Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

uuuuuugente, sobre peritos criminais?

algueeem pode me dizer quais sao os utensilios usados por um perito criminal e suas funções. URGEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEENTE!
5 estrelas para a melhor resposta

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Principais atividades

    chegar ao local do crime rapidamente, depois de chamado, para que provas e evidências não se percam ou sejam mal manuseadas por pessoas não especializadas

    analisar minuciosamente a cena do crime, localizando todas as evidências e possíveis provas técnicas

    no caso de vítimas fatais, o perito analisa os machucados e lesões, conseguindo assim distinguir o objeto utilizado para ferir a vítima e dados importantes como, de que lado veio o golpe, quantas pessoas agrediram, ou até mesmo se o agressor é destro ou canhoto

    analisar o corpo das provas

    mandar realizar análises laboratoriais mais específicas

    analisar o resultado das análises laboratoriais e elaborar uma linha de investigação

    trabalhar em conjunto com outros peritos e profissionais da área, evoluindo a investigação na tentativa de solucionar o crime

    se possível desvendar os autores do crime, as armas, os métodos utilizados, as vítimas, etc

    elaborar um laudo pericial que será entregue aos órgãos competentes que será anexado ao processo

    Ainda no local onde o homicídio aconteceu, as equipes de perícia externa realizam coleta de evidência na cena, com o auxílio de lanternas de luz forense, que são capazes de identificar manchas de sangue, pêlos, unhas, fibras e impressões digitais. Mesmo quando o assassino limpa manchas ou lava o local para tentar despistar a polícia, é possível identificar vestígios através de reagentes, como o luminol, que revelam traços de sangue pelo local. Cada vestígio e elemento encontrado na cena do crime é fotografado pelo perito técnico da equipe e a galeria de imagens é anexada às páginas do laudo pericial, que irá compor o inquérito policial.

    Além dos reveladores de manchas e material genético, os peritos do IPC da Paraíba trabalham também com o uso de reagentes para constatação de drogas, como cocaína e maconha, antes que o material seja levado para a análise laboratorial. Com fitas de esparadrapo, eles colhem ainda resíduos de pólvora em objetos que possam ter sido manipulados pelo assassino e colhem com a ajuda de cotonetes substâncias para serem analisadas nos laboratórios Físico-Químico e de Análise Instrumental da Gerência de Criminalística. Uma maleta especial distribuída para cada equipe de perícia externa contém ainda aparelho de GPS, paquímetro profissional digital, trena eletrônica a laser e um netbook.

  2. O Perito Criminal é o profissional responsável por elaborar as provas técnicas ou periciais em um processo. Ele recolhe e analisa as possíveis provas e vestígios deixados na cena do crime, e emprega seus conhecimentos técnicos e científicos na análise desses materiais a fim de colaborar na elucidação do delito. Entre suas atribuições estão à análise de corpos, identificação da arma ou método utilizado no delito, refaz toda a dinâmica do crime, examina o local onde ocorreu o delito e efetua exames laboratoriais.

    Instrumentos e Produtos Utilizados na Perícia:

    Luz negra: essa barra luminosa é essencial na hora de encontrar manchas, aparentemente invisíveis em cenas de crime. Como manchas de esperma, por exemplo.
    Luminol: trata-se de um líquido revelador, geralmente em spray, que faz com que manchas – que alguém já tentou apagar brilhem no escuro. O luminol funciona muito bem com manchas de sangue, previamente limpas por um assassino, por exemplo.
    Pó de carvão ou grafite: aplicados com um pincel, esses pozinhos são essenciais na hora de encontrar impressões digitais em uma cena de crime.
    Celulares: um dos utensílios mais usados pelos CSIs é um celular capaz de tirar fotos métricas digitalizadas. Com uma única foto, eles podem ter informações de distância entre um ponto e outro, por exemplo. Medidas muito importantes na hora de se pensar nos acontecimento que antecederam um crime.
    Câmeras fotográficas: fotos de cenas de crime são muito importantes em qualquer investigação. Se não são feitas pelos celulares são feitas por câmeras fotográficas.
    Lanterna: não são raros os casos em que o crime acontece em locais de pouca iluminação. Daí toca os investigadores desvendarem mistérios no mais completo escuro. É claro que eles não podem dispensar uma lanterna, não é?
    Luvas de látex: instrumentos de proteção são indispensáveis para qualquer investigador criminal. Luvas são sempre usadas na hora de coletar amostras de cenas crime. Máscaras e óculos de proteção também são bastante importantes.
    Cotonetes: um item simples, mas que é fundamental na coleta de amostras de cenas de crime.
    Palitos: outro instrumento muito importante na hora de coletar amostras de cenas de crime é o palito, palito de sorvete, mesmo. Ou “compressor de língua”, como chamam os médicos. Os palitos são bons para colher amostras de saliva.
    Lupa: Ah, esse instrumento nem é tão novo assim. Todo bom investigador tem sempre uma lupa à mão.
    Pinça: na hora de colher amostras em cenas de assassinato ou qualquer outro crime, pinça de metal também é um item para lá de importante.
    Líquidos reveladores: aliás, você sabe o que acontece com as amostras colhidas de uma cena de crime? Em laboratório, muitas delas são pulverizadas, pesadas e adicionadas a substâncias químicas reveladoras. Essas substâncias ajudam a encontrar indícios de sangue ou outros fluídos corporais nas amostras, além de fornecer uma série de outras informações sobre elas.
    Microscópio: para analisar as amostras retiradas de uma cena de crime, em laboratório, um microscópio é fundamental, claro.
    Computador: outro utensílio básico. Nele, eles acessam o Codis e o Afis – respectivamente, sistema de armazenamento de perfis de DNA e sistema de armazenamento de impressões digitais. Esses dois sistemas são indispensáveis na hora de identificar um assassino. Ou uma vítima.

Perguntas Relacionadas