Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Yakisoba é comida japonesa ou chinesa?

Estou pesquisando e perguntando, mas tem gente que fala que é do Japão, tem gente falando que é da China. Alguém que tem conhecimento real no assunto poderá me ajudar?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

13 Respostas

  1. A origem é JAPONESA, mas o prato é mais popular na CHINA – por isso te dizem que é chinesa.

  2. Yakisoba (焼きそば), também grafado yakissoba, é um prato de origem japonesa, muito popular na culinária chinesa, que significa literalmente macarrão sobá frito.

  3. Yakisoba é um prato de origem japonesa, muito popular na culinária chinesa, que significa literalmente macarrão sobá frito.
    O yakissoba chinês se mostra menos leve e mais gorduroso que o japonês, mas o conceito técnico do preparo nada difere com relação ao chinês. O que difere são alguns ingredientes mais pesados ou mais leves

  4. No Japão, o termo yakissoba (yaki = assar, grelhar, soba = macarrão), refere-se normalmente ao sauce yakisoba, isto é, um prato muito simples, feito de macarrão refogado com legumes e carnes, temperados com um molho específico (sauce), com sabor similar ao molho inglês, porém mais espesso. Apesar de sua origem chinesa, o yakissoba criou raízes no Japão e, atualmente, é tão popular, que aparece obrigatoriamente em festas populares de rua, nos supermercados ou lojas de conveniência, nos tradicionais obentô (refeições prontas), e é uma prática e saborosa opção de cardápio nos lares japoneses. O sauce yakisoba é tão apreciado no arquipélago, que é utilizado como acompanhamento de vários outros pratos, como o hiroshima-yaki (okonomiyaki ou pizza japonesa, típica de Hiroshima, recheada com yakissoba), yakisoba-pan (sanduíche de yakissoba), soba-meshi (arroz refogado com yakissoba), omu-soba (omelete recheada com yakissoba), etc. Além do sauce yakisoba, existem outras variedades de yakissoba no Japão, como o gomoku yakisoba, mais parecido com o yakissoba consumido no Brasil, que consiste em macarrão refogado no óleo, com ankake (cobertura) de legumes e carnes, refogados e temperados com um molho encorpado, à base de shoyu; e o kata-yakisoba (kata = duro), macarrão frito e crocante, com ankake.

    Aspectos históricos

    Sauce Yakisoba: macarrão, legumes e carne temperados com molho parecido com o molho inglês, só que mais espesso
    O macarrão da China apareceu pela primeira vez no Japão na Era Heian (sécs. VIII~XII), em formato que remete ao soumen (macarrão japonês, bem fino) atual. Por sua vez, o chuukamen (macarrão chinês), utilizado no yakissoba, foi primeiramente degustado pelo famoso daimiô e gourmet da Era Edo (sécs. 17~19), Mitsukuni Mito (1628~1701), quando o confucionista Shushunsui (1600~1682) apresentou-lhe o shiru-soba (macarrão com sopa, precursor do lámen). Mas, nessa época, o macarrão chinês ainda não era acessível ao povo em geral.

    Com a abertura dos portos, na Era Meiji (sécs. XIX~XX), começaram a surgir bairros chineses em cidades portuárias, como Yokohama e, conseqüentemente, restaurantes típicos, que passaram a servir o macarrão chinês, conhecido inicialmente como chuka-soba (chuka = chinês) ou shina-soba (shina = China), propagando-se, gradativamente, por todo o país. O termo soba é um resquício dessa antiga denominação e não deve ser confundido com o macarrão soba (feito de trigo sarraceno).

    O sauce yakisoba surgiu no Japão a partir da adaptação de um prato chinês chamado chao men, logo após o final da Segunda Guerra, como um alimento prático, barato e volumoso (misturava-se bastante repolho picado ao macarrão chinês, cozido no vapor e depois era temperado com um molho tipo inglês), capaz de satisfazer rapidamente a fome, numa época de racionamento alimentar. Antigamente, o yakissoba era temperado com shoyu na região de Kanto (Tóquio e arredores) e molho inglês na região de Kansai (Osaka e arredores). Depois, padronizou-se o sauce yakisoba no país inteiro.

  5. Os chineses criaram, os japoneses copiaram, modificaram e popularizaram pelo mundo.

    O yakisoba chinês é muito mais rico e saboroso.

  6. È popular nos dois paises. O que muda é o nome.
    No Japão é Yakisoba e na China é chop suei

  7. De origem chinesa, yakisoba significa macarrão frito em japonês. No Japão o yakisoba foi modificado e uma versão mais leve e menos oleosa foi criada.
    No Brasil, costumamos comer o yakisoba de origem chinesa, que entrou em moda nos anos 90 com a criação das redes de fast food de comida chinesa, e que continua até hoje fazendo sucesso entre os amantes da cozinha oriental.

Perguntas Relacionadas