Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Voto obrigatorio é democracia?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

8 Respostas

  1. Antes nem todos podiam votar, hoje são obrigados.
    Como diz o velho ditado: Quando não é 8, é 80.

  2. JÁ DISCORDEI DA OBRIGATORIEDADE UM DIA MAS HOJE CHEGUEI A CONCLUSÃO DE QUE SE O VOTO NÃO FOR OBRIGATÓRIO NÃO HAVERIA ELEIÇÕES…
    O QUE NÃO É DEMOCRACIA AO MEU VER, É O CIDADÃO NÃO ANALISAR O SEU VOTO CHEGAR NA ZONA ELEITORAL E PEGAR QUALQUER SANTINHO E DALI RETIRAR O SEU VOTO!

  3. Não! é manipulação,,As pessoas sem conhecimento tendem a ser enroladas facilmente,, Essas pessoas que só votam por serem obrigadas podem virar o resultado de uma eleição,, e os politicos sabem disso,, eles sabem que pra eles é bom os eleitores serem influenciaveis, Graças a obrigatoriedade do sufrágio o Tiririca foi eleito.

  4. Sim, Muitas pessoas morreram para que o povo pudesse ter o direito de votar, além de ser uma grande responsabilidade que não deve ser jogada fora. Veja bem, se com o voto obrigatórios já temos altíssimos níveis de abstenções de votos, imagina se não fosse.
    Agora, deveria ser obrigatório também uma justificativa do porque o voto, porque sinceramente, votar simplismente por votar é masoquismo.

  5. Na minha opinião não é democracia o voto obrigatório. Nos EUA por exemplo, não é obrigatório mas as pessoas sentem prazer em votar, em fazer parte da história de seu país, não escrevo isso porque os EUA seja a maior potência mundial e um país desenvolvido, é só por questão do Brasil e dos brasileiros pararem de pensar como um país sub-desenvolvido, e rever os próprios conceitos, juntos na mesma nação, e verem que se não mudarem, nada muda, pior é levar alguém obrigatóriamente a votar, e a pessoa vender ser voto, se não fosse obrigatório, os votos seriam mais certos, decididos, e não contados com votos sem “fundamento”.

  6. Não é democracia, mas o nosso sistema político também não é uma democracia real, pois o povo elege políticos para representá-los nos mais diversos interesses, porém esses eleitos acabam representando seus próprios interesses, os interesses de seus financiadores de campanha e de seus companheiros partidários.
    Agora, querem alterar a forma de eleição, tirando do povo a liberdade de escolha de candidato, criando uma LISTA FECHADA, e que certamente será usada para eleger políticos que não seriam da vontade do povo, colocando esses juntos de outros, que o povo admira, na mesma lista, e quem escolherá esses elementos da lista será sempre a cúpula do partido, uma amostra disso foi a eleição de 2010, onde o PMDB, não possuía candidato com aprovação suficiente da população, solucionou esse problema, se aliando, ao partido com maior possibilidade de ser eleito (o PT), assim chegou ao poder da mesma forma, pegando carona na candidatura Dilma, se aprovada a reforma onde deixem de existir candidatos individuais e passe a existir lista fechada, mais uma prerrogativa do eleitor será retirada, a da livre escolha, obrigando o eleitor a ter mais trabalho para se informar sobre todos os candidatos da lista, o forçando a votar em uma lista que possua candidatos que não lhe agradam, escolhendo aquela lista cuja formação lhe desagrade menos. Nesta última eleição já foi difícil achar um que não estivesse metido em corrupção, mais difícil ainda será achar uma lista que só possua políticos honestos e bem intencionados, pois certamente a maioria das listas serão formada por políticos corruptos, facilitando mais ainda a manipulação do eleitor ignorante.
    Assim, de pequenas em pequenas mudanças sutis, com a desculpa de “melhorar” (para eles, não para o povo) o sistema eleitoral, eles vão tirando a liberdade de escolha do eleitor, e por tabela, criando uma ditadura civil travestida de democracia, onde o povo pensa que escolhe seus representantes, mas na verdade quem esta escolhendo são os mesmos poderosos de sempre.

    O que precisa ser mudado realmente é:

    – Acabar com a obrigatoriedade do voto, numa democracia real o voto tem que ser facultativo;
    – Os suplentes de senadores tem que passarem pelo crivo dar urnas, ou seja, tem que ser eleitos também, acabar com o suplente que nunca recebeu nenhum voto e muitas vezes nem é conhecido pelo eleitor;
    – A câmara dos deputados tem que ter sua composição proporcional ao número de eleitores de cada estado, que realmente exercem o direito de voto, ou seja, o estado que possui mais eleitores votantes, tem que ter mais deputados federais, isso somado ao voto facultativo, faria cada eleição variar essa composição, pois mesmo um estado com muitos eleitores mas com grande abstenção, poderia ter menos representantes que um outro com menos eleitores mas com baixa abstenção;
    – A eleição para deputados deveria deixar de ser proporcional e passar a ser majoritária, assume as vagas quem recebe mais votos, isso sim e fazer valer a vontade do povo, hoje com essa famigerada eleição proporcional, muitos candidatos com grande votação não são eleitos, perdendo a vaga para outros com menos votos, sendo majoritária, não aconteceria mais isso (os políticos não querem isso pela desculpa que enfraqueceria os partidos, mas hoje não existe mais partidos políticos no Brasil, o que existe são grupos que defendem seus interesses, travestidos de partidos, não seguem nenhuma ideologia e se vendem a qualquer momento quando lhe é conveniente, desconsiderando qualquer promessa ou interesse da população).
    – Senadores não poderiam concorrer a reeleição, e deputados federais só poderiam se reeleger uma vez, assim se impediria que esses aproveitadores do dinheiro público fizesse da política uma profissão.
    – Para o cargo de presidente também não poderia haver reeleição.
    – Nenhuma campanha política poderia gastar mais que o montante que o parlamentar receberia em todo seu mandato, ou seja, se alguém após eleito, vai ganhar nos seus 4 anos de mandato R$ 1.500.000,00 e gastar R$ 4.000.000,00 na campanha, demonstra que já existe uma segunda intenção por trás desse mandato, pois ninguém vai gastar mais do que espera ganhar e como o trabalho de deputado é de tempo integral, a única fonte de renda possível, seria uma verba de corrupção, salvo se o eleito seja milionário e não precise do salário do legislativo e muito menos trabalhar, e neste caso, deveria abrir mão desse salário de deputado ou de senador.

    É lógico que esses políticos que estão hoje no poder, jamais vão implementar essas modificações no sistema político, pois mesmo vindo a favor da população, vem contra os seus próprios interesses e os interesses de muitos poderosos que querem continuar mandando no Brasil, o que prova, que qualquer modificação que por acaso venha a acontecer, não passará de mais uma ilusão para enganar trouxas.

  7. Bom dia ?…, já parou para pensar que, todos os elementos que estão na sociedade humana são imposições da própria manipuladora? Acho que não, teria que parar para pensar e não estão dispostos a dar este tempo para “todo o ser humano”. A mídia, jornais, revistas…e afins…também são envolvidos nas imposições, acaso parou para pensar que todo presidente pode tomar decisões por sua própria vontade? O Papa toma decisões sozinho? A “sociedade” impõe o que pode e o que não pode. E onde esta esta “sociedade”? Não sou eu ou você, pode estar certo(a). A nossa liberdade começa quando a deles termina (desculpe o plágio). Fazemos apenas, gostamos apenas, temos apenas o que nos deixam ter, adquirir, ver…Você acha que é realmente livre aqui ou em qualquer lugar, socialmente criado, para estar com outros seres humanos ? Democracia é estabelecimento de regras sociais, somente muda a palavra, fica mais leve do que socialismo..ditadura… Um abraço

Perguntas Relacionadas