A mãe está disposta a me passar a criança e fazer o que for preciso no Forum. Qual o primeiro passo a tomar? Como funciona o processo de adoção e principalmente, qto tempo demora, já que eu quero entrar de licença maternidade. Em qual estágio da adoção posso dar entrada na licença?
Por favor, sem gracinhas.
Tem que entrar na fila e fazer todo o procedimento. Isso pq se vc não fizer, o juiz vai tomar a criança de vc e será muito mais doloroso pois vcs já terão vinculo afetivo.
Entre em contato com o juiz imediatamente.
Não é assim que adoção acontece. O primeiro passo é ir até a Vara da Infância munida dos documentos necessários e dar entrada com um pedido de adoção (a lista de documentos você encontra no site http://www.projetorecriar.org.br), não precisa advogado nem nada.
Depois disso os documentos serão analisados e tudo estiver em ordem seu processo começa. Aí virão as entrevistas com psicólogos, visita à sua residência, algumas comarcas promovem cursos que você deverá assistir, etc. Depois de tudo isso seu processo será julgado. Caso seja aprovado, você é declarada “habilitada a adotar” e entra na fila.
O tempo de demora varia muito. Levantar os documentos vai uma semana a 10 dias. A aprovação do processo uns 15 dias. Daí até ser julgado conte mais uns 2 a 6 meses. E a fila depende exclusivamente do perfil de criança que você quer adotar: quem quer bebê recém-nascido pode ter de esperar mais de 4 anos (a média é de 2 anos), quem aceita crianças maiores, grupos de irmãos ou crianças especiais pode consegui-las em poucos meses.
Sobre a licença maternidade, você tem direito a ela à partir do momento que o juiz der a sentença de adoção, ou seja, só no final do processo.
Quanto a simplesmente aparecer no fórum levando no braço uma criança que não é sua dizendo que quer adotar, bem, se você tiver sorte o que vai acontecer é que esta criança será encaminhada ao Conselho Tutelar para ser adotada por um casal habilitado e você nunca mais a verá na vida. Se der azar pode até ser indiciada por tentativa de sequestro.
Vou contar o que aconteceu comigo, talvez te ajude.
Quando nasci minha mãe biológica não me queria e como no seu caso ja tinha um casal escolhido para cuidar de mim, então esse casal que me adotou me registrou direto no nome deles como se eu realmente fosse filha deles e tivesse nascido em casa.
Agora sobre a licença maternidade não sei responder….
AMIGA MUITOOOOO CUIDADO PASSEI POR UMA DESSA NO INICIO DESTE ANO AGORA EM JANEIRO, FIQUEI MUITO MALLLL. A MAE DA CRIANÇA NÃO QUERIA DE JEITO NENHUM ACOMPANHEI TODA A GRAVIDEZ E SEMPRE EM CONTATO COM ELA PERGUNTANDO SE REALMENTE ELA SABIA O QUE ELA QUERIA, ELA SEMPRE MUITO FIRME SIM É ISSO QUE EU QUERO. QUINZE DIAS ANTES DA CRIANÇA NASCER TENDO CONFIRMADO COM ELA SEMPRE SE ELA SABIA O QUE ELA ESTAVA FAZENDO DISSE QUE SIM. COMPREI TUDOOOOO ERA UM MENINO DEI NOME ENFIM ABSORVI COMO SE FOSSE MEU FILHO, TENTEI ENGRAVIDAR A 6 ANOS E SABIA O QUE EU QUERIA P MIM MAIS INFELIZMENTE ELA NÃO. REJEITOU A CRIANÇA DESDE DO INICIO DIZENDO QUE NÃO TERIA CONDIÇÕES QDO O BEBE NASCEU FUI A MATERNIDADE LEVEI ROUPINHA QUE NEM ISSO ELA TINHA PREPARADO A CRIANÇA NÃO TINHA NADA NEM IR AO MEDICO ELA QUERIA EU QUE FALEI QUE EU EXIGIRIA QUE ELA FIZESSE O PRE NATAL P EU SABER O ESTADO DA CRIANÇA. ENFIM ELA AMAMENTOU ATÉ O DIA DA LATA QDO FOI O ULTIMO DIA ELA ME LIGOU TUDO P EU BUSCAR A CRIANÇA ELA TINHA IDO EMBORA. A MINHA VIDA DESMORONOU… NÃO TEVE JEITO UMA COISA É ELA SENTIR O BEBE NA BARRIGA E OUTRA COISA É VER A CARINHA DELE QDO NASCER. PORISSO VÁ COM CALMA PQ NA MINHA SITUAÇÃO ELA QUERIA PASSAR A CRIANÇA P MEU NOME DESDE DA BARRIGA É QUE NÃO PODE TEM QUE ESPERAR A CRIANÇA NASCER ELA REGISTRAR ESSA CRIANÇA TER UM NOME AI SIM IR NO CONSELHO TUTELAR OU PROCURAR UM ADVOGADO P DAR ENTRADA NO FORÚM E ENTRAR COM A AÇÃO P VER SE O JUIZ VAI LIBERAR. EU TE ACONSELHO IR NO ADVOGADO PQ NO CONSELHO TUTELAR TEM UMA FILA DE CASAL EM ESPERA E ELES DÃO PRORIDADE P O CASAL QUE ESTÁ NA FILA ENTÃO SE A M~ES DA CRIANÇA REALMENTE AUTORIZAR VC PODERÁ SAIR DO HOSPITAL COM ELA E A CRIANÇA E LEVA LA P SUA CASA E AI SIM DEPOIS PASSAR P O TEU NOME COM AUTORIZAÇÃO E LIVRE ESPONTANEA VONTADE DA MÃE DA CRIANÇA AGORA SE FOR P ADOÇÃO DIFICILMENTE ESSA CRIANÇA SERÁ TUA. ESSA FOI A FORMA QUE A MINHA ADVOGADA ME INSTRUIU. BJOS E BOA SORTE
PARABÉNS, PELO SEU ATO!!!!!! ** Sou filha adotiva, mas minha AMADA MÃE, me trata igualmente como os outro filhos. ***Tenho o sobrenome dela. **Ela me tomou p/ criar c/ 12-horas de nascida. Sai direto do hospital, p/ os braços dela!!! **Nunca perguntei como foi o processo. Mas sou adotada legalmente. ** Te desejo BOA SORTE!!!!!!