Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Vinho como beber e conservar?

Após um extenso tratamento de câncer o médico orientou que eu tomasse vinho tinto.
Confesso que o sabor me é estranho, mas tenho tomado vinho tinto suave.
Queria saber a quantidade de vinho que podemos tomar por dia, uma medida como um copo ou um calíce pequeno? e a conservação, depois de aberto ele pode ficar na geladeira? por quantos dias ele pode ficar “aberto” na geladeira? que horário é melhor antes, durante ou depois das refeições?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

10 Respostas

  1. Vc não acha que o seu médico é que deveria dizer qual a quantidade de vinho vc deve tomar? Olha só, acho que se vc tomar uma taça de vinho, é uma boa quantidade, mas como é com fins medicinais eu não sei se é isso mesmo. Curioso é que eu tive câncer também (o meu era no rim).

  2. O consumo moderado:
    “Nem muito e nem muito pouco” parece ser o princípio para se realçar os efeitos benéficos do vinho sobre a saúde. Entretanto, as autoridades de saúde de vários países têm encontrado dificuldade em estipular o que pode ser considerado “consumo sensato”. Na França, a ingestão de até 60 g de álcool por dia é segura para homens. Por outro lado, no Reino Unido, recomenda-se menos de 30 g por dia.
    Vários são os fatores que influenciam estes limites: sexo, idade, constituição física, patrimônio genético, condições de saúde e uso de outras substâncias (drogas, medicamentos etc). Em linhas gerais, um homem pode consumir até 30 g de álcool por dia. Para as mulheres, por diversas razões (menor tolerância, menor proporção de água no organismo etc) recomenda-se até 15 g por dia. A diferença entre consumo moderado e exagerado pode significar a diferença entre prevenir e aumentar a mortalidade.
    Além da quantidade, a regularidade também é importante para se obter os efeitos benéficos do vinho. Os que exageram nos finais de semana e se poupam nos outros dias podem sofrer todos os malefícios da ingestão exagerada e aguda do vinho sem nenhum ganho para a saúde.
    Conservação:
    Para a correta conservação do ambiente propício à guarda de vinhos, existem à venda armários especiais, sob forma de móveis para a decoração ou para embutir em vãos de casas ou apartamentos. Estas adegas são armários climatizados especialmente desenhados para esta finalidade, permitindo a conservação correta de um grande número de garrafas em pequenos espaços, distribuídas em gavetas ou prateleiras de fácil manuseio.A maioria delas é importada, podendo chegar a preços elevados conforme o tipo, tamanho e recursos oferecidos.
    No Brasil várias empresas comercializam adegas climatizadas para vinhos. A maioria vende móveis (tipo geladeira / armário para 60 a 300 garrafas) ideais para apartamentos. Outras vendem aparelhos de refrigeração (tipo ar condicionado para ser instalado em um cômodo da casa) com potência suficiente para climatizar espaços de 700 a 10 mil garrafas. Projetos especiais são recomendados para se criar uma adega em sua residência, e o ideal é planejar antes de construir, para adequar os equipamentos e a isolação térmica à obra.O tempo máximo de guarda de um vinho não deve ser o tempo máximo que ele suporta antes de se deteriorar (tempo de vida), mas sim o tempo em que ele ainda está na plenitude de suas características, de sua tipicidade. O ideal é tomá-lo no seu apogeu.
    Os tempos aqui mencionados são valores médios aproximados e podem variar dependendo das condições climáticas e do solo da safra, bem como das condições de guarda do vinho.

    ATÉ 1 ANO:
    Beaujolais nouveau ou primeur
    (A rigor, esse vinho mantém a sua tipicidade, pleno aroma e sabor frutado até cerca de 6 meses)

    ATÉ 2 ANOS:
    A maioria dos brancos e alguns tintos brasileiros
    Beaujolais genéricos e vinhos verdes portugueses

    ATÉ 3 ANOS:
    Alguns tintos e brancos europeus (Valpolicella, Chianti comum, Frascati, Lambrusco, etc.)
    A maioria dos tintos e alguns brancos brasileiros
    Espumantes brasileiros
    Rosados

    ATÉ 4 ANOS:
    A maioria dos brancos europeus
    Os melhores tintos brasileiros

    ATÉ 7 ANOS:
    A maioria dos bons tintos europeus
    Alguns dos melhores tintos brasileiros
    Champagnes não safrados

    ATÉ 10 ANOS:
    Champagnes millesimés (datados)
    Alguns grandes brancos europeus (Auslese, Bourgogne, Alsace, Rioja, etc.)

    ATÉ 15 ANOS:
    Alguns grandes tintos europeus (Bordeaux, Bourgogne, Rioja e Douro, etc.)

    ATÉ 25 ANOS:
    Alguns grandes europeus tintos (Bordeaux, Bourgogne, Barolo, etc.) e brancos (Sauternes, Beerenauslese,Trockenbeerenauslese, Tokay, etc.)

    ATÉ 50 ANOS OU MAIS:
    Vinhos fortificados (Porto, principalmente os “vintage”, Madeira, Jerez, etc.) e as safras excepcionais dos grandes tintos e brancos europeus

    Vinho tem hora?

    Para bom entendedor, vinho tem hora e lugar. Mas, em matéria de saúde, as opiniões variam muito de acordo com o costume de cada comunidade. Na Itália e no Chile, por exemplo, para citar apenas dois países, toma-se vinho a qualquer momento. Nos países tropicais, o recomendado é que se tome um cálice de vinho ao jantar.

  3. O recomendado é uma taça de vinho tinto por dia. Eu adoro e aki em casa uma garrafa dura, no máximo, 2 dias na geladeira.

  4. Um cálice de vinho por dia.
    Eu sugiro que você o conserve fora da geladeira.
    Vinho não fica legal gelado. =)

  5. o o vinho possui algumas propriedades q podem deteriorar com o tempo e modo de conservação .Então eu te aconselho a:manter o vinho sempre na posição horizontal,pois e´ muito importante q o vinho entre em contato com a rolha;
    manter em locais secos em cima da geladeira deita claro ou em uma mini adega q e´ baratinha.
    como seu medico disse,vc pode consumir no máximo duas taças por dia.o ideal e´ no almoço vc escolhe se e´ (antes,durante ou depois) do almoço de preferência antes q até ajuda na digestão e antes de dormir. conservar na geladeira n e bom pois ele pode exalar,perder suas propriedades e ter seu tempo diminuído.

  6. Vc pode confirmar com seu médico a melhor quantidade e o horário. Quanto ao armazenamento o vinho tinto suave acho melhor guardá-lo na geladeira sim, já o tinto seco não recomendo guardar na geladeira. E se te interessar sobre o armazenamento antes de abrí-lo o ideal seria ter uma adega climatizada deixando as garrafas na horizontal, caso não tenha vc pode armazenar o vinho no lugar mais frio da sua casa, vai uma dica: se sua casa for de piso pode botar as garrafas na horizontal no chão msm num cantinho da sua casa pra que as garrafas não quebrem.

  7. PRIMEIRO ESCOLHA VINHOS DE BOA QUALIDADE (ISTO NÃO SIGNIFICA VINHOS CAROS).
    ALIANÇA, CHANDON, VINHOS DA REGIÃO DO SÃO FRANCISCO, DE BENTO GONÇALVES, ETC.
    PROCURE TOMAR VINHOS TINTOS SECOS, SÃO OS MELHORES PARA A SAÚDE.
    VC PODE TOMAR MEIO COPO AMERICANO JUNTO AS REFEIÇÕES.
    MUITOS VINHOS SUAVES SÃO ACRESCIDOS DE AÇÚCAR.
    PARA GUARDAR COLOQUE A ROLHA BEM APERTADA E GUARDE A GARRAFA DEITADA EM LUGAR FRESCO LONGE DA LUZ.

Perguntas Relacionadas