Eu preciso de uma linha do tempo sobre a crise do feudalismo desde o século XIV até o século XVIII e um texto que explique tais tópicos. Quem puder me informar pelo menos os principais fatos organizados desde o seculo XIV até o XVIII, eu agradeço já.
Preciso disso urgentemente! Para amanhã!
Para que se possa discutir a Crise do Feudalismo. é necessário que, primeiramente, se conceitue esse Modo de Produção, localizando-o no tempo e no espaço.
Há um consenso entre os especialistas desse tema no que se refere à periodização. Há um primeiro momento, que se estende do século III ao X, que se pode considerar como o período de formação.Nos séculos XI,XII e XIII, assiste-se à consolidação do Modo de Produção Feudal. Já nos séculos XIV e XV assinalam o período da crise, seguido de uma progressiva desintegração, que indica a transição para um novo Modo de Produção, o Capitalista, que se consolidará nos séculos XVIII e XIX.
Quanto ao espaço, isto é, os locais onde esse Modo de Produção Feudal se manifestou, restringe-se a análise apenas à Europa Ocidental. Isto não quer dizer que o feudalismo não tenha existido em outros locais e , sim, que, no momento, apenas essa área será destacada.
Resumidamente, o Modo de Produção Feudal se caracterizou pelos seguintes elementos na linha de tempo:
a) A produção se realizava, fundamentalmente, nos feudos, grandes propriedades cujos detentores eram os nobres e o alto clero. a exploração das terras era realizada através do trabalho servil.
b) Nas relações de servidão, o trabalhador direto cultivava uma parcela de terra, cedida pelo seu senhor, e era obrigado a trabalhar nas reservas senhoriais( terras que o senhor reservava para si ).
c) Para poder usufruir da terra cedida pelo senhor, o servo era obrigado a pagar impostos e taxas, que variavam de região para região. Para tanto, ele trabalhava uma parte do tempo para ele (para sua subsistência ) e uma outra para acumular os produtos com os quais pagaria os impostos e taxas. Além disso, ainda havia a corvéia, que era o trabalho nas terras senhoriais.
d) O camponês estava submetido à servidão pelo fato de não possuir a propriedade da terra. Sua submissão era garantida através da coação militar e jurídica, além da ideológica, garantida pela Igreja , que divulgava um conjunto de valores que justificavam a exploração ( ” Deus quis que, entre os homens, uns fossem senhores e outros servos, de tal maneira que os senhores feudais estejam obrigados a venerar e amar a Deus, e que os servos estejam obrigados a amar e venerar o seu senhor…”- St. Laud de Angers ).
e) Apesar do Feudalismo de basear na produção agrícola, isto não significa que a atividade comercial tenha sido interrompida de forma definitiva. O comércio regional de matérias-primas e produtos artesanais era significativo o que é um reflexo da divisão do trabalho que se operou no interior da sociedade feudal.
Além do pequeno comércio regional, continuava chegando à Europa uma grande quantidade de produtos vindos do Oriente. Mercadores árabes e sírios visitavam as cidades periodicamente, podendo-se afirmar que jamais houve interrupção comercial do Ocidente com o Oriente.
Em linhas gerais, essas foram as características do Modo de Produção Feudal. O que importa, no entanto, é a crise que , a partir dos séculos XIV/XV levou o Feudalismo à desintegração, abrindo espaço à transição para um novo Modo de Produção.
precisando de pontos boa sorte