Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Você sabia que os dias de verão tem a mesma duração dos dias de primavera?

E também a dos dias de outono é igual a dos dias de inverno. Eu estou fazendo essa “pergunta” pq é um erro muito comum que as pessoas cometem.

O que acontece é que na verdade é que no solstício de verão, que é o dia mais longo, marca a virada da primavera para o verão. Vamos supor que esse dia seja quarta feira. Logo, quarta é o dia mais longo e terça e quinta tem durações um pouco menores e iguais, depois segunda e sexta menores ainda, mas também iguais e assim por diante até chegar nos equinócios. Perceba que se depois de quarta é verão, e antes de quarta é primavera, os dias tem a mesma duração. Então por que verão é mais quente que a primavera? Isso acontece porque o verão já começa aproveitando todo o calor que veio da primavera, a primavera não, ela começa no frio do inverno e não tem calor ainda.

A mesma coisa ocorre com o outono e inverno, a única razão do outono ser mais quente é porque ele aproveita todo o calor do verão. Entendeu?

Ninguém nunca me ensinou isso, alias, se eu estiver certo eu aprendi errado na escola. Eu raciocinei com um pouco de lógica.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. Mto legal!!!

    As datas dos equinócios variam de um ano para outro devido aos anos trópicos (o período entre dois equinócios de março) não terem exatamente 365 dias, fazendo com que a hora precisa do equinócio varie ao longo de um período de dezoito horas, que não encaixa necessariamente no mesmo dia. O ano trópico é um pouco menor que 365 dias e 6 horas. Assim, num ano comum, tendo 365 dias e portanto mais curto, a hora do equinócio é cerca de seis horas mais tarde que no ano anterior. Ao longo de cada sequência de três anos comuns, as datas tendem a adiantar-se um pouco menos de seis horas a cada ano. Entre um ano comum e o ano bissexto seguinte há um aparente atraso devido à intercalação do dia 29 de fevereiro.

    Também se verifica que a cada ciclo de quatro anos os equinócios tendem a atrasar-se. Isto implica, que ao longo do mesmo século, as datas dos equinócios tendem a ocorrer cada vez mais cedo. Assim, no século XXI só houve dois anos em que o equinócio de março aconteceu no dia 21 (2003 e 2007); nos demais, o equinócio tem ocorrido em 20 de março. Prevê-se que, por volta do ano 2040, passe a haver anos em que o equinócio aconteça no dia 19. Esta tendência só irá desfazer-se no fim do século, quando houver uma sequência de sete anos comuns consecutivos (2097 a 2103), em vez dos habituais três.

    Devido à órbita da Terra, as datas em que ocorrem os equinócios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quanto está mais longe (afélio).

Perguntas Relacionadas