Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

vou me apresentar na base aérea naval de São Pedro da aldeia em agosto desse ano, como fasso no dia para poder servir na aeronaltica e me tornar um Oficial aviador na AFA???..

vou me apresentar na base aérea naval de São Pedro da aldeia em agosto desse ano, como fasso no dia para poder servir na aeronaltica e me tornar um Oficial aviador na AFA???..

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. 1) O primeiro passo é começar a estudar para o PSACN – Processo de Seleção e Admissão do Colégio Naval, em angra dos Reis. O Colegio Naval é uma escola de Ensino Médio, ou seja, são três anos de curso em semi-internato (liberado nos finais de semana) e regime disciplinar militar.

    O Exame é dividido em duas fases. A primeira é uma prova de Matemática, geralmente todos os aprovados (que acertam mais de 50% das questões) são selecionados para a fase seguinte, que são provas de conhecimentos gerais onde caem todas as outras matérias do fundamental. Se você estiver em uma classificação razoável, é apenas questão de passar pelo Exame Médico, Física e Psicológivo e ingressar no Colégio. Em relação à esse problema de visão, pode ficar tranquilo que na Marinha é bem menos rigorosa que a aeronáutica, por motivos óbvios.

    2) Concluir os três anos de CN. Não é preciso estar entre os primeiros colocados para ingressar na EN, todos os concludentes ingressam na Escola Naval automaticamente.

    3) Escola Naval. São 4 anos de curso, ao sair formado você sai com diploma de Ciências Naúticas que é considerado Nível Superior pelo MEC, apesar de praticamente não ter funcionalidade no meio civil. No final do segundo ano de Escola Naval, dependendo do número de vagas, você poderá ir para o Corpo da Armada, para o Corpo de Fuzileiros Navais ou para o Serviço de Intendência da Marinha. Os outros dois anos você aprenderá matérias específicas da arma que escolheu. O CAAVO, só abre vagas para os quadros da Armada e CFN. Então se seu objetivo é ser piloto deve ficar em um desses dois quadros, preferncialmente como oficial do Corpo da Armada.

    4) Após a conclusão do Aspirantado na Escola Naval, você é designado Guarda-Marinha e permanece nessa patente até ser promovido à 2º Tenente (Oficial). Você irá servir como Oficial Naval, em uma das Organizações Militares da Marinha espalhados pelo Brasil. Para se tornar um piloto da Marinha, você deve possuir o diploma do Curso de Aperfeiçoamento em Aviação para Oficiais (CAAVO).

    5) Já formado você poderá solicitar o ingresso no Centro de Instrução e Adestramento AeroNaval (CIAAN), escola localizada na Base AeroNaval de São Pedro da Aldeia (RJ). No CIAAN é ministrada a primeira parte do CAAVO. O processo de seleção (15 vagas) passa pela aprovação do comando do CIAAN, por uma bateria de exames médicos e psicotécnicos (nesse momento será necessário você operar sua miopia). Geralmente os mais antigos ingressam, por isso você deverá se esforçar para ficar com uma classificação entre os primeiros 1/3 da sua turma na EN. É um dos cursos de aperfeiçoamento mais concorridos da Marinha.

    6) No CIAAN você começará sua formação teórica em Aviação e em Aviação Militar. O curso teórico abrange desde o conteúdo semelhante ao ministrado por escolas civis de aviação, ou seja, matérias como Teoria de Vôo, Conhecimentos Técnicos de Aeronaves, Navegação VFR/IFR e etc… Mas também conteúdo inerente a Aviação Militar/Aeronaval. Concluir o curso do CIAAN com aproveitamento. (**)

    7) AFA. Após o CIAAN, geralmente os candidatos vão para Academia da Força Aérea onde ingressam no 2º Esquadrão de Instrução Aérea (EIA) e realizam o mesmo curso básico que os cadetes do 2º ano da AFA. Concluído o curso do 2º EIA, é feita uma seleção e os escolhidos continuam na AFA onde realizam o curso do 1º EIA, no turbohélice T-27 Tucano, assim como os cadetes do 4º ano de AFA.

    8) Concluído este curso prático intermediário do Tucano, é feita uma nova seleção onde apenas dois Oficiais do CAAVO são enviados para os Estados Unidos realizar o curso de Piloto de Caça AeroNaval em T-45 Goshawk, onde aprendem a operar em um Porta-Aviões. Após o CAAVO, estes dois oficiais voltam para a São Pedro da Aldeia onde ingressam no 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) e realizam o curso da Aeronave A-4 Skyhawk (AF-1) da Marinha.

    8)* Todos os candidatos não-selecionados na AFA voltam para São Pedro da Aldeia e ingressam no 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1). Lá realizam o curso teórico e prático do Jet Ranger III, em que voam cerca de 90 horas de vôo. Após formados são designados para 1 dos 7 Esquadrões de Helicópteros da Marinha, dependendo do número de vagas (geralmente vão para os Esquadrões menores primeiro).

    (**) Alguns Oficiais nem chegam a ir para a AFA, ficam na própria Base onde já ingressam no HI-1, para o curso de Helicóptero. Nesse caso eles voam cerca de 120 horas em Jet Ranger III.
    Fonte(s):
    OBS: Para quem quer ser piloto militar, o ideal é ingressar na Aeronáutica. Não existe problema nenhum em ter miopia, você apenas vai ter de operar para entrar . E uma vez lá dentro você não será desligado por motivo médico como esse. O único problema da Aeronáutica é que o curso do 2º EIA é puxadíssimo para os cadetes…

    Já problema da Marinha é estudar 4 anos algo extremamente puxado, que não tem nada a ver com Aviação e ainda correr um risco altíssimo de não conseguir ingressar no CAAVO e ter de passar o resto da carreira como um Oficial “normal” da Armada ou dos Fuzileiros. Fora o fato de que a Aeronáutica possui muito mais esquadrões e aeronaves e voa exponencialmente mais que a Marinha.

    Pense bem antes de tomar uma decisão como essa.

    REQUISITOS DO COLÉGIO NAVAL:

    Exclusivo para o sexo masculino.
    Principais Requisitos: Ser brasileiro nato e ter concluído com aproveitamento o Ensino Fundamental (ou estar cursando o último ano, de forma que o mesmo esteja concluído até a data prevista no edital para a verificação dos documentos exigidos).
    Idade: Ter no mínimo 15 anos e no máximo 17 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro do ano de início do curso.
    Estado Civil: Ser solteiro, nunca ter vivido em concubinato ou união estável e não ter filhos.
    Provas: Matemática, Estudos Sociais, Ciências, Português e Redação.
    Local do Curso: Colégio Naval, Angra dos Reis/RJ.
    Duração: 3 anos, na condição de aluno interno.
    Situação após o Curso: Ingresso na Escola Naval como Aspirante do 1º ano.

    REQUISITOS DA ESCOLA NAVAL:

    Exclusivo para o sexo masculino.
    Principais Requisitos: Ser brasileiro nato e ter concluído com aproveitamento o Ensino Médio ou equivalente (ou estar cursando o último ano, de forma que o mesmo esteja concluído até a data prevista no edital para a verificação dos documentos exigidos).
    Provas: Matemática, Física, Inglês, Português e Redação.
    Local do curso: Escola Naval, Rio de Janeiro/RJ.
    Duração: 4 anos, na condição de Aspirante.
    Situação após o Curso: Guarda-Marinha. Após viagem de instrução, será nomeado Oficial no Posto de 2º Tenente.

    http://www.mar.mil.br/menu_v/ccsm/perguntas/perguntas_mais_frequentes.htm#not6

    Abraço!