Fica fácil entender por que Rui Barbosa disse: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.¨
Qual sua opinião a respeito ?
♫Lindo final de semana para todos !
Querido Eduardo,obrigada pela participação ! Porém ,modernidade não significa desrespeito,valores não éticos,violência e agressão moral,física e psicológica. Não se pode ignorar a grande influência dos meios de comunicação na divulgação das contravenções e a quebra de princípios como comportamento modelo.
É patente, em atuações de novelas e filmes, os maus receberem simpatia e os bons serem ridicularizados.
Dependerá dos líderes, oradores, conselheiros, escritores e agentes de posições similares, propagar os bons conceitos e incutir o repúdio à má conduta, bem como reconhecer com apreço os bons costumes.
A inversão de valores compromete o convívio social e deve ser combatida com rigor por meio de pessoas comprometidas com o desenvolvimento humano e o progresso social.
Continuarei estudando…! Obrigada.
Concordo em gênero, número e grau.
Pois quando vemos pela telinha, alguém achar grandes somas de dinheiro e devolver, o que parecia normal e corriqueiro, vem para as telas como se algo absurdo, então até hoje há inversão de valores, logo logo o rabo estará balançando o cachorro, a mortadela estará cortando a máquina, o que é uma pena, neste país realmente é vergonhoso ser honesto e não ter ética ou honra é que é normal.
continuamos tentando mudar…..
me ajuda aí……
Cara Vivi,
Vive-se um momento de mudanças de paradigma social e de relações, na sociedade da Informação o coletivo da-se de forma digital (internet) as idéias fruem em outra dimensão duma forma mundializada.
Aconselho leituras como as teorias de Zygmunt Bauman, onde propõe como tema, uma nova visão sobre a modernidade, voltada à fluidez das relações, no individualismo pregando o dinamismo, da “Modernidade líquida”, expressão síntese desta nova idéia dos seus estudos científicos dentro da Sociologia. Também vale ressaltar os estudos do antropologo Marc Augé sobre a amplitude e significado conceitual do “Não lugar” para uma melhor compreenção bem mais atual das mudanças em curso na sociedade presente.
Não tema, estude!
Grande Abraço
Eduardo
Se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade.
Sócrates
Um abraço
É verdade, a situação está invertida em quase tudo.
Essa frase de Rui Barbosa é um espetáculo. Há anos atrás eu estava tão insatisfeita com as coisas que via em meu ambiente de trabalho, com as injustiças, as sacanagens e com os puxa-sacos sempre sendo beneficiados em conluio com a chefia, e não podendo falar nada, tendo que aguentar quieta, acabei por colocar essas palavras de Rui Barbosa no mural para todos os funcionários verem, foi a forma que encontrei para desabafar.
O que penso é isso mesmo aí que ele disse, e da época de Rui Barbosa (1849-1923) até hoje (2011), a frase continua super atual.