Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Uma estrela da sequencia principal quando se torna gigante tem maior gravidade?

O que faz uma estrela gigante entrar em supernova não é a pressão? Então por que a mesma preesão não acontece com estrelas menores, tio, sequencia principal? Pense comigo: todos aos atomos que estão na estrela da sequencia principal continuam nela mesmo quando ela se torna gigante, apesar de que, essse atomosse transformem em elementos mais pesados, como 2 hidrogenios em um hélio, mesmo esse helio ser mais pesado, é a mesma coisa que antes, equivalente a 2 hidrogenios….
Por que a pressão é maior então em gigantes vermelhas? Por acaso a gravidade aumenta nessas situações porque?

You must login to add an answer.

3 Answers

  1. Primeiro, tem que ver que quando o hidrogênio é transformado em hélio, há uma perda de massa (não de matéria). Esta perda de massa é a energia liberada pela reação (a quantidade de energia liberada corresponde ao produto da massa perdida pelo quadrado da velocidade da luz: E = mc²).

    Mais ainda, quando uma estrela como o Sol se torna uma gigante vermelha, ele perde matéria em uma taxa acelerada, na forma de vento solar (o Sol já está perdendo matéria na forma de vento solar). Com isto segue que uma estrela, conforme vai ficando velha, tem sua atração gravitacional diminuída pela perda de massa e pela perda de matéria (que por sua vez acarreta em perda de massa).

    Só que tem uma outra coisa: a aceleração gravitacional em qualquer ponto próximo da estrela é inversamente proporcional ao quadrado da distância ao centro da estrela. Menos quando estamos dentro da estrela… Dentro da estrela a pressão é maior por que a densidade no núcleo é maior. Por isto que se realiza lá a nucleossíntese usando o hélio como base.

    Pelo menos até onde eu sei é assim.

  2. Uma estrela da sequência principal se torna gigante porque infla, fica mais rarefeita, mas a massa é mantida. Por isso mesmo sua temperatura diminui e ela se torna vermelha. Essas não se tornam supernovas. Elas apenas espelem suas camadas exteriores e definham para um anã branca.

    Já as gigantes que se tornam suprenovas já nasceram gigantes. São gigantes azuis, muita massa e muita temperatura.

    Veja neste desenho equemático as diversas possibilidades de evolução das estrelas, conforme a sua origem:

    http://astro.if.ufrgs.br/estrelas/node14.htm (a segunda figura desta página)

    Talvez a tua dúvida seja sobre a terceira linha do diagrama, as estrelas de massa entre 10 e 25 vezes a do Sol. A sequência é parecida com a da linha 2, mas a massa nesta linha 3 e a composição é diferente. Isso leva a um colapso gravitacional mais violento e que desencadeia a supernova.

    .

  3. Para responder esta pergunta, primeiro precisaria provas o antes e o depois da transformação da mesma. Como não existem provas, não sou ignorante para respondê-lo.

Related Questions