Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Uma boa mãe deve castigar os filhos quando é necessário?

Não sou pai, mas queria saber a opiniõ de vcs, tenho uma amiga q é bastante severa na educação dos filhos de 12 e 10 anos, ela tb é uma mãe muito carinhosa e atenciosa e cria os garotos sozinha, mas diz q quando eles aprontam não tem conversa fiada e ficam de castigo, segundo ela uma boa mãe deve dar amor e carinho todo dia, mas tb deve dar casigo quando os filhos merecerem, no ultimo fds os garotos falaram palavrão na presença da familia, coisa q é proibido pela mãe, e como punição foram proibidos de ir numa festinha de aniversário q eles queriam muito ir e durante a festa tiveram q ficar em casa escrevendo 500 vezes “prometo nunca mais falar nomes feios na frente de minha mãe e da minha familia”. E nada de tv e internet no restante do fds…

Vcs acham minha amiga uma mãe durona e quadrada ou acham q ela tá certa em castigar os filhos dela quando eles pisam na bola? Esse corretivo foi merecido?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

31 Respostas

  1. Está certíssima. É por isso que hoje em dia vemos muitas crianças sem educação, porque os adultos estão muito benevolentes. Corretivo merecido.

  2. olha nessa vida nada é certo, será que isso não vai torná los agressivos no futuro, adolescente é um perigo quando possuem magoas dentro de si. escondem as coisas dos pais, acabam fazendo coisas erradas.

  3. Com toda certeza é uma forma boa de ensinalos…
    Se fosse comigo dava umas varadas ainda antes de colocar de castigo…
    Nessa idade ou vc manda ou é mandado, nao tem meio termo!!!
    Sou pai e sei o que estou falando…

  4. Sim, uma boa mãe deve repreender seus filhos quando fazem algo errado. Aliás, é por não repreender os filhos que a gente vê tanto pitboy, tanto adolescente sem limites por aí. Tá certa sim.

    Não sei se eu faria igual à ela, em deixar os meninos sem a festinha. Mas cada mãe sabe o que mais atinge seus filhotes.

  5. Castigar por castigar não adianta de nada. O importante é corrigir e fazer com que a criança se arrependa do erro. Por isso que é importante castigar, dar umas “palmadas” (com muitas aspas, ok?!), mas tudo com o intuito da correção.

  6. Ela esta certissima em punir os 02, se ela não fizer isso, eles a cobraram mais pela frente.
    Tem que mostrar pra eles que quem manda é ela e não eles, pois caso contrario não drá certo.
    Amor, carinho acima de tudo, mas com respeito e educação.
    Não ela não é durona nem, quadrada.. Apenas faz o que acha melhor pro filhos!

  7. 500 vezes? Ela exagerou. Eu castigo minhas pimpolhas, mas com moderação. (de uma forma que elas, quando crescerem, lembrem dos castigos sem traumas, e possam achar graça daquela situação).
    BBBjo.

  8. não.

    o que se pode fazer é punir.

    o que é bem diferente de castigar.

    o máximo da punição é retirar todos direitos a regalias.

    o máximo do castigo é a tortura, o que é o caso na escrita exaustiva da mesma frase por crianças tão pequenas, ela inclusive pode ser punida com base no estatuto da criança.

    além disso, a pessoa para ter direito de punir deve ser o perfeito bom exemplo, caso contrário não tem moral nehuma para poder punir.

  9. Acho que só punir não adianta, tem que fazer o filho entender o que pode ou não pode, mas as vezes só psicólogos para dar jeito.

  10. olha! tem um versículo na bíblia que o Senhor fala: Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão. Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem (Provérbios 3:11-12). tenho 23 anos e fui educado a moda antiga sabe, quando os pais bastavam olhar; e a gente já entendia o que o olhar deles queriam dizer, já apanhei por merecimento mesmo,com cinto do lado de fivela, alguns tapas na boca quando falava palavras de baixo escalão, mas nunca apanhei de vara. e hoje agradeço a eles por terem me educado. eu sou e favor que tenham um dialogo primeiro, falar para o filho que isso não é legal e dizer as conseqüências que ele irá ter se fizer isso de novo. pronto: falou e não resolveu, ai sim entra o cinto. hoje tem leis que os pais não podem bater nos filhos, claro que não pode espancar a criança, mas ca entre nós: um cinto sempre foi “bom” né? hoje vejo crianças que não respeitam os pais, que falam mais altos, e ainda agridem fisicamente, isso foi falta de surra mesmo quando criança, mas as “nossas autoridades” entende que isso não é bom né? eu apanhei quando criança, e hoje não sou nenhum marginal, não sou uma pessoa violenta, trabalho estudo e bla bla bla. eu acho certo o que sua amiga faz.porém sou a favor de um dialogo antes. se ela não educar, o mundo educa né!

  11. Eu não sei se a forma está correta, mas é sempre melhor que ela faça isso agora do que ir visitá-los na penitenciária daqui a alguns anos, não é? Enfim, ela está dando limites, que é tudo o que uma criança e um adolescente precisam para se tornar pessoas de bem. No futuro, eles irão agradecê-la.

  12. Quando e necessário sim, mais por coisas superfas não. Lembre-se violencia não leva a nada.

  13. ESSE CORRETIVO FOI MERECIDO.
    É DE MÃES ASSIM QUE O NOSSO BRASIL PRECISA, IMPOR LIMITES, RESPEITO E DAR EDUCAÇÃO FARIA AS PESSOAS SO NOSSO PAÍS BEM MELHOR.
    E UM FINAL DE SEMANA SEM FESTA, TV OU INTERNET NÃO MATA NINGUÉM!!!
    EDUCA!!!

  14. Certissima! Como diz o ditado: corrija a criança para que não tenha que castigar o adulto.

  15. Se ela não educar e ensinar valores morais aos filhos, não tenha dúvida que o mundo ensinará da pior maneira a começar pela escola se bater apanha não tem nem conversa.

  16. Voce me perdoe, mas sua pergunta não tem nexo. É óbvio que a mãe tem não só direito, mas obrigação de castigar seus filhos quando fazem aldo errado. Sua amiga é uma mãe carinhosa, mas que exerce sua autoridade quando necessário, está certissima, se todos os pais procedessem como ela não teriamos tantos jovens desajustados, drogados, ladrões e cafajestes como temos em nossa sociedade. Imaginar que uma mãe como a sua amiga é durona ou quadrada é o cúmulo da irresponsabilidade.

  17. Acho que é por aí sim. Castigos na minha opinião não é colocar as crianças de joelho no milho, e sim tirar por um tempo aquilo que mais gostam ou queriam fazer. Pelo que vejo ela é dura quando deve ser e não sempre, até mesmo porque cria os dois filhos sozinha e deve impor respeito a eles sim. Quando eles crescerem mais e intederem , já que nesta idade podem não compreender as atitudes da mãe, irão ter orgulho da educação que tiveram.

  18. ”’Bom dia querido amigo Ricardo”
    claro que sim!!!sou mãe de três filhos lindos e te digo não é facil não viu!!!educar nos dias de hoje esta cada vez mais difícil.
    ”mais graças a Deus meus filhos são educados e me respeitam pq aqui em casa tem limites!!! sempre converso muito oque pode ou não!!!
    não gosto de bater,mais sempre tiro um brinquedo ou não deixo jogar video-game algum castigo
    que eles sintam!!entende!!
    tem dia que meu coração corta de dó..srsrs..pq sou mãe e agente é mole..
    mais dai penso é pro bem deles !!
    mãe que é mãe coloca limites e aplica castigo sim qd se é nescessário!!!
    bjs!!!

  19. Ela está certa, se todos os pais fossem iguais a ela não teríamos tantos jovens sem limites como temos hoje. Se o castigo não for físico como bater,mas for educativo deve ser aplicado sim. Crianças e adolescentes não aprendem sozinhas e é aí que muitos pais se enganam achando que com o tempo ele ou ela se corrige e melhora. Há coisas que se não se aprende cedo, mais tarde muito menos.

  20. Não, meu deus do céu! Coitados! Sabe que as vezes escapa? Eu ouço muito palavrão na minha escola, tipo quando entro e saiu ouço uns 10… e depois não poder falar em casa? Tá eu seguro pois fico de boca fechada desde quando entro até sair. Não é merecido. Deveria conversar com ele, faze-los pedir desculpas e tudo bem. Mães além de castigar devem ensinar a perdoar!

  21. Sim.Ela está certa,pois as crianças passará a respeitá-la e vai saber o que é certo e errado.

    Me

  22. As medidas, sanções e afins costumam surgir depois que os pais explicaram, conversaram, gastaram o léxico. Disseram ‘não faça isso’, ‘pára’, uma, duas, três vezes. Colocar para pensar, perder algo de que gosta muito, ser retirada do ambiente costumam ser as medidas preferidas pelos adultos. Só que para cada idade deve-se adotar uma estratégia. A partir dos 2 anos, quando a criança aprende a falar ‘eu’ e a notar o amigo, em geral, aparecem as mordidas, as agressões. “Nesses momentos, ela deve ser fisicamente contida e avisada de que o que fez não foi legal”, explica a educadora e psicóloga Maria Cristina Meirelles Cruz. Isso também é uma sanção. O que não dá é colocar uma criança de 1 ou 2 anos para pensar. Ela ainda não consegue perceber que sua atitude não foi adequada. E o mais importante: para que o castigo seja educativo, a criança precisa entender a relação entre o que fez e a conseqüência desagradável que tem de enfrentar por causa disso. Cada família, porém, conhece o próprio filho e escolhe o momento e o método mais eficiente dependendo do perfil da criança. Não adianta cortar passeios daquela que não se importa em sair de casa, por exemplo.

  23. ela tem toda razão,porque se ela não corrigir agora mais tarde pode ficar muito mais difícil e já que ela cria eles sozinha ela tem mais é que ser durona mesmo tá certinha apoio totalmente…bjs

  24. Acho que todo erro deve ter punição, mas não violência, já foi o tempo de se fazer estas coisas o dialogo, a troca as vezes São mais eficazes do que mandar escrever 500 vezes uma coisa………

  25. eu axo erradissimo,tem q passar o corretivo é na mae,yhsahuauh
    nao pode tirar uma festa infantil de crianças,elas aprendem a se comunicar com isso,ela esta transformando o futuro dos filhos num inferno,e ela um dia sofrerá com seus atos,isso q eu axo ^^

    P.S=SE ELA PERDER O CONTROLE E BATER NOS FILHOS CHAME A POLICIA E O CONSELHO TUTELAR,VOCE ESTARÁ FORMANDO CRIANÇAS MELHORES >=)

Perguntas Relacionadas