Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Por que águas frias absorvem mais CO2 que águas quentes?

Estava estudando Ecologia e encontrei várias vezes citações de que as águas mais frias absorvem mais CO2 que as quentes, mas só não achei uma explicação pra isso. Quais as propriedades (físicas-químicas) da água fria pra absorver mais CO2?
Se alguém souber agradeço desde já!
Ventania – Obrigada pela resposta, mas ainda assim não respondeu o que eu realmente queria saber, ou seja, qual ou quais caracteristicas da água fria que influenciam em uma maior absorção de CO2 em relação à água quente.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. Olá.

    Os sedimentos são a maior reserva de carbono na Terra, nos continentes como nos oceanos, apresentando-se sobre a forma de carbonato de cálcio (CaCO3), principalmente. A segunda maior reserva é constituída pelo oceano profundo, onde o carbono apresenta-se sobre a forma de carbonato dissolvido (CO32-) e ions de hidrocarbonetos (HCO3-). Estima-se que um terço da dióxido de carbono, resultante da combustão das energias fósseis, encontra-se armazenado nos oceanos através de processos físicos e biológicos.

    Processos físicos

    O dióxido de carbono dissolve-se mais facilmente na água fria de que na água quente; ele dissolve-se, também, mais facilmente na água do mar de que na água pura, porque a água do mar (fria) contém, naturalmente, ions de carbonato.
    A reacção do dióxido de carbono com os ions de carbonato produz ions de hidrocarbonetos. Devido a esta reacção que o consome, o dióxido de carbono é pouco abundante na água do mar. Os níveis de CO2 na água do mar são, então, tão baixos que o dióxido de carbono atmosférico pode entrar nos oceanos (os químicos chamam este processo por Princípio de Le Chatelier).

    Se a água permanece à superfície e aquece quando viaja a volta do globo, o dióxido de carbono voltara rapidamente para a atmosfera. Mas se a água desce para as profundezas oceânicas, o carbono pode permanecer, aí, armazenado durante mais de 1000 anos, antes que a circulação oceânica o faça subir à superfície e, deste modo, de volta para a atmosfera. As águas frias descem para o fundo do oceano nas altas latitudes no Oceano Austral e nos Mares do Norte e do Labrador no Oceano Atlântico Norte. Estas zonas representam as principais regiões onde o dióxido de carbono é absorvido pelo oceano através dos processos físicos.

    Quanto ao processo biológico, pensa-se em absorção do dióxido de carbono pelo plâncton vegetal através da fotossíntese, e daí todo o processo do oxigênio acontece.

  2. A resposta é simples…a água fria tem um cinética mais lenta que a de água em estados-físicos superiores logo há maior probabilidade de retenção de Co2 pela já dita cinética elementar mais lenta e devido, também, ao arranjo moléculo-estrutural que cria bolsas de aprisionamento microscópicas.

  3. O intercâmbio de dióxido de carbono entre os oceanos e a atmosfera ocorre por meio de uma difusão entre as duas substâncias. Fatores como a temperatura, densidade da água e do CO2 combinadas à solubilidade do CO2 controlam a quantidade de gás que estará dissolvida.

    Em termos simples: Em temperaturas menores a água possui densidade menor e permite que o gás se dissolva mais facilmente. Por outro lado, o gás quando em temperaturas menores aumenta a sua densidade e também a sua solubilidade em água.

    Alguns dados importantes para compreensão mais técnica:

    A densidade* da água se altera com a variação de temperatura, ou seja, a 25º C a densidade da água é 1,003 g/cm³ se você baixar a temperatura para zero (Oº C) a densidade se altera para 0,999 g/cm³. Isto parece significar pouco, mais é bastante.
    A Solubilidade do CO2 a 25º C é igual 1.45 g/L se você baixar a temperatura a solubilidade aumenta, algo em torno de 1,6 g/L. e a densidade do gás também se altera de 0,770 g/L para 1,977 g/L., aumentando a quantidade de CO2 a ser dissolvido na água.

    ·- A densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume.

Perguntas Relacionadas