Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Voltar ou nao ao Brasil?

Estou morando ilegalmente no Canada ha 3 anos. Eu e meu esposo trabalhamos nos sub-empregos. O que tem me deixado profundamente desanimada. Sem contar com a saudade do Brasil e da familia e amigos. E muito facil acostumar com a seguranca daqui e com o poder de compra que adquirimos. Mas nao sei o que fazer. Hoje tenho 35 anos e nao sei se devo recomecar no Brasil, pois, tenho certeza que a cultura daqui nao me agrada. Frieza, privacidade em excesso, correria… Nao seria completamente feliz o resto de minha vida aqui. Mas preciso ser realista em saber que no Brasil as coisas nao estao faceis. Se alguem que viveu o que eu vivo puder me ajudar com sua experiencia ficarei bem agradecida. Obrigada!

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

8 Respostas

  1. Eu aconselharia você a tentar de algum modo conseguir o visto de permanência ai..O Brasil,apesar de ser maravilhoso,não dá a seus habitantes,ou a maioria, uma qualidade de vida e condições de consquita-la muito boas….Agora se você conseguiu guardar uma boa soma de dinheiro ai e tem condições de abrir um pequeno comércio numa cidade mais tranquila,acho até legal voltar…Viver uma vida mais tranquila….Agora se ainda não conseguiu esses objtivos acho melhor continuar por ai..Caso esteja se adaptando, tente o visto quem sabe o emprego não melhora.. Infelizmente o Brasil esta mto ruim ainda..

  2. Olá amiga, é com prazer que respondo e espero que ajude.

    Morei um bom tempo fora, em varios países. Em um passado recente estava realmente dificil viver aqui no Brasil, mas o país mudou muito, evoluiu e hoje existem grandes oportunidades aqui.

    Voltei a 2 anos, montei meu negócio (o idioma – inglês – ajudou muito) e hoje não saiu daqui por nada.

    Realmente é valido morar fora pela experiência, mas aconselho você a voltar e tentar uma nova vida aqui, como falei, existem muitas oportunidades.

    Abraços
    Renato Vitor
    http://www.tocadosite.com.br/index.html

  3. Amiga,

    Isso e uma decisao que vcs terao que tomar juntos. Morar fora para todos os imigrantes e realmente muito dificil e alem do mais todas as primeiras geracoes de imigrantes sofrem bastante em qualquer pais; por exemplo veja os nossos proprios imigrantes no Brasil. Os peruanos sao escravos em SP e ganham uma miseria!
    Logo, vc e o seu esposo terao que avaliar o que querem: 1) queremos ficar aqui nos matando para dar melhores condicoes ( isso supostamente) aos nossos filhos?, 2) ou queremos ficar aqui e economizar o possivel para poder voltar com uma economia e recomecar a minha vida no Brasil? O qual tb pode lhe dar boas condicoes aos seus filhos.

    Essas sao perguntas existenciais que somente o tempo dira; por enquanto, tente economizar ao maximo e parar com ” esse poder de compra”, pois se queres voltar teras que fazer uma boa economia para comprar um imovel no Brasil.

    Boa sorte

  4. So conheço o Canada de turismo e de duas ou tres vezes a trabalho, mas respondo porque acabo de receber um telefonema de um amigo que foi imigrante no Canada, e pelos mesmos motivos de sua pergunta voltou ao Brasil, acaba de me dizer do seu desespero por ter voltado, a mulher e os filhos estao a viver fora dos padrões que se habituaram no Canada, em sete meses ja foram assaltados quatro vezes e estão sem dinheiro suficiente para voltarem. A mulher dele disse-me ao telefone que era feliz ai e não sabia.
    Pense bem, o Brasil tem futuro, mas ainda não chegou, embora seja um Pais magnifico que conheço bem.
    Se tem trabalho porque não aguardar, lembre-se que se sair dai, como esta ilegal não vai poder voltar
    Sera que vale apena deixar um bom modo de vida, conforto e futuro porque tem saudade? E quando matar a saudade e tiver que dar aos seus uma vida melhor? E ter segurança? E viver tranquila?
    Pense bem, os meus amigos estão desesperados por terem voltado, e ja ouvi varias pessoas se queixando do mesmo.
    O mais dificil são sempre os três primeiros anos

  5. Voltar ao brasil eh suicidio mas por outro lado vc fez alguns comentarios que me chamaram a atencao… Qdo. vc diz: ” Frieza, privacidade em excesso, correria… Nao seria completamente feliz o resto de minha vida aqui.” eu realmente te aconselho a voltar… O que vc ve como privacidade em excesso nada mais eh do que extremo respeito para com o proximo, coisa que brasileiro nao tem (por natureza). Therefore acho que vc nao pertence realmente a essa cultura… Boa sorte…

  6. Vou te ajudar, Vi. Não vou te contar nada de pessoal aqui, mas acredite que tudo o que eu te disser é experiência verdadeira. Você pode até ter poder aquisitivo e segurança aí, mas está infeliz. Você sequer se sente cidadã, pois vive assustada com a ilegalidade.

    Deixa eu te dizer o que acontece: quando a gente vive por mais de 2, 3 anos no exterior, acaba se adaptando e fica com medo do Brasil. Voltar para cá parece significar derrota, falência, enfim, ter que dar satisfação para conhecidos, parentes, não é assim?

    Pois te digo que nos primeiros 6 mese (até 1 ano) você vai estranhar tudo. Ih, vai achar tudo feio. Tudo sujo. Vai ficar horrorizada com a violência. Depois, acredite, não sei por qual magia, acredito que seja o fato de sermos dessa terrinha, tudo vai entrando nos eixos, e – por pior que possa parecer – você se acostuma, se integra, se mistura de um jeito tal com a nossa cultura, que não quer mais viver no exterior de jeito nenhum!

    Parece absurdo, não é? Se alguém tivesse me dito isso há 3 anos, eu não teria acreditado. Voltei para o Brasil chorando. Fique com nojo até de entrar num supermercado. Hoje a-d-o-r-o comer pastel e tomar caldo de cana no bar pé sujo do chinês. Parece incrível, mas é verdade!

    Quanto a oportunidades de emprego/condição social, em nenhum país do mundo você tem tanta chance como aqui. Ontem ouvi falar de um menino que vendia “vaga” no trem. Ele se sentava no banco e depois vendia para quem estivesse de pé! Essa criatividade e essa recepção só existe no Brasil. Se você, no Canadá, ilegal, for vender bolinho e pizza nas repartições públicas, vão te prender.

    Aqui tem gente se virando, vendendo pela internet, trabalhando com tudo o que você pode imaginar. Até pet-shop móvel eu já ouvi falar. Gente que vai na casa dos outros arrumar guarda-roupa, as fotos, as gavetas. Talvez não seja do modo formal, com carteira assinada, e tal, mas dá para viver sim, e dá para viver bem, pois qualidade de vida não está só ligada ao meio ambiente, mas ao modo como você vive a vida.

    Pense nisso!

  7. Bem….acho que entendo a sua pergunta, sem ter vivenciado a experiência. O que você vive hoje, é o sonho de muitos brasileiros, sobretudo o das pessoas mais corretas, que gostam de trabalhar, e que não teriam problema algum em viver em um país de primeiro mundo. Tenho dupla nacionalidade, e poderia ir pra Itália (hoje também qualquer lugar da C.E.) a qualquer momento sem problema algum. Isso faz parte de um sonho antigo e que ainda não deixei morrer, mas sempre penso nesse tipo de problema (que está vivendo).

    Tomei o cuidado de ler todas as respostas, antes de dar a minha. Não sou novato em conhecimento de outras nacionalidades, porém os paises que conheci, só conheci aquela casca superficial, pois era apenas um visitante, um turista. E para um turista não há a necessidade (embora tentemos) de vivenciar o dia a dia dos nativos. Mas sempre que estive nesses países, nem tem como ser diferente, fiz comparações com o Brasil. Em qualquer nível que se compare, há de se ver coisas melhores e piores. E isso tenho dividido com amigos que vivem no exterior, ou estiveram apenas de passagem como eu. Sempre compara-se o nível sócio-econômico, a educação, a beleza do lugar, etc.

    Vou dar minha opinião a respeito do Canadá e depois do Brasil. Minha visão como a de outros aqui relatados, é que vocês tem pouco tempo de Canadá, para estar totalmente inseridos no contexto sócio cultural do canadense médio. Creio que vivendo ai, vocês nunca terão relaçoes humanas (não vou de chamar de amizade) como aqui no Brasil. Este para mim é o único ponto a favor do Brasil. O Canadá é um pais cheio de estrangeiros, que está fazendo uma grande campanha para atrair mais gente ( tem muito asiático indo pra aí), e portanto com um perfil ainda em formação, e que só vai ficar melhor com brasileiros ai vivendo. Mais ou menos nos temos uma percepção sobre as pessoas de um determinado país, pois ela espressa um jeito de ser, de pensar e viver próprio, característico. Claro que guardando as individualidades de cada um. Mas não saberia identificar um canadense. Porque acho que essa chave de identificação ainda não se formou. Não sei se estou completamente equivocado, mas é isso que penso.

    Quanto ao Brasil. Ai, ai, meu Brasil. Talvez eu seja repudiado aqui, mas são as minhas impressões. Sim é verdade, é um país lindo, e as pessoas são bastante solícitas. Mas, as belezas ficam a centenas de quilometros de você. Então se não tiver dinheiro, não vera as ditas belezas. As pessoas são solícitas, mas ….acho que você agora que conhece outro perfil de pessoas, já deve ter se perguntado a respeito disso. Aqui tem assalto a mão armada em shopping center. Assassinato na esquina, e por aí vai. A politica é a vergonha de sempre, e as pessoas que aqui vivem e votam, nada fazem para mudar a situação. Os impostos são canadenses (isso é igual aí), e a qualidade (palavra desconhecida por aqui). E ao contrário do que falam, a economia está uma m****. É verdade que as classes E e D melhoraram de vida, mas ao custo do empobrecimento das classes C e B. A classe A, essa não muda nunca.

    Se estivesse na sua situação, daria tempo ao tempo e tentaria me adaptar (espere passar a eleição aqui. se der a filhote do Lula estaremos perdidos.rsrs). Tentaria fazer algum curso, alguma coisa que me fizesse misturar mais com os canadenses, não só no trabalho. Outra solução, seria, fique rica ai, e volte para cá.

  8. Vi,
    Sei um pouco do que esta passando, pois morei nos EUA por muitos anos e ano passado eu e meu marido decidimos voltar ao Brail. Moramos 10 anos em Nova York legalmente (alias sou cidada americana), tinhamos um otimo trabalho e ganhavamos muito bem. So que eu nunca tive interesse em morar nos EUA quando estivesse gravida, pois sempre quis que meu filho crescesse ao lado da familia. Alias tive meu bebe ano passado no Brasil.

    Nossa que diferenca! Adoro o Brasil (mas os Brasileiros aqui que me desculpem pela honestidade) mas o Brasil, mesmo depois de 15 anos que fiquei ausente (so visitava uma vez ao ano) nao mudou muita coisa e continua muuuuito atrasado, muito perigoso (nao assista os noticias pois te da vontade de chorar mesmo). So para tirar a carteira de habilitacao do meu marido foi uma enorme enrolacao que nem o bancario sabia que taxa cobrar. Meu marido que e estrangeiro ficou muito decepcionado sem contar que temos que estar alertos todo tempo, e ele nao esta acostumado com esse tipo de vivencia.

    Eu acho que a adaptacao e muito dificil e o Brasil ainda continua sendo um pais muito dificil para a maioria dos Brasileiros. Para quem tem dinheiro a vida pode ser muito boa, mas ainda ha o problema da violencia. Agora para quem nao tem dinheiro suficiente, a vida e muito sofrida.

    Nao sei oque te dizer pois estando ilegal voce nao tem a possibilidade de voltar. Mas nao volte se nao tiver um dinheiro pelo ou menos para comprar sua propria casa e quem sabe abrir seu proprio negocio, caso nao tenha possibilidade de conseguir um bom emprego no Brasil. Um bom emprego no brasil hoje demanda nivel superior e idiomas, para voce ter uma ideia. Ate garis precisam ter colegial completo.

    Gostaria de te ajudar mais, mas nem eu sei se irei ou nao continuar no Brasil. Estamos ainda em fase de adaptacao!

    Abracos e boa sorte na decisao!

    Zakal: nao sao todos os Brasileiros que voltam por nao terem outra opcao la fora e por se sentirem perdedores. nao generalize querido.

Perguntas Relacionadas