Variabilidade Genética?
Galera dou 10 pontinhos por me ajudar…
Tenho um trabalho de consciência negra e a fessora de biologia deu este tema pra mim … Não faço ideia do q seja e o pior ainda é q eu preciso encaixar este tema relacionando esta pesquisa junto com raças , de modo geral ……….
pt.wikipedia.org/wiki/Variabilidade_genética
A variabilidade genética mede a tendência dos diferentes alelos de um mesmo gene variarem entre si, numa dada população.Não deve ser confundida com diversidade genética, que é a quantidade total de variações genéticas observada tanto entre as populações de uma espécie, como entre os indivíduos de uma população.
A capacidade de uma população para se adaptar a um ambiente em mudança depende da variabilidade genética. Indivíduos com certos alelos ou combinações de alelos podem ter precisamente as características necessárias para sobreviverem e se reproduzirem sob novas condições. Dentro de uma população, a frequência de um dado alelo pode variar entre raro e muito raro. Estes novos alelos surgem na população tanto através de mutações aleatórias, como pela migração de indivíduos provenientes de outras populações.
Em pequenas populações, as frequências alélicas podem variar de uma geração para a seguinte simplesmente devido ao acaso, baseado em quais os indivíduos que sobrevivem até à maturidade, acasalam e deixam descendência. Este processo aleatório de mudança nas frequências alélicas é conhecido como deriva genética, e é um processo distinto das mudanças nas frequências genéticas causado pela selecção natural.
Variabilidade genética é o grau de variação do conteúdo genético de um indivíduo. Na reprodução sexuada a metade do conteúdo gênico vem do macho e a outra metade da fêmea, essa divisão faz com que sejam possíveis várias combinações genéticas, garantindo a variabilidade genética dos seus descentendes.
Existem numerosos aspectos que dificultam o entendimento de determinadas teorias, estou a referir-me a aqueles casos em que, pela matéria, a percepção imediata ou intuitiva de determinadas relações ou conceitos é muito baixa, ao mover-se nuns campos que não pertencem ao nosso mundo quotidiano.
Dos casos típicos, sobretudo em sistemas complexos, são os que se devem, por um lado, às análises numa escala espacial diferente da nossa, seja microscópica ou macroscópica em relação ao nosso tamanho e, por outro, quando se realiza uma análise a longo prazo.
Em particular, no campo da evolução biológica e da genética denomina-se micro-evolução à evolução no âmbito celular ou inferior, ADN, proteínas, bactérias, vírus, etc. A escala correspondente será a escala micro ou microscópica. À nossa escala normal, em que nos encontramos os humanos, é denominada macro ou macroscópica. Se estivéssemos falando de astronomia os conceitos seriam diferentes.
O ser humano está conseguindo interatuar a escala micro em genética, o que implica que estamos interatuando num mundo quase desconhecido e muito pouco intuitivo.À exceção de poucos especialistas, falando em termos sociais, o cérebro humano não tem capacidade de assimilar a mudança de escala a níveis lógicos aceitáveis.
À maioria de nós é igual quando nos falam em termos de evolução biológica de 325.000 milhões de células ou de 830.000 milhões; e não digamos já, se nos falam de moléculas ou do número de letras do ADN. Quando se diz que o genoma de um macaco se distingue só em 1% do genoma humano parece-nos que são muito parecidos. O que aconteceria se nos dissessem o mesmo, mas com uma quantidade absoluta das conhecidas letras do ADN em que se distinguem.
Source : v v k r k