Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Você sabia que o Brasil é o único entre os emergentes sem universidades ‘top’?

Todos os dias temos a oportunidade de ver aqui no Y!R militantes partidários a mando de seus patrões listarem uma série de “grandes feitos” do governo. Quando alguém cobra eficiência ou aponta erros de pessoas ligadas a eles, costumam perder o controle emocional e partirem para a agressão verbal. Só que eles se esquecem que a moeda tem sempre duas faces. Pois é, infelizmente para quem precisa ensino de qualidade custa caro e não dá votos para maus políticos.
VAGUINALDO MARINHEIRO
DE LONDRES
“O Brasil avança na economia, mas tem um longo caminho a percorrer na educação. O país é o único dos BRICs a não ter nenhuma instituição de ensino superior entre as cem mais bem avaliadas por acadêmicos no mundo todo.

Brasil fica no 88º lugar em ranking da Unesco

É o que mostra o novo ranking divulgado nesta quinta-feira pela THE (Times Higher Education), principal referência no campo das avaliações de universidades no mundo, que é baseada em Londres.

A Rússia aparece com a Universidade Lomonosov, de Moscou, na 33ª posição. A China tem cinco universidades no ranking (duas em Hong Kong e uma em Taiwan). A melhor é a Tsinghua, de Pequim, no 35º lugar. O Instituto Indiano de Ciência está na 91ª colocação.

Foram ouvidos 13.388 acadêmicos de 131 países para chegar à lista das universidades com melhor reputação

São estudiosos com, em média, mais de 16 anos de trabalho em instituições de ensino superior e 50 trabalhos científicos publicados.

Na liderança, mais uma vez, aparece a americana Harvard, que também lidera o ranking geral da THE divulgado em setembro de 2010 e que a Folha publicou com exclusividade no Brasil.

A diferença entre os rankings é que o geral leva em conta 13 critérios –relação estudante/professor, quantidades de alunos e professores estrangeiros, número de trabalhos científicos publicados, ênfase em pesquisa etc.

O índice de reputação, divulgado pela primeira vez pela THE, considera apenas a imagem que as instituições têm entre os acadêmicos.

Foi pedido que apontassem, entre mais de 6.000, até dez universidades como as melhores do mundo em seus campos específicos”.
Respondendo aos petralhas que não aceitam os fatos como eles são e teimam em achar que todos são iguais aos manipulados que eles compram com o bolsa compra votos: Butantã não é faculdade; Não me baseio apenas em pesquisas isoladas, analiso os fatos com critério e imparcialidade, agrade ou não aos que estão no poder; e Lula ao final do primeiro mandato, cansado de justificar todos os seus fracassos nas costas do FHC, prometeu que no segundo mandato não mais compararia o seu governo com o da oposição. Estamos no terceiro mandato e os petralhas continuam insistindo em justificar sua incompetência, culpando FHC. Por que prometeram que iriam resolver todos os problemas do Brasil se tivessem mais um mandato?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

21 Respostas

  1. Instituto Butantã é o melhor do genero no mundo. nao acredita nesses ingleses nao

  2. A USP (nossa universidade de renome), ERA uma TOP100, mas perdeu o título após de despencar 153° posições no ranking mundial no ano passado.

    Corte de gastos no governo de São Paulo enterrou a cidade universitária ano passado. Também, o que esperar de um governo que cria um método como a progressão continuada (o pior método pedagógico que já vi), distribuir cartilhas com erros e espancar professores? O forte dos tucanos sem dúvida não é a educação (que só vem caindo desde o PSDB ter assumido). A queda da USP foi um crime sem igual, era uma universidade de destaque no mundo….ERA uma excelente universidade…..

    Vamos ver por quanto tempo sampa ainda vai se manter com a melhor educação do Brasil….

    Obs: Sou paulistano, e vejo de perto estudantes saindo das escolas mal sabendo escrever corretamente.

    Se prepare: Este é só um dos sintomas da decadência em que São Paulo se encontra.

  3. Confesso que não estava atento para esse fato. Agora fico ainda mais preocupado com a “progressão continuada”, criada em São Paulo e prontamente multiplicada pelo PT no nível federal, porque turbina os índices de educação. Imagine o que nos aguarda com essa tsunami de despreparados chegando Universidades sem excelência? Que futuro podemos esperar nesse oceano de crescente mediocridade?

  4. para recuperar o que o FHC estragou nos seus 8 anos de desgoverno vai demorar 3 ou 4 decadas.
    o tucanante acabou com tudo que era escola boa no pais e perdemos todos melhores cientistas para o exterior, agora precisamos importar cerebros de outros paises para recuperar o tempo perdido.

  5. “Sou paulistano, e vejo de perto estudantes saindo das escolas mal sabendo escrever corretamente.”
    Esse “Spark” é um deles.

    E a UFSP, que é da tutela do governo federal, por que não está entre as 100 melhores do mundo? E aquelas 10 ou 12 universidades criadas pelo PT? Qual a qualidade delas? Só servem pra fazer número no marketing da propaganda governista?
    _________
    No governo Lula, as universidades públicas melhoraram, principalmente no quesito GREVE. Já fazia parte do calendário das Federais: todo ano era GREVE na certa. Quem estudou nelas (como eu) sabe o quanto sofreu com as malditas GREVES de cunho político, de sindicalistas esquerdistas radicais. Às vezes tínhamos de fazer três semestres em um só ano para compensar o tempo perdido e não atrasar o calendário curricular.

    No governo Lula, as GREVES praticamente sumiram, pois os sindicatos foram comprados pelo PT. A qualidade de ensino e os salários melhoraram pouco, mas GREVE para pressionar o governo, nunca mais!
    Há males que vêm para o bem.

  6. Mas, como?
    Isso não pode ser!
    Segundo os petralhas, o Brasil é hoje o melhor país do mundo e isso foi o que mais rolou naquelas propagandinhas do “país de tolos”, durante o governo do “Estadista Global”.
    Vou consultar o Zé Dirceu…

    Falei com Dirceu… ele disse que tem algumas universidades TOPeira cuja reforma (troca de lâmpadas, repintura) teve inauguração com a presença do Rei Luiz 51.

  7. Nossa, vc está se baseando em uma pesquisa isolada e certamente com diversos apontamentos manipulados.

    Segundo o Financial Times (será q vc conhece?), a Fundação Dom Cabral, com sede em Belo Horizonte, está entre as 10 melhores escolas de negócios do mundo! Em 2010, ela ficou em 9º neste ranking, mas no ano anterior ficou em 6°.

    Aliás, é a única escola da América Latina a aparecer na lista das dez melhore do mundo.

    De acordo com o ranking, a Fundação Dom Cabral se destaca em ítens como infraestrutura, desenho dos programas e acompanhamento do executivo. Anualmente, circulam pelos seus programas abertos, fechados e de parcerias cerca de 25 mil executivos, de empresas de médio e grande porte.

    http://exame.abril.com.br/blogs/o-negocio-e-lista/2010/07/27/as-10-melhores-escolas-de-negocios-do-mundo-2/

    Estude mais antes de falar mal do seu próprio país!!!!!

  8. Amigo! Isso é evidenciado na qualidade de seus governantes e parlamentares.

  9. Aqueles tristes 8 anos da tucanalhada
    foi um longo tempo perdido.
    Não dava para o Presidente Lula fazer
    tudo de uma vez.Agora é com Dilma!

  10. Estamos colhendo os frutos do desgoverno tucano.

    Na era FHC, Paulo Renato causou atraso de 10 anos na educação:
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=1&id_noticia=140431

    Investimento em educação se dá a longo prazo.

    Quanto tempo demora para uma criança – que inicia hoje a sua vida estudantil, concluir seus estudos? Ao investir na educação básica, quando é que veremos os resultados reais desse investimento? Quanto tempo demora, em média, para um universitário concluir seu curso?

    O PT investiu muito na educação para compensar o atraso da corja anterior. As universidades, em comparação com a Era FHC, estão muito melhor preparadas para ensinar. Pergunte aos professores que ensinam em universidade pública o que eles acharam do governo tucano: Sucateamento, arrocho salarial, greves semestrais que durantavam meses, etc.

    Os resultados dos investimentos em educação não são imediatos – nos próximos anos é que poderemos analisar o desempenho do governo Lula nesse campo.

    O Brasil lidera a corrida pelo genoma, estamos gerações á frente do resto do mundo na obtenção do Uranio 235, etc.

    Bjs

    ___

    Só pode estar de brincadeira alguém que quer realmente comparar a situação das universidades públicas na época da corja tucanalha com o governo Lula.

    Durante a campanha eleitoral, praticamente todos os reitores das universidades federais manifestaram apoio à Dilma:
    http://ctbminas.blogspot.com/2010/10/reitores-de-universidades-federais.html

    “Em decorrência das políticas adotadas na década de 90, principalmente pelo Governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), o Ensino Superior sofreu o impacto do sucateamento das universidades públicas pelos cortes de verbas, a não abertura de concursos públicos para professores e funcionários técnico-administrativos, pela continuidade da expansão do ensino superior privado e das matrículas delas decorrentes, pela destinação de verba pública para as faculdades particulares, pela multiplicação das fundações privadas nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e por ausência de uma política efetiva de assistência estudantil.”
    http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/45anos/C-reforma.html

    Lembranças – vida universitária no governo FHC:
    http://cynthiasemiramis.org/2010/08/17/lembrancas-vida-universitaria-no-governo-fhc/

    Orçamento da educação é triplicado e governo investe no ensino básico:
    http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15186

    É claro que ainda há muito o que melhorar:
    http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/educacao-no-governo-lula-avanca-mas-dilma-tera-que-acelerar-mudancas-20101231.html

    Mas não tem nem cabimento a comparação Lula X FHC no que diz respeito às universidades federais. Não se protesta mais porque o cidadão – hoje – tem a garantia de que está num país governado por competentes que de fato preocupam-se com a melhoria da situação educacional brasileira (ao contrário do que faziam os seguidores da cartilha neoliberal).

    As universidades particulares beneficiaram-se muito durante a gestão tucana, enquanto as públicas ficaram entregues às baratas.

  11. Com a (falta de) cultura do povinho e um Governo que abarrota as Universidades de “companheiros”, voce esperava o que?

  12. O problema da universidade brasileira é que ela, na maioria dos casos, é pública. E o que é público, no Brasil, é afundado em corrupção.

  13. Prezado Ed,
    Eu estudei na USP nos idos dos anos 70/80, e naquela época era privilégio estudar lá, mas para isso a gente tinha que queimar as pestanas ou ficar louco de tanto estudar. A querida USP era e continua a ser um orgulho da Educação brasileira, assim como a Unicamp, a PUC, o IME, o ITA e outras do mesmo porte.
    Infelizmente, nossos governos nunca priorizaram a Educação publica de boa qualidade, e porisso mesmo estamos assim tão mal no ranking mundial. Nossos governantes precisam entender que sem educação de primeiríssima qualidade jamais chegaremos ao patamar de nações de primeiro mundo, e para nós brasileiros chega a ser uma vergonha estarmos assim tão por baixo se comparados à maioria de países mundo afora.
    Embora a petralhada burra, fanatizada e ignorante queira partidarizar e culpar governos tucanos pela caída da USP no ranking, temos que analisar esse assunto por outro prisma, de uma forma global, sem esse tipo de paixão menor que é o partidarismo das coisas.
    Só espero que nossos governantes (não quero saber se é tucano, petista ou o escambau) tomem vergonha na cara e entendam de uma vez por todas que Educação é a mola mestra e a pedra lapidar para o pleno desenvolvimento de qualquer nação que se preze. O resto é apenas consequência.
    Um grande abraço.

  14. A culpa é nossa!
    Não venham me dizer que o problema da educação neste país é por causa do FHC, do Lula, do PT, dos militares de 64, ou do diabo a quatro.
    Nós somos os culpados, pois vemos o sucateamento do ensino público e ao invés de reclamar e cobrar de nossos representantes, tiramos nossos filhos do ensino público e os colocamos no privado.
    Como se isso fosse resolver alguma coisa.
    No fim estamos cheios de Uni-esquinas que vivem as custas dos alunos e verbas federais.
    A maioria das pessoas que tem mais de 20 anos não sabem nem seu idioma, prova disso é que na maioria dessas mesmas Uni esquinas temos o curso de Língua Portuguesa.
    Ou seja o que seria obrigatório para se entrar numa faculdade, hoje é matéria da mesma.
    E nunca na história deste país foi tão fácil entrar numa faculdade, até um analfabeto e uma criança de 7 anos já conseguiram!
    Hoje o Brasil importa mão de obra especializada, porque não temos e não formamos, reflexo de nossas prioridades educacionais onde 80% dos curso superiores são de Administração de Empresas, Direito e cursos meia-boca de RH.
    Então vamos deixar de papo furado, se queremos uma educação de primeira temos que brigar por ela e não esperar que o governo (qualquer governo) o faça.

  15. e precisa sapo de fora dizer isso?

    basta ver o ensino básico fundamental público e os erros médicos (por ex) de hoje…

    na hora você verá o que está errado neste histórico…
    e faz tempo…

  16. Falam muito no aumento dos gastos com educação como se gastar dinheiro fosse sinônimo de eficiência. Essa informação é só um indicado de como se gasta mal em todos os sentidos em nosso país.

Perguntas Relacionadas