Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Linha do tempo da crise do feudalismo (sec XIV até XVIII), alguém sabe?

Eu preciso de uma linha do tempo sobre a crise do feudalismo desde o século XIV até o século XVIII e um texto que explique tais tópicos. Quem puder me informar pelo menos os principais fatos organizados desde o seculo XIV até o XVIII, eu agradeço já.

Preciso disso urgentemente! Para amanhã!

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Para que se possa discutir a Crise do Feudalismo. é necessário que, primeiramente, se conceitue esse Modo de Produção, localizando-o no tempo e no espaço.
    Há um consenso entre os especialistas desse tema no que se refere à periodização. Há um primeiro momento, que se estende do século III ao X, que se pode considerar como o período de formação.Nos séculos XI,XII e XIII, assiste-se à consolidação do Modo de Produção Feudal. Já nos séculos XIV e XV assinalam o período da crise, seguido de uma progressiva desintegração, que indica a transição para um novo Modo de Produção, o Capitalista, que se consolidará nos séculos XVIII e XIX.
    Quanto ao espaço, isto é, os locais onde esse Modo de Produção Feudal se manifestou, restringe-se a análise apenas à Europa Ocidental. Isto não quer dizer que o feudalismo não tenha existido em outros locais e , sim, que, no momento, apenas essa área será destacada.
    Resumidamente, o Modo de Produção Feudal se caracterizou pelos seguintes elementos na linha de tempo:

    a) A produção se realizava, fundamentalmente, nos feudos, grandes propriedades cujos detentores eram os nobres e o alto clero. a exploração das terras era realizada através do trabalho servil.

    b) Nas relações de servidão, o trabalhador direto cultivava uma parcela de terra, cedida pelo seu senhor, e era obrigado a trabalhar nas reservas senhoriais( terras que o senhor reservava para si ).

    c) Para poder usufruir da terra cedida pelo senhor, o servo era obrigado a pagar impostos e taxas, que variavam de região para região. Para tanto, ele trabalhava uma parte do tempo para ele (para sua subsistência ) e uma outra para acumular os produtos com os quais pagaria os impostos e taxas. Além disso, ainda havia a corvéia, que era o trabalho nas terras senhoriais.

    d) O camponês estava submetido à servidão pelo fato de não possuir a propriedade da terra. Sua submissão era garantida através da coação militar e jurídica, além da ideológica, garantida pela Igreja , que divulgava um conjunto de valores que justificavam a exploração ( ” Deus quis que, entre os homens, uns fossem senhores e outros servos, de tal maneira que os senhores feudais estejam obrigados a venerar e amar a Deus, e que os servos estejam obrigados a amar e venerar o seu senhor…”- St. Laud de Angers ).

    e) Apesar do Feudalismo de basear na produção agrícola, isto não significa que a atividade comercial tenha sido interrompida de forma definitiva. O comércio regional de matérias-primas e produtos artesanais era significativo o que é um reflexo da divisão do trabalho que se operou no interior da sociedade feudal.

    Além do pequeno comércio regional, continuava chegando à Europa uma grande quantidade de produtos vindos do Oriente. Mercadores árabes e sírios visitavam as cidades periodicamente, podendo-se afirmar que jamais houve interrupção comercial do Ocidente com o Oriente.

    Em linhas gerais, essas foram as características do Modo de Produção Feudal. O que importa, no entanto, é a crise que , a partir dos séculos XIV/XV levou o Feudalismo à desintegração, abrindo espaço à transição para um novo Modo de Produção.

Perguntas Relacionadas