    Art. 5º Considera-se autoridade, para da lei, quem exerce cargo, emprego ou função pública, de natureza civil, ou militar, ainda que transitoriamente e sem remuneração”.
    Os pais dela não estão incluídos neste rol! logo não cometeram crime de abuso de autoridade.
    Já Cárcere privado…
    Há controvérsias, a lei anda omissa neste sentido, mas já existe jusrisprudências a favor. E projetos de leis contra maus-tratos ao “menor”… Nossa é tanto fato que precisa ser avaliado no caso que vc relatou que não podemos generalizar. E ela já tem idade suficiente para saber se sofre qq tipo de abuso físico ou mental. Se ela acredita que está sofrendo algum “castigo” desnecessário, ou exagerado demais, cabe a própria menina procurar as autordaes cabíveis para que seja averiguado o fato!

  11. Não é preciso ser tão radicais, mais estão é ensinando-a a respeitar as regras, a ter responsabilidade e caráter.

  12. Discordo com a atitude dos pais e da filha, ninguém tem o direito de prender ninguém sendo pai ou não! Também a filha mereceu um castigo por desobedecido os pais, mas chegar a castiga-la dessa forma… isso faz que o adolescente se sinta oprimido pelos pais. Não concordo com a atitude dos pais de prende-la em casa sem deixa-la sair nem pra tomar um ar!
    Isso chega a ser um caso de cárcere privado, pois é posto no código penal brasileiro no capítulo dos crimes contra a liberdade individual, no art.148 Privar alguém de sua liberdade, mediante seqüestro ou cárcere privado. é punivel com reclusão, de 1 a 3 anos. Podendo ser aumentada de 2 a 5 anos se a vítima é ascendente, descendente ou cônjuge do agente, se o crime é praticado mediante internação da vítima em casa de saúde ou hospital, se a privação da liberdade dura mais de 15 dias. E se resulta à vítima, em razão de maus-tratos ou da natureza da detenção, grave sofrimento físico ou moral a pena é de 2 a 8 anos.
    Os pais tem direitos de educar seus filhos, mas prende-los em casa ou em qualquer outro ambiente… é CRIME e leva cadeia! Sendo justo nem e nem a lei concordam com isso!
    Existem outros métodos para se educar um filho, como o método que para mim é melhor que é conversar, pois nessa idade o fundamental para um adolescente é o diálogo entre pais e filhos, dizendo que não gostou da atitude da menina e que por isso ela ficaria um bom tempo sem ir em festas e sua confiança por ela havia acabado e ele teria que lutar para merece-la de volta!!!!
    Espero ter ajudado. Bjos

Perguntas Relacionadas