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Anônimo(a)

Urgente! Por favor, ajuda efetuar essa operações:?

a) 3/8.[(1/2-3/4):(1 1/8-1 1/4)]
b) [(4/3+1/2)+1/6]:3/4-1/3
c) [3 1/9- (1/3.1/2)]+1/18
d) (-3/2) . [-6+2:(-1+1/2)]
e) (-2): [-3-2:(-3/4+2/8-2)]

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2 Respostas

  1. Olá. É necessário saber que no desenvolvimento dessas expressões aritméticas, primeiro se resolve o que estiver dentro de parênteses (), em seguida o que estiver dentro de colchetes [], e depois o que estiver entre chaves {}. Também é necessário saber que algumas operações têm prioridades sobre outras. Por exemplo: Havendo multiplicação e soma ou multiplicação e subtração, é obrigatório efetuar primeiro a multiplicação (respeitados, é claro os parênteses, os colchetes e as chaves). Havendo divisão e soma ou divisão e subtração, também é obrigatório efetuar primeiro a divisão, para depois a soma ou subtração. E, havendo multiplicação e divisão resolve o que vier primeiro.

    a) 3/8.[(1/2-3/4):(1 1/8-1 1/4)] =
    Resolvamos os parênteses, obedecendo prioridades…
    Lembrar que soma e subtração de frações de denominadores diferentes, é necessário extrair o M.M.C.
    O primeiro parêntese:
    (1/2-3/4) = (o M.M.C. entre 2 e 4 é 4)
    2 …….3
    —- – —- = -1/4 (resultado do primeiro parêntese)
    4 …… 4

    O segundo parêntese:
    (1 1/8-1 1/4) (Creio que seja “um inteiro e um oitavo” menos “um inteiro e um quarto”. Sendo assim, essa fração mista precisa ser transformada em fração imprópria. Multiplique o inteiro pelo denominador e some com o numerador.
    9/8 – 5/4 (de novo os denominadores são diferentes. Extraia o M.M.C.)

    9 ….. 5
    — – —— = (o M.M.C. entre 8 e 4 é 8)
    8 ….. 4

    9 ….. 10
    — – —— = -1/8
    8 ……. 8

    Reescrevamos a expressão, colocando o resultado obtido dos parênteses:
    a) 3/8.[(1/2-3/4):(1 1/8-1 1/4)]

    3/8.[(-1/4):(-1/8)] = (resolvamos agora o que está dentro dos colchetes. Divida o resultado do primeiro parêntese pelo resultado do segundo parêntese:

    (-1) .. (-1)
    —– : —–
    4 …… 8

    Para resolver uma divisão de fração, repita a primeira fração (-1/4) e inverta a posição dos números da segunda fração (-1/8) que passará a figurar (8/(-1) e altere o sinal entre as frações para produto.

    (-1) …. 8
    —– * —– =
    4 …… (-1)

    -8
    —- = 2 (divisão de sinais iguais, dá positivo)
    -4

    Encontramos assim o resultado dos colchetes: 2
    Colocando o resultado dos colchetes no lugar certo, fica:
    3/8.[(-1/4):(-1/8)] =
    3/8.[ 2 ] = Então agora só ficou 3/8 vezes o resultado dos colchetes (2).

    3 ……2 (todo número inteiro tem por denominador o número 1)
    — * —-
    8 ….. 1

    3 ……2 ……6
    — * —- = ——
    8 ….. 1 ….. 8

    6/8 pode ser simplificado por 2
    3/4 (aqui está o resultado da expressão)

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    Agora, as demais não vou explicar, OK?
    b) [(4/3+1/2)+1/6]:3/4-1/3

    [(4/3+1/2)+1/6]:3/4-1/3 (Resolvendo o parênteses, fica…)
    [(11/6)+1/6]:3/4-1/3 ou seja [11/6+1/6]:3/4-1/3
    Resolvendo o colchetes, fica:
    [12/6]:3/4-1/3 ou seja: 2:3/4-1/3
    Prioridade para a divisão…
    2 ….. 3 …………..2 ….. 4
    — : —– ===> —– * ——
    1…… 4 ………….1 …… 3

    2 ….. 4 …… 8
    — * —- = ——- (agora esse 8/3 menos 1/3)
    1 ….. 3 …… 3

    8/3-1/3 = (denominadores iguais, subtrai os numeradores)

    7/3 (esse é o resultado da expressão aritmética).

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    c) [3 1/9- (1/3.1/2)]+1/18 (resolvendo o parêntese…)
    [3 1/9- (1/18)]+1/18
    [3 1/9- 1/18]+1/18 (3 inteiros e um nono menos etc…)
    [28/9 – 1/18]+1/18 (resolvendo os colchetes…)
    [55/18]+1/18 ou seja…
    55/18 +1/18 = (denominadores iguais, soma os numeradores)
    56/18 (que simplificando por 2, fica…)
    28/9 (RESULTADO da expressão)

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    d) (-3/2) . [-6+2:(-1+1/2)]
    (-3/2) . [-6+2:(-1/2)] (esse número negativo convém ficar ()
    (-3/2) . [-6+2:(-1/2)]
    (Dê prioridade para divisão de 2 pelo resultado do parêntese)
    (-3/2) . [-6+2:(-1/2)]
    (-3/2) . [-6+5/2)] (resolvendo os colchetes…)
    (-3/2) . [-7/2]
    Veja que, para um melhor entendimento o primeiro termo, por ser negativo conservamos os parênteses; semelhantemente o resultado do colchete é negativo, justificando, para um melhor entendimento, conservar os colchetes.
    (-3/2) . [-7/2] (três meios negativo vezes sete meios negativo)
    21/4 (este é o resultado da expressão aritmética).

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    e) (-2): [-3-2:(-3/4+2/8-2)]
    (-2): [-3-2:(-3/4+2/8-2)]
    (-2): [-3-2:(-4/8-2)]
    (-2): [-3-2:(-20/8)] (resolvamos os colchetes…)
    (Novamente priorizar divisão…)

    (-2): [-3-2:(-20/8)] (Vou deixar você concluir…)

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