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Anônimo(a)

Venício e a Globo. A Classe C existe ! Ah, bom !Comente?

Como se sabe, esse ansioso blogueiro sustenta que para o Cerra e o Farol de Alexandria, a Classe C fica entre a Primeira e a Business.

Ou não foi o luminoso Farol quem disse que não dá a mínima para o povão ?

Ou não é o Cerra quem estabelece equivalências entre o Bolsa Família e resíduos sólidos ?

Pois, até a Globo descobriu a Classe C, amigo navegante !

Deve ter sido a urubóloga, sempre atenta aos movimentos sociais (dos de cima em direção aos de baixo !).

O professor Venício Lima, que terá destacado papel no II Encontro Nacional de Blogueiros neste fim de semana em Brasília, percebeu mudança significativa no radar social da Globo, em artigo extraído da Carta Maior:

DEBATE ABERTO

Formação de opinião: cai a ficha da grande mídia

A sobrevivência no “mercado” talvez obrigue o jornalismo televisivo a operar mudanças não só nos níveis local e regional, mas também no nacional. Afinal, a classe C agora sabe o que quer, tem “mais presença, mais opinião” e é preciso atendê-la.

Venício Lima

(*) Artigo publicado originalmente no Observatório da Imprensa

Raras vezes a realidade fala mais alto e revela ter mais poder do que alguns atores tradicionais da grande mídia brasileira.

Um artigo de Soraya Aggege, sob o título “O poder da maioria”, recentemente publicado na CartaCapital (n. 644, de 4/5/2011), fez um interessante resumo de informações que têm circulado há algum tempo sobre a impressionante ascensão que a classe C teve em nosso país, nos últimos anos. A revista se utiliza, sobretudo, de dados do instituto Data Popular, especializado em pesquisar esse segmento da população que, em 2014, será majoritário e concentrará 54% do eleitorado.

Nada de novo. Apenas algumas confirmações e, mais importante, algumas conseqüências.

“Deslocando” a formação da opinião
A matéria afirma que “no atual contexto, dizem os especialistas, o eixo da formação de opinião deslocou-se dos pais, ou de velhas lideranças locais, como padres e representantes comunitários, para os filhos”. E prossegue: “Os dados revelam que, nesse segmento, o que mais vale não é o que diz a televisão. Nada menos que 79% deles confiam mais nas recomendações dos parentes que na propaganda de tevê. Para se ter uma ideia, no Nordeste, onde se deu a maior expansão desse estrato social, 74% preferem se informar pelo boca a boca”.

Ao longo do texto alguns depoimentos colhidos de novos representantes da Classe C ratificam aquilo que as pesquisas revelam. Exemplo:

** “Aos 20 anos, [Vanessa Antonio] integra a porção jovem dos 31 milhões de brasileiros recém-instalados no meio da pirâmide social, com renda familiar mensal entre 1,5 mil e 5 mil reais. [Ela] e outros milhões de jovens das periferias começam a desempenhar o papel de principais formadores de opinião da chamada “nova classe média”. E mais: “Para os jovens como [Vanessa], três fatores aumentaram seu poder de opinião sobre a família e suas comunidades: emprego, estudos e o que eles chamam de “nova bomba do mundo”, a tecnologia. “Temos computadores e celulares. Nossas famílias agora têm mais acesso à informação. Agente vê as notícias, compara na internet e conta para eles.”

Esse extraordinário fenômeno de deslocamento do poder de construção da opinião pública de seus “formadores tradicionais” (pais, padres, professores e colunistas da velha mídia, dentre outros) para “líderes de opinião” das classes em ascensão social, com acesso direto e/ou indireto a fontes alternativas de informação, sobretudo à internet, já havia sido identificado faz tempo e deu mostras inequívocas de seu poder pelo menos desde as eleições de 2006 [cf. Venício A. de Lima, A Mídia nas Eleições de 2006, Perseu Abramo; 2007 e, neste Observatório , “A internet e os novos formadores de opinião”].

Continuação no:http://www.conversaafiada.com.br/pig/2011/06/12/venicio-e-a-globo-a-classe-c-existe-ah-bom/

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3 Respostas

  1. Você está tornando o PHA menos acredirtado ainda, pois ele foi um critico do Lula, o que mudou?

  2. Espero que essa nova classe C que aumentou e se tornará 54% ou + faça valer sua opinião e exija mudanças políticas(para eliminar os maganos sempre presentes),nas nossas leis,que nada mais são que um glossário pró-elite e na nossa força maior a Constituição,que tem que ser enxuta,firme e realmente oriente e torne o Pilar do país.

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